18/09/2015 11h21 - Atualizado em 28/01/2016 08h47

10º Manguinhos Gourmet começa na nesta sexta-feira (18)

As delícias da gastronomia capixaba são destaque na 10ª edição do Manguinhos Gourmet, no balneário de Manguinhos, no município de Serra. O evento começa nesta sexta (18), às 18h e vai até domingo (20) e acontece também no próximo final de semana, de 25 a 27 de setembro. Os dez restaurantes participantes apresentam pratos elaborados especialmente para o evento, com menu degustação a R$15,00 cada.

Tendas serão colocadas nas ruas do balneário, em frente aos restaurantes participantes, para degustação dos pratos inscritos no Festival, que vão desde a comida de boteco até a culinária japonesa. Aqueles que desejarem, também podem provar a versão mais farta dos pratos, que serão servidos dentro dos estabelecimentos.

A programação contará também com uma exposição de arte durante todo o evento, uma cozinha-show com apresentação de criações gastronômicas por chefs convidados, além de um telão instalado na praça principal do balneário com sessões de cinema com temas relacionados à gastronomia. Aos sábados e domingos os visitantes poderão curtir o Trenzinho Interativo, que vai circular  gratuitamente pelos restaurantes participantes.

O objetivo do festival é desenvolver e valorizar a gastronomia e a cultura capixaba, além de contribuir para alavancar o potencial turístico do balneário de Manguinhos, do município e do Espírito Santo. O Manguinhos Gourmet é uma realização da Associação Comercial do Balneário de Manguinhos (ACBM), em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) e do Sebrae-ES.

10º Manguinhos Gourmet

Data: 18 a 20 e 25 a 27 de setembro

Local: Balneário de Manguinhos, Serra - ES

Horários: Roteiro Gastronômico, dias 19, 20, 26 e 27, das 12 às 17 horas

Entrada: gratuita

Menu degustação: R$ 15,00 cada

Confira abaixo o cardápio do 10º Manguinhos Gourmet:

Empório do Caranguejo

Prato: Provocação de Camarão. Camarões VM, guarnecidos com nhoque dourado especial de provolone (sem glúten), sobre leito de molho vermelho.

Maresia Bar e Restaurante

Prato: Mariscando Manguinhos. Arroz de mariscos servido com lula, lagosta, camarões, polvo e sururu. Acompanha farofa de camarões.

Restaurante Enseada de Manguinhos

Prato: Cordeiro Enseada. Pernil assado no azeite com ervas finas e regado ao molho Chef. Acompanha arroz de alho e vinagrete.

Espaço Enseada

Prato: Combinado Mineirão (comida de boteco). Costelinha de porco, filé de boi, linguiça de pernil, aipim e batata frita. Acompanha molho barbecue.

Pizzaria Casa do Mestre

Prato: Harumaki ao tartar de salmão. Tartar de salmão na cesta de harumaki, com crisps de couve e cream cheese aromatizado com limão siciliano.

Restaurante Managutti

Prato: Maná dos Deuses. Lascas de bacalhau com camarão, salteados em azeite e ervas, envolto por creme especial.

Espaço Maria Mariana

Prato: Paella de frutos do mar. Elaborada somente com frutos do mar: lula, polvo, mexilhão, camarão, isca de peixe e arroz.

Recanto de Manguinhos

Prato: Escondidinho de mix de batata com salmão. Escondidinho de mix de batata com salmão. Acompanha arroz branco e legumes cozidos.

Estação Primeira de Manguinhos

Prato: Catuá Charmoso. Filé de catuá assado, servido sob geleia de pimenta, acompanhado de arroz salsalho, purê de abóbora, farofa e banana da terra.

Restaurante Chico Bento

Prato: Camarão Três Anjos. Camarão levemente passado no alho e azeite, com queijo minas, gorgonzola e catupiry gratinados.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

Instagram: @descubraoespiritosanto