07/06/2024 10h05 - Atualizado em 10/06/2024 09h14

Programa de Qualificação da Setur vai capacitar Guias de Turismo em idiomas

A Secretaria do Turismo (Setur) anuncia o lançamento do Programa de Qualificação para o Turismo, com foco especial no Eixo Idiomas. Esse programa visa capacitar os Guias de Turismo da Categoria Regional, com um total de 160 vagas distribuídas em oito turmas para os cursos de Inglês e Espanhol Instrumental.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de junho, devendo ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/UgRjjuuS1qZ1GsCL6. Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), garantindo certificação aos participantes.

Os cursos terão uma carga horária de 48 horas e serão ofertados em quatro municípios: Piúma, Serra, Vila Velha e Vitória. Os horários das aulas serão das 18h às 22h, em locais como Ifes de Piúma e diversas unidades do Senac. As datas exatas das aulas serão definidas em breve.

Público-alvo e requisitos de Inscrição

A formação é destinada aos Guias de Turismo da Categoria Regional com cadastro regular no CADASTUR, sistema de cadastro do Ministério do Turismo (MTur), que garante a validade do registro profissional por cinco anos. Os interessados devem atuar no Espírito Santo, ter no mínimo 16 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental incompleto. Caso uma turma não complete as 20 vagas com Guias da Categoria Regional, serão aceitas inscrições de Guias de Categoria Excursão Nacional.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância desta iniciativa para o desenvolvimento do setor turístico no Espírito Santo.

"A capacitação contínua dos nossos guias de turismo é fundamental para garantir um atendimento de qualidade aos turistas que visitam nosso Estado. Com o domínio de idiomas, como inglês e espanhol, nossos profissionais estarão ainda mais preparados para atender um público diversificado e internacional, promovendo, assim, o crescimento sustentável do turismo local", afirmou Lemos.

Vale reforçar que este programa é uma oportunidade ímpar para os Guias de Turismo aprimorarem suas habilidades e contribuírem para a excelência dos serviços turísticos no Espírito Santo.

Confira a programação dos cursos:

Curso de Inglês Instrumental

Piúma

Local: Ifes de Piúma

Endereço: Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 - Praia Doce.

Data: 01 a 18 de julho

Serra

Local: Senac Serra

Endereço: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 2881 - Portal de Jacaraípe.

Data: 22 de julho a 08 de agosto

Vila Velha

Local: Senac Vila Velha

Endereço: Rua Jaguaribe, 91 - Divino Espírito Santo.

Data: 12 a 29 de agosto

Vitória

Local: Senac Vitória

Endereço: Av Mal. Mascarenhas de Moraes, n° 2077, Bento Ferreira.

Data: 19 de agosto a 05 de setembro

Curso Espanhol Instrumental

Piúma

Local: Ifes de Piúma

Endereço: Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 - Praia Doce.

Data: 05 a 22 de agosto

Serra

Local: Senac Serra

Endereço: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 2881 - Portal de Jacaraípe.

Data: 19 de agosto a 05 de setembro

Vila Velha

Local: Senac Vila Velha

Endereço: Rua Jaguaribe, 91 - Divino Espírito Santo.

Data: 22 de julho a 08 de agosto

Vitória

Local: Senac Vitória

Endereço: Av Mal. Mascarenhas de Moraes, n° 2077, Bento Ferreira.

Data: 01 a 18 de julho

Leonardo Sales