16/09/2015 14h49 - Atualizado em 28/01/2016 08h47

48ª reunião do Conselho Estadual de Turismo destaca metas da Setur

Na segunda reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contures) de 2015 realizada na última terça-feira (15), no Auditório do Bandes, em Vitória, o presidente do Contures, o secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, destacou o comprometimento do Governo e a importância do turismo para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

"O atual momento econômico é delicado, e a secretaria de Turismo (Setur) usou esse período para de organizar a casa, desenvolver planejamentos e começar a botar em prática o que pretendemos realizar até 2018", explica Sales. Ainda de acordo com o presidente do Contures, o turismo é visto pelo Governo como um vetor de desenvolvimento, o que amplia o leque de oportunidades de parcerias e projetos para Setur.

Durante a reunião a Setur fez a apresentação do resultado do planejamento Estatégico nas suas três gerências (Estudos e Negócios Turísticos, Gestão do Turismo, e Marketing Turístico), que inclui a qualificação de profissionais e gestores públicos para o turismo, projetos de investimento em mercados de nicho, articulação com operadoras de turismo, projetos de atração de investimentos para o setor, além de também investimentos em ferramentas e mídias digitais.

Além disso, a Secretaria tem a meta de implantar o Observatório do Turismo, que será um banco de dados turísticos e pesquisas do Estado. A Implantação do Índice de Competitividade das Empresas Capixabas do setor de turismo também está nas metas da Setur. "O índice vai criar um padrão entre as empresas, que vai estimular os empreendedores a investirem e qualificarem seus negócios, de forma a desenvolver o setor no Estado", explica Sales.

A reinserção do Espírito Santo no mercado de cruzeiros marítimos (rotas nacionais), e a implantação de uma política de apoio a projetos por Edital Chamada Publica, também estão nas metas da atual gestão da Setur.

A subsecretária de Estado de Turismo, Simone Modolo, também falou sobre outro tema importante, a regionalização do turismo. "Em agosto fomos apresentados a nova política de categorização dos municípios, elaborada pelo Ministério do Turismo. Alguns critérios mudaram, portanto outro grande projeto da secretaria é adequar o Espírito Santo a esse novo modelo", esclarece.

Contures

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas. A reunião é aberta para os profissionais do setor, reunindo pessoas de diversas entidades.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308
Instagram: @descubraoespiritosanto