18/09/2025 16h30 - Atualizado em 18/09/2025 20h34

Governo do Espírito Santo intensifica ações para fortalecimento do turismo no estado

Foto: Arquivo Pessoal

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem intensificado, desde o início deste ano, ações voltadas para o fortalecimento e crescimento do setor turístico capixaba.

Como parte dessas iniciativas, a Setur informa que, dos 78 municípios capixabas, 67 já foram visitados. Das 10 regiões turísticas do estado, nove receberam a equipe da secretaria. O objetivo das visitas é conhecer de perto as potencialidades locais e acompanhar os impactos das ações do Governo, como obras de infraestrutura, pavimentação, programas de capacitação e ações promocionais.

Até o momento, diversas localidades já foram visitadas pela equipe da Setur, entre elas: Pindobas, Região dos Mirantes, Rodovia do Frade, São Roque do Canaã, Itaguaçu, Itarana, Região do Rio Claro (em Iúna), São Mateus, Região Verde e das Águas, Jaguaré, Rota da Ferradura (Buenos Aires, em Guarapari), Itaúnas, Laranja da Terra, Sooretama, Pancas, Alto Rio Novo, Região Doce Pontões, São Domingos do Norte, Baixo Guandu, Rio Bananal, Rota da Fumaça (em Alegre), Linhares, Aracruz, Pedra Azul, Afonso Cláudio, Santa Teresa, Brejetuba, Balneário Dourado, Miririci, Região Doce Terra Morena, Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Região do Caparaó, Jerônimo Monteiro, Estrada da Gruta (em Cachoeiro de Itapemirim), Lagoa Guanandy, Píer dos Pescadores, Monte Agha, entre muitos outros locais que encantam moradores e turistas.

Valorização das identidades regionais

“Cada pedaço do Espírito Santo tem um lugar especial. Precisamos identificar o que há de melhor em cada região, seja no turismo, na agricultura, no lazer ou na gastronomia, para atrair ainda mais visitantes. Temos diversos atrativos, que vão das praias às montanhas, capazes de encantar casais, famílias e grupos de amigos que buscam destinos turísticos de qualidade”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.

Mais recentemente, a Setur esteve nos municípios de Ponto Belo, Montanha e Pedro Canário, no norte capixaba, para conferir de perto as intervenções, os atrativos turísticos e as peculiaridades locais.

Ponto Belo

Localizado na microrregião do Extremo Norte do Espírito Santo, o município de Ponto Belo recebeu a visita da Secretaria do Turismo. O nome do lugar já antecipa o que os visitantes encontrarão: muita natureza e paisagens encantadoras. Com clima de interior, a cidade tem na agricultura familiar sua principal atividade econômica, com destaque para a produção de café, mandioca, hortaliças e frutas.

Reconhecida como a Capital Estadual da Carne de Sol, Ponto Belo celebra sua cultura por meio de festas típicas, como o Festival da Morena, além de promover encontros culturais que preservam as tradições locais.

Para quem aprecia o contato com a natureza, o Balneário Dourado é parada obrigatória. Com águas tranquilas, é ideal para banhos de rio e momentos de lazer em família.

Montanha

Outro município visitado pela Setur foi Montanha, também no norte do Estado, conhecido como a Capital da Amizade. Apesar do relevo predominantemente plano, o nome da cidade faz referência a um córrego que nasce entre montanhas de granito que circundam a região.

Com cerca de 20 mil habitantes, a economia de Montanha é fortemente baseada na pecuária, contando com mais de 100 mil cabeças de gado. A carne de sol é um dos principais produtos locais, reconhecida em todo o Estado. Inclusive, a cidade entrou para a história ao preparar a maior porção de carne de sol já registrada: 250 quilos. O município busca agora oficializar esse feito no Livro dos Recordes.

Montanha também se destaca pelo turismo religioso, com o Santuário Imaculado Coração de Maria, e pela cultura, com o Teatro Municipal, que está em processo de reforma. Entre os atrativos naturais, está a Barragem Tutu Reuter, um dos cartões-postais da cidade.

Pedro Canário

Localizado a 265 quilômetros de Vitória, Pedro Canário também foi visitado pela Setur. A cidade, que hoje tem cerca de 26 mil habitantes, inicialmente era chamada de Morro Dantas. Em 1949, um comerciante baiano chamado Pedro Canário Ribeiro abriu uma pensão e um pequeno armazém de secos e molhados na região, tornando-se uma figura tão marcante que acabou nomeando o município oficialmente em 1980.

Com uma economia voltada para a agricultura familiar, Pedro Canário se destaca na produção de café, cana-de-açúcar e mamão. Banhado pelo rio Itaúnas, o município possui grande riqueza natural, incluindo diversas cachoeiras e a famosa Lagoa Augusto Ruschi.

Outro destaque é a Praia do Rio Mariricu, considerada um verdadeiro paraíso escondido, com águas calmas e cristalinas, ideal para banho e lazer.

A cultura local também é valorizada através do artesanato, com peças que representam a identidade do município. Tradições como o Forró da Tábua Lascada e o Festival de Quadrilhas movimentam a cidade e fortalecem os laços comunitários.

Compromisso com o desenvolvimento

“Desde fevereiro, à frente da Secretaria de Turismo, tenho intensificado o trabalho de conhecer os municípios de perto seus pontos fortes, os atrativos já consolidados e também as principais carências. Assim, conseguimos planejar as intervenções necessárias, especialmente na área de infraestrutura. O Governo do Estado, junto com a Setur, tem se organizado para atender essas regiões, priorizando aquelas que mais precisam. Tudo isso faz parte de um planejamento de médio e longo prazo. O turismo não se constrói da noite para o dia. Estamos fomentando e aprimorando esse setor diariamente, com o objetivo de transformar o Espírito Santo em um grande polo turístico, gerador de emprego e renda”, reforçou o secretário Victor Coelho.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard