28/04/2016 15h18 - Atualizado em 29/04/2016 11h44

27ª Festa Pomerana agita Santa Maria de Jetibá

Foto: Prefeitura de Santa Maria de Jetibá
Produtos Tipicos, Santa Maria de Jetibá

Prepare seu traje típico para curtir música, gastronomia e cultura europeia na 27ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá, a partir de hoje. Os festejos vão até o dia 01 de maio e prometem agitar a cidade e esquentar o clima nas Montanhas Capixabas.

Em uma das cidades mais pomeranas do Brasil, onde alguns moradores ainda falam somente a língua do país de origem, a festa celebra a cultura e as tradições dos imigrantes. A programação contará com concursos de príncipes e princesas, de vovôs e vovós, danças folclóricas, shows, bailes, desfiles e muito mais, durante quatro dias de festa.

Nesta quinta-feira (28), às 20h, a animação está garantida com grupo de dança folclórica Hocklandtanz, que se apresenta na Praça Florência Augusto Berger.

A programação de sexta-feira (29) começa cedo com a Alvorada de Metais, às 8h, e encerra à meia-noite com show de Procópio e Banda. 

No sábado (30) a animação continua. Atrações culturais irão agitar a cidade durante o dia e, à noite, os grupos musicais prometem não deixar ninguém parado. Um dos momentos mais esperados é a encenação do casamento tradicional pomerano, com quebra de prato e vestimenta preta. A atração, que promete ser o auge da festa, acontece no sábado, às 14h.

No domingo (01) também haverá atividades durante todo o dia, começando às 9h, com desfile histórico na avenida principal da cidade, seguindo até a noite com diversos shows. O encerramento da 27ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá fica por conta da banda Amigos da Noite, que se apresenta às 21h, no palco principal.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

Cultura Pomerana

Os pomeranos eram o povo da região entre a Alemanha e a Polônia. Entretanto, a Pomerânia deixou de ser habitada por eles após a 2ª Guerra Mundial, sendo assim, a maior parte da região incorporada à Polônia e uma pequena parte à Alemanha.

Mas o processo de imigração dos pomeranos começou antes, no século XIX, principalmente para o Brasil, os Estados Unidos e a Austrália. Procurando sempre regiões de montanhas, que pareciam mais com o clima europeu, no Brasil a imigração aconteceu para o interior do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O casamento tradicional pomerano ainda acontece no Espírito Santo, em uma relação de continuidade com o passado. As proclamações no culto religioso ocorrem cerca de um mês antes da oficialização da união, período em que iniciam os preparativos para a festa: construção do forno e galpões. Tudo é feito coletivamente por amigos, vizinhos, e parentes.

 

O ritual do Quebra-Louça é um momento de barulho e agito. O quebrar das louças de porcelana significa espantar os maus olhares que possam prejudicar a vida matrimonial. Os noivos juntam os cacos em conjunto, simbolizando que as decisões na família serão tomadas por ambos.

Descubra Santa Maria de Jetibá

Uma das cidades mais pomeranas do Brasil, Santa Maria de Jetibá é um dos poucos lugares no mundo onde ainda se usa a língua pomerana. A comunidade do interior permanece, ainda hoje, com alguns dos costumes dos seus países de origem. A preservação da Cultura e da Língua dá ao visitante a impressão de estar ainda no início da colonização. Atualmente, o município é um dos núcleos mais populosos do povo pomerano no mundo.

Os principais pontos históricos de Santa Maria de Jetibá são a Igreja Luterana, inaugurada em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes, e o Museu da Imigração Pomerana, construído na década de 1930, que conta a história desse povo. Próximo ao centro está o Horto Municipal, área verde de 32 hectares, destinada à produção de mudas nativas, ornamentais e exóticas.

Outros atrativos da cidade são o Monumento do Imigrante Pomerano, que fica em frente à prefeitura do município, que consiste em um edifício em estilo enxaimel com janelas brancas e paredes azuis fazendo referência ao céu da antiga Pomerania.

Já para quem gosta de contato com a natureza, vale a visita à Pedra do Garrafão, ponto culminante da região, com 1.460 metros, circundado por mata atlântica. Cachoeiras também são opções de lazer e ecoturismo, como a Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor, esta com 30 metros de queda d’água.

Serviço:

27ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá

Data: 28/4 a 01/05

Local: Santa Maria de Jetibá

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela Rod. ES 080 e em seguida pela Rodovia ES 355, ao todo são 80 km. 

 

Programação 27ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá

 28/04 (Quinta-feira)

16h: Sessão Solene da Câmara Municipal.

20h: Eleição de Rainha e Princesas Pomeranas.

Local: Praça principal

 

29/04 (Sexta-feira)

08h: Alvorada de Metais, na Avenida Principal.

12h: Pommer Mekas, na Praça Principal.

14h: Apresentação do Grupo de Dança da 3° Idade Froelich Danz, na Praça principal.

15h: Baile de Concertina com Erineu Seidler, na Praça principal.

19h: Desfile dos Comércios, na Avenida principal.

20h30: Show com Banda Os Germanos*

22h: Show com Fabio Guerra*

0h: Procópio e Banda*

Local: Palco principal*

 

30/04 (Sábado)

6h: Alvorada Metais, na Avenida principal.

10h: Pommer Mekas, na Avenida principal.

14h: Encenação do Casamento Pomerano, na Praça principal.

15h: Baile de Concertina na Praça com Ponatinho.

17h: Rock da Tarde com K’tinga + Bloco do Cachorro Preto, na Praça de alimentação.

20h30: Show com Fritz Freunden*

22h: Show com Filipe Fantin*

0h: Show com Clebeerson e Banda*

Local: Palco principal*

 

01/05 (Domingo)

09h: Desfile Histórico, na Avenida principal.

12h: Apresentação dos Grupos de Dança Kinderland (Infantil) e Tanzerland (Juvenil), na Praça principal.

13h: Show com Evandro e Cia do Forró, no Palco principal.

14h: Bailão com Leia do Acordeom, na Praça principal.

15h: Show com Banda Froelich*

17h: Show com Thiago e Bheto*

19h: Show com Alemão do Forró*

21h: Show com Amigos da Noite*

Local: Palco principal*

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris (coordenadora)

Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard