04/10/2011 07h21 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

120 alunos de escolas públicas participam do lançamento do Programa Viaja Espírito Santo Jovem

Cento e vinte alunos das escolas Maria Ortiz, em Vitória, Professor Geraldo Costa Alves e Benício Gonçalves, em Vila Velha, estiveram presentes à solenidade de lançamento do programa Viaja Espírito Santo Jovem, realizada nesta segunda-feira (03), às 10 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e da Educação (Sedu), em convênio com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-ES). Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande e os secretários Alexandre Passos, da Setur, e Klinger Marcos Barbosa Alves, da Sedu, fizeram uma entrega simbólica do material didático - composto de camiseta, boné, mochila, cartilha e bloco de anotações - a dois alunos participantes do Viaja Espírito Santo Jovem.

Nesta primeira etapa, que termina em novembro de 2011, o programa vai atuar em 13 escolas públicas estaduais, atingindo 1.000 alunos de ensino médio, que conhecerão quatro rotas turísticas: do Sol e da Moqueca, do Mar e das Montanhas, Caminhos do Imigrante e do Caparaó.

O secretário Alexandre Passos destacou a importância do programa para que estudantes das escolas públicas conheçam melhor o seu próprio Estado e possam valorizar os atrativos, a história e a cultura capixaba. "Nosso objetivo é fazer com que, ao conhecer de perto as potencialidades e a história dos municípios visitados, o aluno desenvolva um sentimento de valorização e conservação dos patrimônios sociais, culturais e ambientais das comunidades", explicou o secretário.

"Estamos oferecendo a oportunidade de muitos visitarem lugares onde nunca estiveram. Surpreendentemente, alguns estudantes de Vila Velha sequer conheciam o Convento da Penha. A gente só ama e valoriza o que conhece, e é isso que nós pretendemos fazer com esses alunos", complementou o secretário, que também anunciou o lançamento oficial da campanha promocional da Região Turística das Montanhas Capixabas.

Montanhas Capixabas

Logo em seguida, foi apresentado o vídeo institucional de nove minutos, que integra a campanha promocional das Montanhas Capixabas, contemplando as belezas e atrativos turísticos dos nove municípios que compõe a região.

A campanha promocional, elaborada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, conta com o apoio da Setur e visa a divulgação da região das Montanhas no cenário nacional.
Além do vídeo, a campanha inclui um Guia Turístico; Web site; e Show Case digital (hot site), versão para impressão e / ou download.

O presidente do Convention Bureau das Montanhas Capixabas, Valdeir Nunes, agradeceu o apoio do Governo do Estado e das prefeituras da região para a elaboração da campanha promocional. Ele também afirmou que o sucesso da campanha depende de uma ação conjunta e de investimentos, especialmente em infraestrutura para facilitar o acesso e a comunicação local.

Turismo pedagógico

O secretário da Educação Klinger Barbosa Alves, reforçou o caráter pedagógico do programa. "São 300 mil alunos na rede pública estadual. Este também é um projeto curricular. Estamos levando eles conhecimentos sobre o Espírito Santo, noções práticas de cidadania, valorização e preservação da paisagem capixaba."

Já o presidente da Abav-ES, Edson Ruy, falou sobre a importância do profissional do turismo em todo o país, lembrando que o programa pode despertar o jovem, incluisive, para uma possibilidade de atuar no setor.

Integração

O governador Renato Casagrande elogiou a iniciativa de ação integrada entre as secretarias de Turismo e de Educação no Programa Viaja Espírito Santo Jovem, que vai ao encontro à linha de atuação do Governo do Estado.

"Esse é um programa importantíssimo que, com certeza, vai se desdobrar e ganhar corpo daqui pra frente. Os alunos serão multiplicadores dessa experiência. Queremos que cada jovem participante do programa seja um construtor da nossa história e da nossa identidade capixaba", complementou.

Renato Casagrande também enfatizou que o Espírito Santo sempre foi muito tímido em se apresentar para o resto do país. O governo está investindo na inserção nacional. "E o turismo pode cumprir esse papel e servir como um importante instrumento da articulação nacional".

O governador também fez questão de destacar o importante papel das prefeituras em todas essas ações. "O programa Viaja Espírito Santo Jovem e a campanha promocional das montanhas só terão sucesso se houver preservação da natureza, dos atrativos e uma ocupação responsável dos municípios", alertou.

Primeiras visitas

Na semana passada, quinta (29) e sexta-feira (30), no horário de 7 às 17h30, o programa teve início com 160 alunos das escolas Professor Geraldo Costa Alves, em Boa Vista, e Benício Gonçalves, em Vale Encantado, ambas em Vila Velha. Cada grupo de 80 estudantes fez uma visita monitorada ao Convento da Penha, oficina na Associação das Paneleiras; Museu de Artes de Espírito Santo, Escadaria São Diogo, Palácio Anchieta, Catedral Metropolitana, Capela Santa Luzia, Igreja São Gonçalo, Teatro Carlos Gomes e Museu da Vale.

Confira abaixo as datas das próximas visitas:

- EEEFM Almirante Barroso -04/10/2011 -
- EEEM Maria Ortis - 06/10/2011.
- EEEFM Elza Lemos Andreata - 13/10/2011.
- EEEFM Aflordízio Carvalho - 14/10/2011.
- EEEFM Florentino Ávidos -18/10/2011.
- EEEFM Rômulo Castelo - 19/10/2011.
- EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta - 20/10/2011.
- EEEFM Clotildes Rato -21/10/2011.
- EEEFM Catharina Chequer - 25/10/2011.
- EEEM Major Alfredo Rabaioli - data a definir.
- EEEFM Jacaraípe - A definir.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano