Prefeito de Gramado se surpreende com o agroturismo capixaba
“Não tenho dúvida de que a região das montanhas capixabas está no caminho certo. O agroturismo daqui já deu certo e possui uma variedade maior de produtos em relação a Gramado”. Foi com essa visão sobre o agroturismo capixaba que o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot, voltou para a sua cidade, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O prefeito da cidade gaúcha esteve no Espírito Santo, nos dias 22 e 23, para participar do V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas. Ele ficou surpreso com a qualidade dos produtos do agroturismo das montanhas, com o bom atendimento e com as histórias das famílias que vivem do setor no Estado.
Em sua palestra “Gramado: um case de sucesso!”, Tissot mostrou ao público fatos históricos que marcaram o início do turismo do município, e apresentou um pouco de como sua cidade está posicionada no cenário nacional. Segundo ele, ações públicas aliadas a projetos do setor privado colocaram Gramado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Hoje, o setor turístico representa mais de 90% da economia do município.
Também participaram do seminário os empresários Cláudio Portal de Souza, presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), e Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi & Zorzanello.
Os empresários também voltaram encantados para o Rio Grande do Sul com o que conheceram das montanhas capixabas. “Eu estive na região de montanhas em 2018, e voltando agora notei um avanço em vários aspectos, como na qualificação e na receptividade dos locais que visitamos. Mas, para avançar ainda mais, devemos preparar o futuro do turismo com políticas de Estado, e não como estratégia de governo”, enfatizou Cláudio Portal de Souza.
O empresário participou do painel “A preparação do destino por meio da qualificação dos serviços turísticos”, ao lado do diretor-presidente do Convention das Montanhas, Valdeir Nunes.
Já Eduardo Zorzanelo falou sobre “Eventos como estratégia para geração de fluxo turístico”, junto com o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles. Entre os eventos realizados pela empresa de Zorzanello, se destacam o Connection, o Chocofest e o Festuris, considerado um dos maiores eventos do setor da América Latina.
“A Rossi & Zorzanello tem 35 anos e foi a primeira empresa da Serra Gaúcha a profissionalizar o turismo de eventos e o turismo de negócios, e hoje somos referência. A grande resposta do sucesso vem do planejamento, da gestão e da parceria entre os poderes públicos e a nossa empresa. Sempre buscamos estar envolvidos na comunidade e no mundo associativo, trazendo ideias novas”, relatou.
O empresário também aproveitou para divulgar a 35ª edição do Festuris, que será realizado de 9 a 12 de novembro, em Gramado, além de estreitar laços com os parceiros da região. O Estado do Espírito Santo é um dos expositores evento de negócios turísticos, ocupando um estande de 36 metros quadrados.
O secretário Weverson Meireles, que dividiu o painel com Zorzanello, reforçou que o Governo do Estado tem se empenhado em apoiar o setor. “O governador Renato Casagrande é um entusiasta do desenvolvimento regional sustentável, e para debatermos esse assunto, precisamos do turismo. Todo esse crescimento transversal é fruto de investimentos em infraestrutura, segurança, saneamento, educação, entre outros setores importantes para o crescimento do turismo capixaba”, afirmou.
Weverson lembrou que é necessário qualificar cada vez mais o setor para que se tenha um desenvolvimento no turismo sustentável. “Temos que qualificar quem atende o turista e também os empreendedores, que precisam estar capacitados para entenderem a magnitude das entregas que nós precisamos fazer. A iniciativa privada, o trade turístico e o poder público precisam estar unidos e trabalhar juntos. O sucesso de Gramado passa por todos os entes trabalhando unidos”, destacou.
PROGRAMAÇÃO - Ainda durante o Seminário, o coronel Scharlyston Paiva, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), apresentou o Projeto Hotel Seguro, com o tema: “Uma nova cultura de prevenção”. O militar enfatizou a importância de os proprietários de meios de hospedagens e demais estabelecimentos turísticos de se integrarem ao projeto, que visa à prevenção de incidentes como incêndios.
“A gastronomia como indutor turístico” foi o tema do painel que teve a participação do jornalista Itamar Gurgel, do chef Renato Dias Santos e do diretor do Senac de Venda Nova do Imigrante, Walber dos Santos Almeida, que mediou a conversa. Gurgel contou sua ligação com Gramado, quando iniciou o projeto “Moqueca Capixaba pelo Brasil”.
Há mais de 30 anos, ele foi o responsável por divulgar o Espírito Santo na Serra Gaúcha, por meio da gastronomia. Agora, ele aposta na nova geração. “É importante que as novas gerações absorvam todo esse conhecimento para garantir o futuro do turismo”, afirmou. O chef Renato complementou a importância do segmento. “O turismo gastronômico é fomentador das produções locais, que também acabam se tornando atrações”, afirmou.
O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Pedro Rigo, comandou o painel “Estratégias para comercialização de produto turístico”. Ele foi o mediador de um bate-papo entre quatro empreendedores de sucesso da região, apoiados pelo Sebrae. “O turismo de experiência depende de uma agenda que encante o turista”, garantiu.
O seminário foi realizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com apoio da Secretaria de Turismo do Espírito Santo, por meio do Edital de Eventos 2023, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), Sebrae e prefeituras de Domingos Martins e de Venda Nova do Imigrante. A produção foi da empresa Nova Comunicação. Também foram parceiros do evento o Restaurante Fritz Frida, Fazenda Camocim Orgânicos, Ronchi Beer, Café Altoé da Montanha, Apiário Florin e Agrocoop.
Exposição
Durante o Seminário, oito empreendedores do agroturismo da região tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos aos participantes do evento. Foram eles: Café Vale do Huber, Sítio Lorenção, Coopram, Cappuccino Day, Café Busato Grãos, Tem Café, Suspiro Tudo de Gourmet e Família Venturim, com os biscoitos Josefina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tatiana Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888
imprensa@turismo.es.gov.br