24/05/2016 15h32 - Atualizado em 24/05/2016 15h41

“Os Passos de Anchieta”: caminhada começa nesta quinta (26)

Foto: Weverson Rocio
"Passos de Anchieta"

O primeiro roteiro cristão das Américas, a caminhada “Os Passos de Anchieta”, chega a sua 19° edição, e é um dos mais importantes atrativos turísticos religiosos no Espírito Santo. A caminhada de 2016 acontece entre os dias 26 a 29 de maio, onde os andarilhos irão percorrer 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta.

A caminhada é feita em quatro dias. No primeiro dia (26), o grupo assiste uma missa às 7h, na Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, e em seguida partem rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando são percorridos em média 25 quilômetros.

O segundo dia (27) de caminhada se inicia às 7h30 na Barra do Jucu e segue para Setiba, em Guarapari, perfazendo 28 quilômetros. No terceiro dia (28) o trajeto segue entre Setiba e Meaípe, percorrendo 24 quilômetros, ainda em Guarapari; e no quarto e último dia (29), os andarilhos saem de Meaípe e vão até Anchieta, num percurso de 23 quilômetros, finalizando o evento na Igreja Matriz do município.

A expectativa é de que a 19ª do evento receba entre 3,5 a 4 mil participantes.  O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

Passeio turístico, histórico e cultural

“Os Passos de Anchieta” resgata o trajeto percorrido por São José de Anchieta nos últimos de vida. Uma grande caminhada anual congrega centenas de andarilhos que a iniciam sempre no dia de Corpus Christi para concluí-la no domingo. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que o inspiravam e mergulhar nas reflexões que a jornada oferece.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Quem foi São José de Anchieta?

São José de Anchieta nasceu em San Cristoban de Laguna, nas Ilhas Canarias, localidade pertencente a Portugal. Em 1553, foi encaminhado a missões em terras brasileiras e nomeado como segundo Governador Geral do Brasil.

Por ser Padre, na época, e ter um cargo alto na instituição, São José de Anchieta percorria diversos lugares na época, foi responsável pela criação da cidade de São Paulo e do município de Anchieta. Originalmente, “Os Passos de Anchieta” partia da cidade de São Paulo, antiga São Paulo do Piratininga, com fim da cidade de Olinda, em Pernambuco.

Completados 24 anos em terras brasileiras o ele é designado provincial, o mais alto cargo da Companhia de Jesus no Brasil. José de Anchieta tinha a função de administrar os colégios jesuítas e viajava para diversas cidades, que já existiam naquela época e depois de liberado de suas funções evangelizadoras, escolheu viver seus últimos anos de vida na Vila de Reritiba, atual Anchieta.

O Jesuíta era o responsável pelo Colégio São Tiago, na Vila de Nossa Senhora de Vitória, e por esse motivo fazia quinzenalmente o trajeto de Vitória até Anchieta. O Colégio administrado pelo Padre foi transformado em Palácio Anchieta e hoje é sede do Governo do Estado.

José de Anchieta morreu no ano de 1597 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II e posteriormente canonizado pelo Papa Francisco em 2014.

Atribuem-se ao santo feitos prodigiosos neste caminho, como abrir poços batendo com uma vara no solo, conversar com onças ou convocar as gaivotas para sombrear o sol abrasador nas andanças que fazia, vergado por uma tuberculose óssea que lhe deixava corcunda ainda na mocidade.

Primeiro mestre do Brasil, o beato foi também o precursor das artes cênicas brasileiras, doutrinando os nativos através dos autos teatrais, professor, autor de uma gramática tupi que visava facilitar o entendimento da língua dos índios e a transmissão da doutrina católica, e cientista que se aplicava em estudos da fisiologia dos animais.

Era conhecido como pai dos nativos. Estes São José de Anchieta considerava desassistidos, por viverem alheios ao cristianismo. Em suas vindas de Reritiba, que os historiadores relatam se realizarem em inacreditáveis dois dias, costumava pernoitar nas Vilas de Guarapari, Ponta da Fruta ou Vila Velha, na ermida da Penha (hoje Convento da Penha). Os registros históricos o relatam como um andarilho lépido que caminhava a frente dos robustos guerreiros que o acompanhavam. Por conta disso, recebeu o nome indígena de Abara-Bebe ou Carai-Bebe (santo voador ou homem-voador), devido à rapidez com que caminhava.

Serviço:

Ao turista que deseja percorrer o mesmo caminho que o beato, o percurso pode ser feito em qualquer época do ano. Para participar da 19ª edição da caminhada “Os Passos de Anchieta”, é preciso se inscrever, o valor é de R$ 60 por pessoa. As inscrições podem ser feitas online, em pontos de venda ou no primeiro dia do evento, na catedral de Vitória. Confira os locais e link para inscrições: http://www.abapa.org.br/interna.php?pg=inscricoes

19º Os Passos de Anchieta

Data: De quinta-feira (26) a domingo (29)

Programação:

Quinta-feira (26)