04/04/2024 10h57

Recorde de cadastros no Cadastur demonstra ascensão do setor em 2024

O setor turístico do Espírito Santo está em alta, registrando o recorde de 3.425 cadastros regulares no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Este feito representa um crescimento notável em comparação com períodos anteriores, impulsionado pelo impacto das ações de sensibilização desenvolvidas pela Setur em parceria com municípios e entidades como o Sebrae, além do Desafio Cadastur e da Atualização do Mapa do Turismo.

No primeiro trimestre de 2024, o Estado viu um crescimento de quase 400 cadastros regulares. Esse aumento expressivo reflete o compromisso e o engajamento da Secretaria do Turismo (Setur) em garantir a qualidade e a regulamentação das atividades junto com os municípios e empreendimentos no Espírito Santo.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, expressou sua satisfação com os resultados alcançados e a perspectiva de crescimento contínuo do setor. "Estamos felizes com o novo recorde de cadastros no Cadastur, o que demonstra o empenho e o comprometimento dos prestadores de serviços turísticos do Espírito Santo. Esses números refletem o potencial do nosso estado em atrair visitantes e oferecer experiências incríveis", destacou.

As atividades com maior número de empresas regulares no Cadastur é a de Restaurantes, cafeterias, bares e similares, totalizando 735 cadastros, seguida das Agências de Turismo, com 714 cadastros, e dos Guias de Turismo, com 592 cadastros. Esses números demonstram a diversidade e o potencial do setor turístico capixaba, que continua a se expandir e se fortalecer.

Benefícios para os prestadores

Os prestadores de serviços turísticos que se cadastram no Cadastur têm acesso a uma série de benefícios que vão além da simples regulamentação. A empresa regularizada torna-se elegível para participar de cursos de qualificação, eventos e feiras promovidos pela Secretaria de Turismo (Setur) e pelo Ministério do Turismo. Além disso, ganha acesso a linhas de crédito específicas, pode concorrer em licitações e desfruta de maior credibilidade e visibilidade no mercado, garantindo aos clientes que está legalmente estabelecida e em plena operação.

O processo de cadastro é totalmente gratuito e pode ser realizado de forma rápida e prática por meio do site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar, seguindo as orientações da aba "sou prestador". O acesso à plataforma é feito através do Gov.br.

Após o preenchimento dos procedimentos necessários, o cadastro passa por análise, e uma vez aprovado, o prestador poderá emitir seu certificado com validade de dois anos. Após este prazo é preciso solicitar a renovação novamente. Para a atividade de Guia de Turismo o cadastro tem validade de cinco anos.

De acordo com a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para as atividades de Acampamentos Turísticos, Agências de Turismo, Meios de Hospedagem, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Transportadoras Turísticas e Guias de Turismo.

Desafio Cadastur

No dia 23 de janeiro, a Setur lançou o Desafio Cadastur, uma competição que irá premiar o município que alcançar a maior pontuação no crescimento de cadastros regulares, com o objetivo de promover o crescimento de cadastros regulares e incentivar as renovações de cadastro.

Diante dos resultados obtidos, o prazo do Desafio que inicialmente encerraria no próximo dia 23 de abril foi prorrogado até 23 de maio.

Saiba mais sobre o Desafio em: https://setur.es.gov.br/cadastur

Promoção

No site www.descubraoespiritosanto.es.gov.br o turista tem acesso a todos os estabelecimentos regulares no Cadastur, nas páginas dos municípios. A atualização é feita regularmente proporcionando ao turista encontrar as informações sobre os serviços.

Leonardo Sales