15/08/2016 17h08 - Atualizado em 15/08/2016 17h12

Tradição: 66° Encontro de Folia de Reis anima Muqui

Foto: Divulgação

A cidade de Muqui estará em festa neste fim de semana. A cidade se enche de cores, sons e fé para celebrar uma das suas marcas: o maior e o mais antigo encontro de Folia de Reis do Brasil.

O 66° Encontro Nacional de Folia de Reis será no sábado (20), com programação durante todo o dia, das 10 horas às 20 horas, no Jardim Municipal. O evento reunirá diversas atividades como cortejos, cantorias, encontro de mestres, apresentação de palhaços e bênção na Igreja de São João Batista.

Neste ano, participam 50 grupos folclóricos, vindos de vários municípios do Espírito Santo e, também, dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, para enaltecer a arte folclórica que decorre de séculos de existência.

O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, destaca a importância de valorizar eventos que promovam a cultura local. “Além de estimular a cultura do nosso estado e não se deixar perder, eventos como este procuram atender turistas que estão cada vez mais segmentados” explicou.

Sales complementa ainda que os turistas modernos buscam este tipo de manifestação cultural, que valoriza as tradições, elevando a autoestima da população local.

A relação da cidade de Muqui com o folclore é antiga. Desde 1950 a Folia de Reis toma as ruas do Sítio Histórico, antes como Torneio de Folia de Reis, e hoje como Encontro Nacional.

Descubra Muqui

Muqui está situada na Região Turística dos Vales e do Café, e permite aos visitantes a apreciação de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Espírito Santo. Estar em Muqui significa voltar ao passado com a arquitetura do século XX, que representa a indústria cafeeira, parte importante da história do Estado.

Sítio Histórico de Muqui – Maior sítio histórico do Espírito Santo, atualmente com 186 imóveis tombados.

Fazenda Santa Rita – Além de se hospedar no casarão de mais de 100 anos, os turistas podem desfrutar de passeios de charretes, trilhas, piscinas naturais.

Igreja de São João Batista - Rica em detalhes, tem na cúpula da capela-mor uma pintura do italiano Giuseppe Irlandini e altares confeccionados em mármore Carrara.

Serviço:

66° Encontro Nacional de Folia de Reis

Data: 20 de Agosto

Local: Jardim Municipal, Centro de Muqui

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela BR 101 até Itapemirim, depois pela BR 482 e, em seguida, pela BR 393. O percurso tem cerca de 180 km.

Programação:

10h – Abertura oficial do evento na Tenda Cultural no Jardim Municipal - Centro da cidade

13h – Cantoria das Folias de Reis na Tenda Cultural

14h – Reunião dos Mestres no Teatro Neném Paiva

15h – Cortejo das Folias de Reis nas ruas principais da cidade em direção à Igreja São João Batista

16h – Bênção das Folias de Reis na Igreja São João Batista

17h – Apresentação das Folias na região central da cidade

18h – Grande encontro das Folias de Reis na Tenda Cultural com apresentação dos Palhaços

19h – Entrega de troféu de participação na Tenda Cultural

20h – Encerramento com Show Musical na Tenda Cultural