29/05/2024 16h51

Criação do Primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo marca novo capítulo para setor

O Espírito Santo deu um passo significativo no desenvolvimento do turismo, ao oficializar a criação do Distrito Turístico de Pindobas, situado na Rodovia Pedro Cola, no município de Venda Nova do Imigrante. O anúncio, realizado nessa terça-feira (28), ocorreu durante um evento da série "Turismo como Alavanca da Transformação Territorial", promovido pelo Sebrae/ES, com o apoio de diversas entidades, incluindo a Secretaria do Turismo (Setur) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A ocasião também marcou o lançamento da feira RuralturES, reforçando o compromisso com o turismo local.

Para o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, a apresentação desse novo distrito turístico é um marco para o setor. "Essa iniciativa é muito importante para o turismo, pois é uma atividade que gera ocupação, renda e melhora a arrecadação dos municípios, além de mostrar a beleza do nosso Espírito Santo para o Brasil. Aqui é a capital do agroturismo e a criação desse novo distrito turístico vai potencializar a oferta de novas experiências na região. Isso só está acontecendo por conta da união e esforços de todos", destacou Lemos.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, ressaltou a importância histórica e cultural de Pindobas. "Inspirado pela rica história da imigração italiana em Venda Nova do Imigrante, exploramos a área de Pindobas, que abriga a primeira igreja da região e o casarão da família Scabello, com 270 anos. Queremos resgatar essa história e transformá-la em um atrativo turístico", afirmou Rigo.

A criação do Distrito Turístico de Pindobas foi viabilizada pela lei sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, que instituiu a Política Estadual de Turismo. As obras já estão em andamento, com expectativa de conclusão a tempo para a RuralturES, em setembro. 

O projeto do complexo turístico de Pindobas é abrangente, incluindo espaços dedicados à experiência da saga do imigrante italiano, um galpão para empreendimentos criativos, área de eventos e um espaço gastronômico. A estratégia para o desenvolvimento do distrito envolve o fortalecimento da governança, estímulo a investimentos, melhoria da infraestrutura e desenvolvimento de produtos turísticos de experiência.

A RuralturES 2024, que será realizada na Fazenda Pindobas, espera atrair 20 mil visitantes entre os dias 05 e 08 de setembro, destacando-se como uma vitrine das novas experiências turísticas da região.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Leonardo Sales
(27) 3636-8009
imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard