16/03/2022 10h37 - Atualizado em 16/03/2022 14h25

Instituição de música e cultura inaugura sede no Centro de Vitória

Por intermédio do Governo do Estado, foi entregue, nesta terça-feira (15), o espaço doado pelo Centro do Comércio do Café de Vitória (CCCV) ao Instituto Todos os Cantos (ITC), com o objetivo de estimular um melhor uso dos prédios instalados no Centro de Vitória. A doação contribui para consolidar a proposta do Governo do Estado, por meio do projeto Cidade Administrativa, de levar atividades culturais e sociais para a região histórica da Capital.

O espaço doado está localizado no Edifício Michellini, em frente à Praça Costa Pereira, onde por muitos anos foi a sede do Centro do Comércio do Café de Vitória, e agora ganha um incremento cultural, por meio do Instituto Todos os Cantos, que desenvolve projetos culturais, a fim de gerar benefícios para a sociedade como um todo.

“Esta é mais uma entrega resultante do trabalho de diálogo com a sociedade, no sentido de mostrar que a revitalização do Centro se faz pela instalação de órgãos públicos e também com ações de ocupação de espaços pelo terceiro setor, voltado para ações sociais e culturais, como é o caso do Instituto Todos os Cantos”, pontuou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

O Instituto Todos os Cantos é um projeto social que realiza há mais de 10 anos um trabalho voltado para a comunidade, dando oportunidade para crianças, jovens e adultos de acesso à cultura, especialmente à música.

“Receber este imóvel é motivo de muita felicidade e gratidão. Durante a existência do ITC, sempre contamos com a colaboração das comunidades que cederam espaços em escolas, unidades de saúde, paróquias e que agradecemos muito. Mas assim como qualquer outro ensinamento, precisamos de rotina e continuidade, e, agora aqui neste espaço que recebemos hoje, poderemos seguir e expandir nossas ações, o que nos motiva ainda mais a continuar nossa missão”, enfatizou a mestra Alice Nascimento. Ela destacou que o ITC coordena o Algazarra Coral e a Orquestra de Mulheres do Estado.

O Centro do Comércio de Café de Café de Vitória é uma associação privada, formada por exportadores de café, que foi fundada em 1947. O espaço doado oficialmente nesta terça-feira (15) foi a segunda sede da instituição entre 1959 e 1987 e, na época de sua construção, foi um marco arquitetônico para a cidade.

“Ao ter aqui a sua sede própria, o Instituto Todos os Cantos vai se juntar a outras importantes organizações culturais que já passaram e se instalaram sem ônus neste mesmo imóvel, como a Ação Comunitária do Espírito Santo, a ACES, e a Companhia Ímpares de Dança. Ou seja, trata-se de um imóvel vocacionado para a cultura e o serviço social”, destacou o presidente do Centro do Comércio de Café de Café de Vitória, Márcio Cândido Ferreira.

Cidade Administrativa

O projeto de constituição do Centro Administrativo no Centro de Vitória está contemplado no Plano Estratégico do Governo do Estado. O objetivo é concentrar no Centro da Capital o núcleo administrativo estadual, beneficiando os cidadãos que buscam por serviços públicos e acabam percorrendo diferentes trajetos para realizá-los, além de fomentar a aproximação e a integração entre os órgãos, e contribuir para o processo de revitalização do Centro.

Já estão na região central da Capital as sedes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rede Abraço, Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi).

Ainda em 2022, a previsão é de que sejam instalados no Centro de Vitória Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), o Hub Criativo, da Secretaria da Cultura (Secult), e a Secretaria de Turismo (Setur) na Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha). Além disso, o Governo do Estado trabalha para que, em 2023, a Rádio Espírito Santo seja transferida para o Teatro do Centro Cultural Carmélia, junto à TVE-ES, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) se instale no Edifício Valia.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz