05/07/2017 16h01 - Atualizado em 14/07/2017 14h56

Contagem regressiva para o 17º Festival Nacional de Forró de Itaúnas

Itaunas, Conceição da Barra

Julho chega e a expectativa na pequena e paradisíaca Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, aumenta. Neste mês, desde 2001, acontece o maior festival de forro pé de serra do Brasil, o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit). A 17ª edição ocorrerá de 15 a 22 de julho e, como sempre, promete agitar a vila.

Serão oito dias de forró para aproveitar com os pés na areia, sol dourando a pele, brisa do mar, culinária local e a beleza das dunas de Itaúnas. Além de desfrutar da natureza e da gastronomia da Vila, quem curtir o festival poderá dançar agarradinho ao som de artistas como Zeca Baleiro e a Banda Falamansa.

A abertura oficial será no sábado (15) com Trio Maracá, Nando Nogueira, Amelinha e Trio Fogumano. Nos dias 16, 17, 18 e 19 outros grupos se apresentam, além das classificatórias das bandas concorrentes ao festival.

Na quinta-feira (20), ocorrerá a primeira etapa da final do concurso e apresentações de Cosme Vieira, Benício Guimarães e Marrom. Na sexta-feira (21), o artista Zeca Baleiro agita o público com o “Forró do Safadinho” e haverá a segunda etapa da final em busca dos campeões 2017. No sábado (22), o 17° Festival de Forró de Itaúnas se despede com a final do concurso e show com a banda Falamansa e convidados.

Os vencedores do 17° Festival Nacional de Forró de Itaúnas recebem o direito de participar do CD e do DVD do festival de 2017. Os 1° e 2° lugares ganham carta-convite para participar do Forró Festival London 2018. A premiação em dinheiro contempla o 1° Lugar com R$ 4 mil, o 2° Lugar com R$ 3 mil e o 3° Lugar com R$ 2 mil.

O Melhor Intérprete, o Melhor Sanfoneiro, o Melhor Zambumbeiro, o Melhor Trianguista, a Melhor Letra, a Revelação Feminina e a Revelação Masculina levam para casa R$500,00 cada.

O Festival

O Fenfit acontece desde 2001, sempre em julho, e despontou como principal festival de forró pé de serra do país. O Festival de Itaúnas é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos talentos deste estilo musical.

O objetivo do Fenfit é estimular a produção musical, incentivando a criação, a inovação e a renovação dentro do movimento “Forró de Itaúnas”, que há quase 30 anos vem preservando e divulgando as raízes culturais locais e a música popular regional. Além da programação musical oferecida pelas atrações de renome, o Festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem em um dos mais importantes palcos do forró pé de serra no Brasil e no mundo.

Uma das marcas do festival é a duração do evento, não apenas no contar dos dias, mas também no desenrolar das horas. Quem escolher curtir os oito dias de forró tem que estar preparado para ver o nascer do sol e, claro, ao som de muito forró pé de serra.

A Setur apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Descubra a Vila de Itaúnas

Uns dos destinos mais exóticos do Espírito Santo, a Vila de Itaúnas é famosa por sua simplicidade, o ambiente rústico, belas dunas, praias bucólicas, povo hospitaleiro, boa gastronomia e, especialmente, pela tradição do forró pé de serra. Está localizada no município de Conceição da Barra, no Norte do estado, a 256 quilômetros da capital, Vitória.

Lá fica o Parque Estadual de Itaúnas, onde estão as dunas. O Parque apresenta ecossistemas de diferentes tipos, como mata atlântica, tabuleiro, praia, rio, manguezal, restinga e alagado, além de abrigar fauna variada. Além das dunas, os 25 quilômetros de praias de águas mornas encantam visitantes que aproveitam os dias nos quiosques. Uma dica é admirar o pôr do sol em cima das dunas, o visual é incrível.

Outro ponto famoso na localidade é a Praia de Riacho Doce. A 16 km da Vila de Itaúnas, a praia quase deserta é uma das mais belas do Brasil. Cheia de encantos, é interessante saber que um pequeno córrego de água doce de cor escura passa no local e deságua no mar, daí surgiu o seu nome. Riacho Doce é ideal para quem procura um lugar calmo para aproveitar o dia.

Como chegar: Saindo de Vitória siga pela BR 101, sentido norte. Após 3 a 4 horas de viagem, entre à direita na Rodovia ES 421, sentido Conceição da Barra. Em seguida, vire à esquerda na ES 010 e siga por cerca de 20 km de estrada de chão até chegar à Vila.

Serviço:

17° Festival Nacional Forró de Itaúnas

Data: 15 a 22 de julho de 2017

Local: Vila de Itaúnas, Conceição da Barra

Ingressos: http://www.ticketdigital.com.br/fenfit2017/

Mais informações: http://www.forrodeitaunas.com/index.php

Sábado (15 de julho)

Abertura Oficial

Trio Maracá

Nando Nogueira

Amelinha

Trio Fogumano