03/12/2021 13h06 - Atualizado em 03/12/2021 18h15

Pregão para concessão dos espaços comerciais do Saldanha da Gama está chegando

O pregão eletrônico para concessão dos espaços de restaurante e cervejaria no Saldanha da Gama: Casa do Turismo Capixaba, em Vitória, será realizado na próxima quarta-feira (08), às 14h. As propostas dos interessados podem ser submetidas até as 13h59 do mesmo dia. Para concorrer, é primordial que estejam inscritos no Cadastro de Fornecedores do Governo do Estado, o que pode ser feito pelo link https://compras.es.gov.br/cadastro-de-fornecedores. É importante que, aqueles que não estejam ainda inscritos neste cadastro, o façam com antecedência para que haja o processamento do cadastramento.

Essa é uma das etapas de uso do prédio histórico, localizado no Centro da Capital, um dos primeiros passos para que o prédio se torne um local de vivência, cultura e lazer para moradores e turistas. O edital de licitação é referente a dois espaços comerciais, sendo um restaurante e uma cervejaria, e pode ser consultado neste link https://bit.ly/3DPAs0r. Para a cervejaria, a exigência principal é a comercialização exclusiva de cervejas artesanais capixabas, possibilitando outras bebidas em caráter complementar. Já o restaurante deverá ter em seu cardápio regular, majoritariamente, a oferta de pratos da culinária típica capixaba e opções de pratos executivos e à la carte.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, enfatiza que o diálogo foi fundamental para o lançamento da concorrência. “O edital foi construído também ouvindo os empreendedores locais, para que pudessem contribuir e terem a possibilidade de concorrer no certame. Dessa forma, a versão final foi aprimorada, para que o processo seja transparente e participativo, resultando em uma Casa do Turismo Capixaba que a nossa população e turistas merecem”, disse.

O lance mínimo para cervejaria é de R$ 1.650,00 e para o restaurante R$ 2.500,00. O espaço destinado ao restaurante está localizado no primeiro andar e conta com área de 136,61 metros quadrados, além de área externa elevada de 150 metros quadrados para mesas. Já o espaço que será concedido para cervejaria está localizado no térreo, com área construída de 68,96 metros quadrados e 150 metros quadrados de área externa.

Os dois estabelecimentos deverão manter atendimento em fins de semana, datas festivas e feriados (municipais, estaduais e nacionais), nos períodos diurno e noturno, no mínimo, entre 16h e 21h, e nas quintas e sextas-feiras, em período noturno até, no mínimo, 21 horas.

Nos espaços, serão permitidas apresentações culturais e musicais fora do horário comercial de funcionamento do órgão público instalado no prédio. Os vencedores do pregão terão que disponibilizar aos clientes conexão à internet gratuita, manter cardápio bilíngue e material informativo aos clientes da origem e da história dos produtos e pratos típicos da culinária capixaba comercializados em seus estabelecimentos.

Obras estruturais

Os espaços comerciais serão concedidos nas condições em que se encontram. As adequações da área construída em concessão são necessárias à abertura dos estabelecimentos (revestimento, iluminação, rede elétrica, hidráulica, rede lógica, sistema de ar-condicionado, sistema de combate a incêndio, entre outras, que deverão ser executadas às custas do concessionário, em um prazo de até 120 dias, contados a partir da publicação do contrato no Diário Oficial do Estado.

O valor mensal pelo uso do espaço só será cobrado após início das atividades comerciais. As áreas de carga e descarga, bem como o estacionamento da Casa do Turismo Capixaba, poderão ser utilizadas pelos empresários e seus clientes.

Texto: Lívia Francez

Assessoria de Imprensa da Setur