21/07/2016 11h25 - Atualizado em 22/07/2016 15h31

36ª Festa do Colono anima Santa Maria de Jetibá

Foto: Tadeu Bionconi
Santa Maria de Jetibá

O inverno nas Montanhas Capixabas continua atraindo turistas com o clima frio e o charme da região. E para quem procura animação, boa gastronomia e muita história e cultura dos imigrantes, a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para curtir o final de semana é a 36° Festa do Colono, que acontece de 21 a 24 de julho, em Santa Maria de Jetibá.

A edição deste ano vem com o tema “Colono, a força do nosso município” para homenagear aqueles que construíram a identidade cultural de Santa Maria de Jetibá e fortaleceram a imagem da cidade na produção de hortifrutigranjeiros.

A 36° Festa do Colono terá uma série de opções de lazer e negócios para produtores rurais do município durante os três dias de festa. A comemorações se iniciam nesta quinta, com a sessão solene de homenagems na Câmara Municipal. Na sexta-feira (22), os colonos recebem homenagens, às 18h, seguidas da abertura da Exposição Agropecuária. À noite, seguem as apresentações musicais.

O segundo dia de festa, no sábado (23), será marcado por apresentações culturais e Baile de Concertina, Exposição Agropecuária, Rock da Tarde com K’tinga + Bloco do Cachorro Preto, na praça de alimentação. Os shows da noite começam às 18h com a Banda SambaADM, e em seguida se apresenta a Banda Km 27. Também haverá show nacional com a Banda Malta, às 22h. E o cantor Isaac Moreira encerra a noite

A programação de domingo (24) começa cedo com a 4ª Caminhada do Colono, às 8h, e às 10h com a exposição agropecuária. Durante o dia acontecem apresentações culturais, Baile da concertina e shows. O destaque da noite fica por conta da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo.

A Setur apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Conheça Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá é conhecida por reunir o maior número de descendentes de pomeranos no Brasil. A região foi colonizada principalmente por imigrantes europeus como suíços, luxemburguenses, alemães, holandeses e pomeranos. Apesar da diversidade de origem desses imigrantes, todos foram assimilados pela cultura pomerana, já que eles eram maioria.

- Museu da Imigração Italiana – Casa típica da antiga Pomerânia, com janelas e paredes que remetem às origens dos imigrantes do município. No interior é possível conhecer por meio de objetos e fotos a história da chegada dos imigrantes ao Estado do Espirito Santo. O museu pode ser visitado de terça-feira a domingo das 9h às 17h, exceto sábados e feriados onde a visitação é aberta das 11h às 17h. Informações: 27 3263-2727.

- Monumento ao Imigrante Pomerano - Santa Maria de Jetibá é conhecida com a cidade mais pomerana do Brasil. Aos 150 anos de imigração foi erguido na Praça do Imigrante Pomerano um monumento para eternizar a história do município.

- Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá – Em estilo azul, a Prefeitura remete à antiga Pomerânia, com estilo enxaimel. Uma das marcas da cidade é o estilo enxaimel, herdado dos primeiros imigrantes que se instalaram na cidade.

- Igreja Luterana – A Igreja Luterana construída em 1918 é um dos pontos históricos de Santa Maria de Jetibá.

- Horto Municipal – Área ambiental destinada à produção de mudas de espécies nativas e exóticas. O Horto também é utilizado como centro de educação ambiental e exploração de ecoturismo.

- Pedra do Garrafão – Com seus 1.460 metros de altura a Pedra do Garrafão está localizada a 38 km da sede do município, no distrito de São João do Garrafão. O clima agradável na região proporciona a prática de esportes radicais, sendo autorizada a escalada.

Serviço:

36ª Festa do Colono

Data: 21 a 24 de Julho.

Local: Santa Maria de Jetibá

Entrada Gratuita

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela Rod. ES 080 e em seguida pela Rodovia ES 355. Ao todo são 80 quilômetros.

Programação:

21/07 (quinta-feira)

15h – Sessão Solene com entrega de homenagens Câmara Municipal.

22/07 (sexta-feira)

18h – Homenagem ao Colono.

19h30 – Abertura da Exposição Agropecuária.

20h – André Mattos e Beto Calil Moda de Viola, no palco principal.

22h – Glauco, no palco principal.

0h – Fator X, no palco principal.

23/07 (sábado)

10h – Reabertura da Exposição Agropecuária.

13h – Baile de Concertina na Praça com Panatinho.

15h – Grupos de Dança, na praça.

16h – Rock da Tarde com K’tinga + Bloco do Cachorro Preto, na praça de alimentação.

18h – SambAdm, na praça de alimentação.

20h – Banda KM 27, no palco principal.

22h – Banda Malta, no palco principal.

0h – Isaac Moreira, no palco principal.

24/07 (domingo)

08h – 4° Caminhada do Colono.

10h – Reabertura da Exposição Agropecuária.

12h – Baile da Concertina com Erineu Seidler.

13h30 – Grupo de Danças, na praça.

15h – Os Serestinos, no palco principal.

17h – Eder de Oliveira, no palco principal.

19h – Maria Cecília e Rodolfo, no placo principal.

21h – Tradicionais do Fandangos, no palco principal.

Tatiana Negris (coordenadora)

Felipe Marçal