Competências

GERÊNCIA DE GESTÃO DO TURISMO (Gestur)

À Gerência de Gestão do Turismo compete promover ações que visem à avaliação e revisão do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Estado do Espírito Santo - 2025; promover, elaborar e coordenar no Estado as atividades do Programa de Regionalização do Turismo - PRT; promover ações que visem ao aprimoramento da gestão pública do turismo; articular e fomentar a integração dos arranjos produtivos locais na gestão do turismo;Promover e executar as ações previstas no Programa Qualifica ES Turismo; promover e articular campanhas de conscientização turística; promover e executar ações visando à Certificação de Qualidade do Turismo; outras atividades correlatas. 

GERÊNCIA DE ESTUDOS E NEGÓCIOS TURÍSTICOS (Gentur)

À Gerência de Estudos e Negócios Turísticos compete articular a elaboração de estudos e pesquisas sobre a oferta e demanda turística, definindo as características dos principais mercados emissores, regionais, nacionais e internacionais para o Estado; articular a elaboração de um Sistema de Informações Turísticas do Estado do Espírito Santo; articular, identificar e fomentar oportunidades de negócios turísticos visando à captação de investimentos para o setor; estimular a criação de incentivos fiscais junto a organismos dos governos federal, estadual e municipal, com vistas à captação de investimentos para o setor; coordenar e implementar uma política de captação de recursos junto a organismos nacionais e internacionais que assegurem e viabilizem a execução de projetos voltados para o desenvolvimento do turismo do Estado do Espírito Santo; articular ações visando à melhoria da infra-estrutura turística do Estado; planejar e apoiar a implantação da sinalização turística no Estado; promover e executar ações visando à Certificação de Qualidade do Turismo; coordenar, supervisionar, organizar e controlar as atividades da Unidade Executora Estadual do PRODETUR-UEE/ES, representando-a junto aos demais órgãos do Estado, entidades e instituições externas; outras atividades correlatas. 

GERÊNCIA DE MARKETING TURISTICO (Gemakt)

À Gerência de Marketing Turístico compete realizar ações de marketing para a promoção do destino Espírito Santo com o objetivo de consolidar as Rotas Turísticas em âmbito estadual, nacional e internacional; articular e participar de eventos e rodadas de negócios com o objetivo de inserir o Espírito Santo no mercado regional, nacional e internacional; promover as Regiões Turísticas, integrando municípios/regiões visando consolidar os produtos/roteiros nos mercados regional, nacional e internacional; incentivar a criação de roteiros turísticos para fim de promoção e comercialização do destino Espírito Santo; criar e desenvolver produtos macrorregionais; promover parcerias com entidades públicas e privadas para promoção das Rotas e Roteiros Turísticos do Estado; apoiar a captação de eventos para o Espírito Santo; elaborar e promover campanhas promocionais do destino Espírito Santo; elaborar e promover anualmente a divulgação do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Espírito Santo; outras atividades correlatas. 

GERÊNCIA TÉCNICA ADMINISTRATIVA (Getad)

À Gerência Técnica Administrativa compete o acompanhamento da execução das despesas da SETUR, sob os aspectos qualitativos e quantitativos; análise, triagem, instrução e saneamento de processos de execução de despesas para deliberação superior; a programação, organização e controle do abastecimento da Secretaria com os materiais que se fizerem necessários; a supervisão e monitoramento das atividades operacionais a cargo dos grupos de Atuação Instrumental e da Comissão Permanente de Licitação; outras atividades correlatas. Os setores financeiro, orçamentário e de recursos humanos fazem parte dessa gerência administrativa.

CONTURES

O Conselho Estadual de Turismo (Contures) é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 40 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.

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