08/02/2022 16h08 - Atualizado em 08/02/2022 16h11

Secretaria de Turismo lança Programa Caminhos do Turismo

A Secretaria de Turismo (Setur) lançou, nesta terça-feira (08), o Programa Caminhos do Turismo, que tem como objetivo qualificar os acessos a diversos atrativos e regiões, especialmente àqueles que levam a locais para prática de turismo de aventura, natureza e agroturismo.

Os primeiros trechos a serem executados estão localizados nos municípios de Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Castelo, São José do Calçado e Itaguaçu.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destaca que a Setur foi estruturada com profissionais de engenharia e arquitetura para realizarem o projeto, assim como sinalização turística e apoio às prefeituras na elaboração de projetos. “Este programa visa a garantir o acesso a espaços já estruturados como atrativo como, por exemplo, a Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu, facilitando a visitação e qualificando o destino turístico, além de beneficiar os empreendedores locais e estimulando o desenvolvimento de novos negócios”, afirmou a secretária.

Estão previstas intervenções nos seguintes locais:

  • Alfredo Chaves: estrada de acesso à Rampa de Voo Livre no município de Alfredo Chaves, com extensão de 3,6 quilômetros. Esta é uma região bastante frequentada para prática de turismo de aventura, sendo uma das rampas mais famosas do Estado, onde ocorrem campeonatos de voo livre, tendo em suas proximidades boa oferta de hospedagem e alimentação. 
  • Baixo Guandu:estrada de acesso à Rampa do Monjolo, localizada no município de Baixo Guandu, com extensão de 8,5km. Trata-se de uma região bastante frequentada para prática de turismo de aventura, sendo uma rampa de referência internacional para voo livre, reconhecida como uma das melhores para a prática esportiva e competitiva.

  • Castelo:estrada de acesso Parque Forno Grande, localizado no município de Castelo, com extensão de 13,6 quilômetros. Trata-se de uma região turisticamente estratégica que tem o objetivo de ligar duas unidades de conservação (Pedra Azul e Forno Grande), criando um corredor de oportunidades de desenvolvimento de novos negócios.

  • São José do Calçado: estrada de acesso à Pedra do Pontão, localizada no município de São José do Calçado, com extensão de 7,8 quilômetros. A região é frequentada, principalmente, para a prática de turismo de aventura e atividades turísticas relacionadas a produção de cafés especiais.

  • Itaguaçu:estrada Cafundó, localizada no município de Itaguaçu, com extensão de 6,83 quilômetros. Trata-se de uma região com potencial para prática de agroturismo e turismo rural de pequenas propriedades, em especial, relacionadas à produção de cafés especiais e fruticultura.

     Confira o vídeo promocional do programa: https://www.youtube.com/watch?v=wFFXluo4q5o

    Informações à Imprensa:
    Assessoria de Imprensa da Setur
    Simone Diniz
    (27) 3636.8006 / 998051398
    imprensa@turismo.es.gov.br

     

     

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard