Feriado: Aproveite os dias de folga nas praias do Espírito Santo
O feriado da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (14), prolonga o fim de semana. Que tal aproveitar a folga para apreciar as belezas do Espírito Santo? Prepare as malas e descubra os #amorS2es capixabas.
A dica da vez é curtir os 411 quilômetros de litoral. A costa capixaba conta com as Regiões Turísticas do Verde e das Águas, no Norte, a Metropolitana, na Grande Vitória, e a da Costa e da Imigração, representando o Litoral Sul.
No roteiro estão as cidades de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy. Confira as dicas que a Secretaria de Estado do Turismo preparou e aproveite o litoral capixaba!
Região Turística do Verde e das Águas:
- Conceição da Barra
Nossa viagem pelo Espírito Santo começa na Região Turística do Verde e das Águas, mais precisamente em Conceição da Barra. No litoral barrense é possível encontrar praias urbanas, agitadas ou semidesertas.
Nosso primeiro destino é a Praia do Riacho Doce, que faz divisa com o estado da Bahia e que já foi eleita como a segunda mais bela praia do Brasil, em 2008. Fica a 16 km da Vila de Itaúnas.
Seguindo viagem chegamos a Itaúnas e suas praias de mar aberto que fazem parte do Parque Estadual de Itaúnas. Quiosques atendem os banhistas que também procuram o local para a prática de esportes náuticos como o windsurf.
Muito visitado por turistas o ano todo, o Parque encanta os visitantes e moradores com suas dunas de areias esculpidas pela própria natureza. Além disso, o Parque tem áreas de alagados e rios, onde podem ser feitos passeios em trilhas, de bicicleta e caiaque. Além de curtir as belezas do Parque, é possível arrastar o pé com um forró, e estender o agito até mais tarde na Vila.
Agora chegamos a Praia da Barra, localizada no Centro da cidade, com águas mornas e pequenas piscinas formadas pela maré. Quiosques em meios aos coqueiros dão ainda mais charme ao local.
A Praia do Farol é outra opção, localizada próximo à foz do Rio Cricaré, possui areia fina e águas que mudam repentinamente de temperatura devido à proximidade com a água doce.
Como chegar: Conceição da Barra fica a 250 km de Vitória e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido norte, até chegar ao município. O percurso da capital até Conceição, dura cerca de 4 horas de carro.
- São Mateus
Hora de pegar a estrada rumo a São Mateus. No litoral mateense encontra-se a Ilha de Guriri, uns dos lugares mais frequentados na cidade durante o verão.
Na maré baixa é possível se banhar nas águas calmas do balneário e desfrutar do clima aconchegante do local. Em todos os horários do dia, é possível se deliciar com o melhor da gastronomia capixaba nos restaurantes locais.
A Praia de Barra Nova, na foz do Rio Mariricu, é outro lugar que vale a visita, um lugar equipado para receber turistas com pousadas e restaurantes. Nela é possível se banhar nas águas calmas e apreciar a beleza do local.
A próxima parada não deixa a desejar. Chegamos à praia de Urussuquara, no limite das cidades de São Mateus e Linhares. Suas águas azuis impressionam, além da tranquilidade e beleza da formação natural na foz do Rio Ipiranga. As condições marítimas são ideais para prática de esportes náuticos.
Como chegar: São Mateus fica a 215 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido norte, até chegar ao município. O percurso da capital até conceição, dura cerca de 3 horas de carro.
- Linhares
Além de curtir as praias de Linhares, é possível desbravar as incríveis lagoas do município. A Lagoa Juparanã é a maior lagoa em volume de água do Brasil, e a segunda em extensão, é ideal para esportes náuticos ou para curtir um dia tranquilo. Já a Lagoa Nova possui águas transparentes, ideal para pesca e passeios.
O município também possui praias que são de tirar o fôlego. Logo depois de Urussuquara, fica a Praia Barra Seca, primeira praia de nudismo do Espírito Santo, e uma das poucas do Brasil.
Seguindo viagem rumo ao sul, chegamos ao Balneário do Pontal do Ipiranga, que possui praias de águas mornas e preservadas. O local é famoso pelo agito durante o verão, quando recebe muitos turistas.
Do outro lado do Rio Doce, encontramos a Praia de Regência é outro lugar que vale a visita. O marco da Vila de Regência é a desova de tartarugas marinhas, a preservação ambiental e as águas agitadas da foz do Rio Doce, perfeitas para a prática do surf.
Como chegar: Linhares fica a 132 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido norte, até chegar ao município. O percurso da capital até Linhares, dura cerca de 2 horas de carro.
- Aracruz
Nossa viagem chega ao último município litorâneo da Região Turística do Verde e das Águas. Aracruz abriga praias incríveis, ideais para passeio em família, em casal ou até sozinho.
O passeio começa na Praia da Barra do Sahy, com areia grossa e formação rochosa, em formato de enseada e com exuberantes castanheiras. Com estrutura, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas durante o verão.
Agora estamos na Praia de Coqueiral. Com águas calmas, rasas, temperatura morna e límpida, é ideal para crianças e idosos. A vegetação predominante de coqueiros chama atenção dos visitantes.
Seguindo viagem, chegamos a Praia de Santa Cruz, de águas claras e formações rochosas, parques e reservas. Fica dentro da bucólica Vila de Santa cruz. É o local ideal para quem procura tranquilidade.
A próxima parada é a Praia Formosa, que se destaca, por suas areias amareladas e finas, águas rasas e tranquilas excelentes para banhistas e pescadores.
A Praia dos Padres é também uma das mais procuradas do verão, repleta de bons restaurantes, apresenta trechos de águas calmas e outros com mar mais forte, tornando-se boa para a prática de esportes aquáticos como o surf, além das áreas para a prática de esporte em terra.
O manguezal da região é o quinto maior da América do Sul, onde é possível observar a diversidade da fauna e das espécies oceânicas. Aracruz também possui as reservas ecológicas dos Rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. Uma ótima dica para os visitantes é o passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu.
Outro atrativo da cidade são as aldeias indígenas, que ainda mantêm características como a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. O município de Aracruz é o único do Espírito Santo que possui reserva indígena.
Como chegar: Aracruz fica a 85 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido Ibiraçu. Ao chegar a Ibiraçu, entre à direita e siga em frente. O percurso da capital até Aracruz dura cerca de 1h30 de carro. Outra opção é a Rodovia ES 10.
Região Turística Metropolitana:
- Serra
Os 23 quilômetros de praias do município de Serra são deslumbrantes. A começar pela Praia de Bicanga, com águas quentes. As amendoeiras dão sombra à praia, agradando ainda mais os visitantes.
Já a Praia de Jacaraípe é uma das mais visitadas do município. No verão, o local é berço de shows e campeonatos esportivos que animam a cidade.
Procurando por boa gastronomia? O lugar certo é a Praia de Manguinhos. A região conta com diversos restaurantes que servem o melhor da gastronomia capixaba, como a moqueca.
E aventura? Na Praia de Nova Almeida tem. As águas rasas e quentes fazem do local inesquecível em meio às grandes falésias. É ideal para o voo livre.
- Vitória
Em Vitória, o passeio começa pelas praias da capital do Espírito Santo. A Praia de Camburi é uma das mais frequentadas e admiradas da capital capixaba. A praia, localizada na área urbanizada da cidade, conta com quiosques, calçadão e uma extensão de seis quilômetros ideal para a prática de esportes náuticos. A Praia de Camburi é considerada uma das melhores do Brasil para Velejar.
O mar de águas frias e calmas da Praia da Curva da Jurema propicia aos visitantes a prática de esportes náuticos. No local, o querido do momento é o stand up. A praia conta com uma pequena faixa de areia e quiosques que servem o melhor da gastronomia capixaba.
As praias da Ilha do Boi têm águas tranquilas, ideais para momentos de lazer com a família.
A Praia das Castanheiras é outro lugar que vale visitar em Vitória. A praia conta com pequenas piscinas naturais formadas entre as pedras ideais para as crianças.
- Vila Velha
Os 32 quilômetros de praias da cidade canela verde são deslumbrantes. A começar pelo Balneário de Ponta da Fruta, na Região Sul do município.
A praia é sossegada, boa para crianças e idosos e para quem quiser se banhar nas águas rasas e caminhar nas longas faixas de areia.
Mais adiante, no sentido Vitória, está a Praia da Barra do Jucu, famosa pelo Congo e pelos atletas de surf e bodyboard da região. Devido à proximidade com a Foz do Rio Jucu, a praia tem ondas fortes.
Chegando à parte mais urbanizada de Vila Velha a primeira opção é a Praia de Itaparica, com quiosques e restaurantes, ideal para passar o dia. À noite os bares e as casas noturnas dão o agito à cidade.
A Praia de Itapoã é outro ponto forte de Vila Velha, com larga faixa de areia e ondas, o local é ideal para a prática de esportes, como o kitesurf. Por toda a orla, é possível curtir em passeios de bike.
Perto da Praia de Itapoã fica a Praia da Costa, uma das mais procuradas praias do litoral de Vila Velha. Nela é possível encontrar mar calmo e longa faixa de areia. O local conta com estrutura de bares e restaurantes.
As pessoas com deficiência têm seu banho garantido em Vila Velha. O Projeto Praia Legal, propicia um aconchegante banho de mar todos os dias, na Curva da sereia, na Praia da Costa, todos dos dias das 8 às 17h.
- Guarapari
O passeio pela Região Turística Metropolitana continua nas encantadoras praias de Guarapari. No litoral da cidade é possível encontrar desde águas cristalinas até areias com poder medicinal.
É o caso da Praia da Areia Preta, com areia escura e rica em monazita, localizada no Centro da cidade. Acredita-se que o alto teor de radioatividade da área pode aliviar sintomas de doenças como reumatismo e artrite.
Ainda no Centro de Guarapari é possível curtir a Praia das Castanheiras. Uma das praias mais movimentadas, que conta com recifes e castanheiras que dão charme ao local.
A Praia do Morro é outra que também se destaca. Localizada no perímetro urbano, a praia conta com calçadão, quadras esportivas e quiosques. Ideal para passear em qualquer hora do dia e usufruir dos bares e restaurantes.
Ainda em Guarapari, vale visitar a Praia de Setiba, com suas águas claras e calmas; a lendária Praia dos Namorados, com seus misticismos; e as badaladas Praias de Bacutia e Meaípe, na Enseada Azul, que parecem piscinas e são ideais para quem prefere aguas tranquilas para curtir o dia.
Outra opção na cidade é o Parque Estadual Paulo César Vinha. Criado com o intuito de preservar espécies de plantas e animais, o Parque conta com uma vegetação de Mata Atlântica litorânea, de restinga, praias, além de lagoas que podem ser visitadas por meio de trilhas e pela praia. Está localizado às margens da Rodovia do Sol, ligação de Vila Velha a Guarapari.
Região Turística da Costa e da Imigração:
- Anchieta
A religiosidade é um dos pontos fortes do município de Anchieta. A cidade abriga o Santuário Nacional de Anchieta, por onde passou o Santo José de Anchieta. A igreja é uma das mais antigas do Brasil, e foi construída no século XVI, um por índios catequizados. Na obra, empregaram-se pedras e blocos de recife presos com argamassa feita com óleo de baleia.
O litoral é outro atrativo forte do município. Anchieta possui 23 praias, entre elas Ubu, com águas calmas e claras e de areia fina e compacta e com arrecifes pela direita.
As praias de Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul formam o Balneário de Iriri, com mar calmo e águas cristalinas, ideal para passeio em família e prática de mergulho.
Outro destino é a Praia dos Castelhanos com uma larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. Quem visita Anchieta também pode conhecer a Praia de Parati com um visual rústico e aconchegante. A praia é ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso.
Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol), passando por Guarapari.
- Itapemirim
Itapemirim é famosa por suas belas praias e gastronomia de frutos do mar. As praias mais procuradas são as Praias de Itaoca, Itaipava e da Gamboa. Outra excelente opção de lazer é a Ilha dos Franceses.
A ilha serve de plano de fundo para os frequentadores das praias e fica localizada a 3 km da costa. O local possui uma paisagem encantadora e é ideal para o mergulho. As visitas à ilha são feitas em escunas nos fins de semana. O trajeto é seguro e possibilita o acesso para visitantes de todas as idades.
A Pedra do Frade e a Freira é uma formação rochosa que, devido a seu formato, se tornou um atrativo à parte. A pedra que pode ser vista da BR 101. O local é muito procurado por praticantes de ecoturismo e aventura.
Como chegar: Itapemirim fica a 122 km da capital, Vitória. O melhor acesso é via BR 101, seguindo pela ES 487.
- Marataízes
Marataízes conta com 25 quilômetros de litoral, com praias que encantam qualquer visitante. A Praia da Barra, com sua larga faixa de areia, propicia calma e é ideal para aquele futevôlei no final da tarde.
A Praia das Falésias é um diferencial de Marataízes, como o próprio nome já diz, a praia conta com falésias que deixam o lugar ainda mais encantador. As Praias da Cruz, Central, Siri, Areia Preta e tantas outras convidam o turista para um refrescante mergulho no mar.
Outra opção famosa em Marataízes é a Lagoa do Siri, que com suas águas calmas e sua estrutura de bares e quiosques atrai visitantes que movimentam o local em dias quentes.
Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol). Na rotatória pegar a BR 101 sentido Rio de Janeiro. Depois seguir pela ES 481.
- Presidente Kennedy
O município de Presidente Kennedy, último ao Sul do Estado, fazendo divisa com o Rio de Janeiro, também é forte no turismo de sol e praia. A Praia de Marobá encanta pelo seu clima aconchegante e bucólico. Castanheiras e falésias compõem o visual incrível deste destino.
A Praia das Neves é uma das mais procuradas e agrada pelo seu mar calmo e águas claras. O que combina com a paz da Igreja das Neves, construída no século XVII.
Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela ES 060 (Rod. Do Sol). Na rotatória pegar a BR 101 sentido Rio de Janeiro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora
Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Facebook: Turismo Espírito Santo
Twitter: @turismo_es
Instagram: @descubraoespiritosanto