17/08/2016 17h44

Caminhada mostra belezas da Rota Imperial

Foto: Leo Drummond/Acervo Institucional Estrada Real
Rota Imperial, Domingos Martins

Que tal conhecer de perto os encantos da Rota Imperial no Espírito Santo? Uma ótima oportunidade para isso será a 3ª Caminhada da Rota Imperial, que vai acontecer no próximo domingo (21), entre os municípios de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.

O percurso tem 14,5 km. A saída será às 8h30 da Casa de Cultura, em Venda Nova do Imigrante, com chegada a Barcelos, em Domingos Martins. Em Barcelos há uma construção erguida na época, para descanso da tropa que fazia o percurso.

Neste ano, a caminhada tem um gosto ainda mais especial. O evento, que antes acontecia geralmente em maio, foi transferido para o mês de agosto, já que a Rota completa 200 anos.  

A inscrição pode ser feita até o dia do evento pelos telefones (28) 99908-6332 e (28) 3546-1425 e custa R$ 30, que dá direito a café da manhã, água, frutas, almoço e ônibus de volta para Venda Nova do Imigrante.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Rota Imperial

A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Atualmente, a Rota Imperial proporciona, além do contato com a história, 575 km de belas paisagens entre vales e montanhas e a cultura marcante dos imigrantes que colonizaram as terras. São 31 municípios, sendo 17 em Minas Gerais e 14 no Espírito Santo. Os municípios capixabas são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Movimento 21 Dias

Para você que busca uma vida saudável, a 3ª Caminhada na Rota Imperial pode ser um ótimo motivo para iniciar um novo estilo de vida. O Governo do Estado lançou o Programa Movimento 21 dias, que tem o objetivo de ajudar quem quer começar a mudar os hábitos de forma fácil e divertida. No site http://movimento21dias.com.br existem dicas de alimentação, atividades físicas e interação familiar para praticarem as mudanças juntos. Então reúna a família e desfrute dos mais de 14 km de belas paisagens entre a cidade de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.

 

Serviço:

3ª Caminhada Rota Imperial

Data: 21 de Agosto

Local de saída: Casa da Cultura de Venda Nova do Imigrante. Av. Elisabeth Perim, 123, Bairro São Pedro.

Local de chegada: Barcelos, Domingos Martins

Inscrições: Até a data do evento, pelos telefones (28) 99908-6332 e (28) 3546-1425, no valor de R$30.

Programação

7h – Café da manhã e sorteios

8h30 – Saída

13h – Previsão de chegada a Barcelos, ponto final da caminhada

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris (coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard