25/04/2023 12h24

Regionalização do turismo é tema central de reuniões em Colatina e São Mateus

Nos últimos dias 19 e 20 de abril, as cidades de Colatina e São Mateus receberam os municípios de suas respectivas regiões turísticas para debater a regionalização das ações e conhecer os programas de fomento ao turismo desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

Em Colatina, a reunião recebeu o nome de I Encontro de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Região Noroeste, e aconteceu no último dia 19, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do município, sendo organizada pela Prefeitura de Colatina.

A reunião contou com a participação de representantes dos municípios de Águia Branca, Colatina, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte, os oito membros da Região Turística Doce Pontões Capixaba.

Também teve a presença de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

No dia 20 de abril, a reunião da Região Turística Do Verde e das Águas foi sediada na Prefeitura de São Mateus, e contou com a participação dos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Linhares, São Mateus, Rio Bananal e Jaguaré, além da participação do Sebrae e Bandes.

O secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, ressaltou a importância destas reuniões regionais. “São nestes momentos que podemos apresentar as políticas públicas de turismo do Governo do Estado, incentivando os municípios a organizarem as gestões municipais, entenderem as premissas do programa de regionalização do turismo e participarem dos projetos que a Setur desenvolve”, pontuou.

Na ocasião, o secretário fez uma apresentação das ações da Setur, além de destacar o Edital de Eventos, publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira (24), e o Edital de Fomento, que será lançado em breve.

Colatina

Na reunião em Colatina, os representantes dos municípios apresentaram os atrativos e as potencialidades turísticas de suas regiões, as formas de geração de emprego e renda no setor e as alternativas para o desenvolvimento econômico sustentável das cidades. Além disso, cada representante municipal apresentou o Calendário de Eventos de seus respectivos municípios.

O secretário Weverson Meireles e o gerente de Gestão do Turismo, Murilo Vago, apresentaram aos participantes todos os programas que a Secretaria do Turismo vem desenvolvendo no Estado, como a capacitação de agentes locais, os editais, as feiras de negócios, os incentivos aos eventos regionais e os recortes territoriais do Mapa do Turismo Capixaba.

Em um outro momento da reunião, o gerente de negócios do Bandes, Jonyeverton Reis, apresentou as linhas de crédito para impulsionar as iniciativas das prefeituras e entidades da região noroeste do Estado.

São Mateus

Na reunião realizada em São Mateus, município do norte capixaba, o secretário Weverson Meireles detalhou as ações e os projetos que a Setur vem implementando e que deverão nortear o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do setor turístico no Espírito Santo, ao longo da atual gestão do governador do Estado, Renato Casagrande.

Em um outro momento, os representantes de cada município presente tiveram a oportunidade de apresentar as propostas e os projetos voltados à área turística, que estão sendo executados em suas cidades e os resultados obtidos por essas ações.

Turismo coletivo

Em ambas as reuniões, o secretário Weverson Meireles frisou a importância da regionalização do turismo para o crescimento turístico de toda a região.  “Estamos realizando uma caminhada com todas as regiões turísticas do Estado. É o momento de sensibilizar nossos gestores para a importância da construção compartilhada e integrada do planejamento e desenvolvimento de ações para otimizar o desempenho do setor. O turismo é coletivo e deve ser abordado como tal, de forma transversal”, salientou.

A próxima reunião com os membros da Região Turística dos Imigrantes acontece no dia 03 de maio, em Santa Teresa.

Tati Beling

(27) 3636-8006 / 998051308