13/10/2021 19h07 - Atualizado em 13/10/2021 19h17

Atrativos turísticos do Espírito Santo são lançados para o mercado nacional na feira ABAV Expo & Collab

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou da 48ª ABAV Expo & Collab, maior evento de turismo da América Latina. O evento, realizado este ano de forma híbrida, aconteceu no Centro de Eventos do Ceará. No estande capixaba estiveram presentes empresários do setor, como receptivos, hoteleiros e prestadores de serviços, como também representantes de prefeituras. A equipe de marketing da Setur apresentou os atrativos capixabas.

A Abav Collab é a principal feira do setor, porque reúne o maior número de agentes de viagem de todo País. Esses profissionais são responsáveis pela elaboração dos pacotes de viagens comercializados nas agências. “Esta é uma importante vitrine para o Espírito Santo, que tradicionalmente está presente neste momento que oportuniza a promoção dos nossos atrativos e infraestrutura para receber os turistas”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

A secretária lembrou ainda que nesta edição, além de todas as belezas capixabas, a Setur lançou ao mercado nacional o destino Itaúnas, localizado no município de Conceição da Barra, assim como o Santuário Nacional São José de Anchieta que, em breve, será reaberto para visitação, após investimentos do Instituto Modus Vivendi em sua restauração e qualificação para atender os visitantes. “Depois de investimentos públicos e privados na qualificação destes destinos, levamos para ABAV estas novidades que foram muito bem recebidas pelo público do evento”, destacou Lenise Loureiro.

O presidente da ABAV/ES, Rodrigo Stange, apresentou o Espírito Santo na capacitação promovida durante o evento. “A ABAV Expo & Collab 2021 foi um evento histórico que marcou a retomada do turismo no Brasil. Mesmo com todos os protocolos sanitários, os mais de 12 mil inscritos tiveram, nos três dias, oportunidade única de negócios e networking. Realmente foi uma imersão em experiências, inclusive, no estande do Descubra o Espírito Santo, que promoveu os nossos destinos capixabas, como Itaúnas, de forma excepcional”, disse.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/ES), Gustavo Guimarães, a participação na feira, o principal evento do setor, marca a retomada das atividades após o período mais crítico da pandemia. “Para nós, comercialmente, foi muito importante para rever pessoas, fortalecer o networking com parceiros, operadoras, reafirmando os relacionamentos comerciais e demonstrando que o Espírito Santo está presente no mercado e de forma profissional”, pontuou.

“A Abav 2021 nos proporcionou oportunidade de novos negócios, contato com várias agências, aproximação com o mercado emissor e, sobretudo, grande divulgação de nosso destino”, frisou o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Anchieta, Caio Mozer.

A participação dos empresários do setor foi viabilizada por meio do Programa Missão Empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que custeou passagens aéreas e hospedagem para micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do turismo.

Novos produtos turísticos

Em decorrência de um trabalho integrado entre o poder público, com obras de  infraestrutura e o setor produtivo, a Setur apresentou para o mercado nacional a Vila de Itaúnas e o Santuário Nacional de São José de Anchieta localizado no município de Anchieta, já conhecido no mercado pelas suas praias e culinária, ainda mais fortalecido com o Santuário totalmente requalificado para receber os turistas.

No site www.descubraoespiritosanto.es.gov.br estão disponibilizadas informações sobre estes e outros destinos, além de um e-book sobre Itaúnas. Em breve será disponibilizado também um material especial sobre o Santuário.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz