22/08/2013 12h09 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

4ª Expedição Tropeira mistura aventura, cultura e muita história até domingo (25)

foto: Divulgação
A expedição sai de Ibatiba, com destino final em Castelo.


Segue até domingo (25), a 4ª edição da Expedição Tropeira, um evento que mistura aventura, cultura e muita história. A expedição sai de Ibatiba, com destino final em Castelo, percorrendo também as cidades de Muniz Freire e Conceição do Castelo, na Rota Imperial. O evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Nesta quinta-feira (22), a caminhada deixa a cidade de Ibatiba às 11h20, com destino a Muniz Freire. Na sexta-feira (23), a chegada da tropa será em Conceição do Castelo. Já no sábado (24), em Castelo, uma moda de viola anima os tropeiros. E no domingo (25), a expedição se encerra na cidade, com a realização da 23° Festa Italiana.

A expedição

A Expedição tem o objetivo de resgatar a história tropeira, utilizando-se de animais próprios, com destaque para os muares, como meio de transporte e de carga. Serão quatro dias de cavalgada, percorrendo os principais roteiros turísticos da Região do Caparaó e das Montanhas Capixabas.

Os participantes irão passar por diversas propriedades de agroturismo, onde poderão apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras e comidas típicas da região, além de reviver as rotas, acampamentos e pousadas, histórias e costumes.

A 4ª Expedição Tropeira é uma realização da Agrotures, com apoio da Setur, Incaper, Seag, Instituto Rota Imperial, Geturi, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Prefeituras de Castelo, Conceição do Castelo, Ibatiba e Muniz Freire.

Rota Imperial

A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Cora Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Atualmente, a Rota Imperial proporciona, além do contato com a história, 575 km de belas paisagens entre vales e montanhas e a cultura marcante dos imigrantes que colonizaram suas terras. São 31 municípios, sendo 17 em Minas Gerais e 14 no Espírito Santo. Os municípios capixabas são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Serviço:
4ª Expedição Tropeira
Até 25/08/2013
Ibatiba, Conceição do Castelo, Muniz Freire e Castelo
Informações: (28) 9886-4949

Programação:
Quinta-feira - 22
10 horas: Aulashow com o chef Ary Cardoso ( Comida tropeira)
11 horas: Almoço Tropeiro em Ibatiba - Museu Tropeiro
11h20: Início da Expedição com a benção da tropa
17 horas: Chegada do 1º dia: Piaçu / Muniz Freire

Sexta-feira - 23
07 horas: Início do 2º dia: Rancho Celso Oliveira - Roda de Sanfona - Conceição do Castelo

Sábado - 24
06 horas: Início do 3º dia: Conceição do Castelo
12 horas: Almoço Tropeiro
16 horas: Chegada do 3º dia: Casarão da Fazenda do Centro / Castelo
18 horas: Fogo de Chão - Moda de viola

Domingo - 25
06 horas: Início do 4º dia: Café à Moda do Tropeiro - Casarão da Fazenda do Centro / Castelo
11 horas: Chegada e confraternização - Atlanta - 23º Festa Italiana de Castelo

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard