15/04/2013 14h32 - Atualizado em 27/01/2016 16h06

9ª Caminhada Caminho dos Tropeiros movimenta Ibatiba no próximo domingo (21)

foto: Prefeitura de Ibatiba
Os caminhantes refazem o trajeto dos antigos tropeiros.


A dica da Secretaria do Estado do Turismo (Setur) para o próximo domingo (21) é participar da 9ª edição da caminhada do circuito turístico Caminhos dos Tropeiros, em Ibatiba. O trajeto tem aproximadamente 12 quilômetros, um total de 7 horas de duração, com pausa para café da manhã e almoço, quando os participantes terão a oportunidade de saborear a típica ?culinária tropeira?, como broa de melado, biscoito de polvilho e o tradicional feijão tropeiro. Além disso, também estão previstas apresentações culturais de estudantes da região.

A saída está marcada para as 7 horas, do Museu dos Tropeiros, em direção ao Córrego Cambraia, passando por Santa Maria de Baixo, e com destino final na fazenda Vargem Alegre, de propriedade do tropeiro João Amorim de Freitas. O evento é realizado pela Associação Gestora do Turismo Rural de Ibatiba (Geturi) e conta com o apoio da Setur na divulgação.

O evento contará com a participação de tropeiros, carros de boi, contadores de causos, sanfoneiros, violeiros e outras apresentações culturais, como a tradicional mazurca. A programação conta ainda com café da manhã e almoço típicos, em fazendas históricas que fizeram parte da história do tropeirismo local. As últimas edições da caminhada reuniram cerca de 200 pessoas. Para esta edição, a Geturi espera receber cerca 350 pessoas de vários municípios.

A rota passa por estradas centenárias, por onde os tropeiros de outras épocas viajavam conduzindo animais (em especial mulas e cavalos) e atravessando mercadorias diversas que viriam a ser comercializadas em vilas e cidades. O valor da inscrição é de R$ 20,00, com direito a camisa, café da manhã, almoço e transporte de volta. Mais informações e inscrições no Museu dos Tropeiros: (28) 3543-0492, ou pelo email contatogeturi@gmail.com.

Ibatiba

O município de Ibatiba faz fronteira com Minas Gerais e está localizado entre serras e cordilheiras da Região do Caparaó. A cidade preserva as características interioranas, além de belezas naturais, clima de montanha, bela arquitetura rural e muita hospitalidade. É conhecida por atrair turistas em busca de esportes radicais e belezas naturais.

Ibatiba foi colonizada por tropeiros que comercializavam produtos na região do Caparaó. Por isso o tropeirismo assumiu grande influência e importância na história local. A culinária seduz os visitantes, principalmente pelo aroma que vem do fogão à lenha, onde são preparados pratos como o feijão tropeiro e a carne na lata.

O Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros é uma ótima opção para quem quer vivenciar a cultura do lugar. Nesses caminhos, pode-se passar por 11 propriedades rurais, que fazem o visitante voltar no tempo. A simplicidade, a hospitalidade e o jeitinho típico do interior são os principais ingredientes dessa aventura inesquecível.

Serviço:

9ª Caminhada Caminho dos Tropeiros
21/04/2013, a partir das 7 horas.
Local de partida: Museu do Tropeiro, em Ibatiba.
Inscrições: R$ 20
Informações: contatogeturi@gmail.com ou Museu dos Tropeiros: (28) 3543-0492.

Programação

7h - Concentração dos participantes e início da caminhada, no Museu do Tropeiro, centro de Ibatiba.
9h30 - Café da manhã na fazenda do tropeiro João Galo, com broa de melado, café e derivados do leite. Os participantes poderão conferir engenho de cana movido a bois e provar a garapa da roça.
11h30 - Almoço típico na fazenda Vargem Alegre, do tropeiro João Amorim de Freitas, ao som da sanfona e viola e de apresentações culturais. Lá, os participantes poderão conferir as vestimentas, costumes e conhecer os objetos usados pelos tropeiros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard