07/10/2025 10h34

Setur concorre ao XI Prêmio Nacional ABBTUR Mérito e Talento com projeto do Observatório do Turismo

Foto: Deidson Sebastião Ribeiro

A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, está concorrendo ao XI Prêmio Nacional ABBTUR Mérito e Talento. A cerimônia de premiação será realizada nesta quarta-feira (08), às 19 horas, no auditório Lebon, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

Promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), o evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). A Setur disputa na categoria Pesquisa Mercadológica no Turismo / Observatório do Turismo.

O gerente de Estudos e Negócios Turísticos e coordenador do Observatório do Turismo da Setur, Rafael Granvilla, representa o Espírito Santo na premiação. Além dele, também concorrem os profissionais Igor Corneiro (Maranhão) e Charlei Soeth (Santa Catarina).

“Recebo com grande honra este reconhecimento, que reflete o esforço e a dedicação de uma equipe extremamente competente e talentosa. Parabenizo cada um dos meus colegas que, desde 2013, contribuíram para o Observatório, atuando diretamente no projeto ou fornecendo suporte indispensável através da Gerência e da Setur. Essa indicação representa a concretização do trabalho de todos os envolvidos”, destacou Rafael Granvilla.

O Observatório do Turismo é uma iniciativa da Gerência de Estudos e Negócios Turísticos da Setur, criada em 2013, com o objetivo de realizar estudos e pesquisas e disseminar informações sobre a evolução da atividade turística no Estado do Espírito Santo.

Entre os principais objetivos do projeto, estão: monitorar o desempenho do setor turístico por meio de indicadores específicos; informar, de forma regular e periódica, sobre a evolução da atividade turística; subsidiar, por meio de estudos técnicos, a implementação de políticas públicas para o setor; gerar informações que contribuam para a atração de investimentos privados, alinhados aos planos de desenvolvimento regional; e capacitar gestores locais para a realização de pesquisas, estudos e alimentação do sistema de informações turísticas.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard