Setur divulga Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia
 
A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, realizou uma Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e do Excursionista, durante a 80º Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA 2025), realizada entre os dias 7 a 9 de outubro, no Pavilhão da Carapina, no município da Serra.  No total, 400 pessoas foram entrevistadas.
O objetivo do levantamento foi acompanhar tendências, avaliar o impacto das ações desenvolvidas e direcionar estratégias para fortalecer o turismo no Espírito Santo, oferecendo informações para o aprimoramento das políticas do setor. 
Entre os pontos abordados na pesquisa, estão: origem e perfil dos turistas, motivação da viagem, preferências e informações sobre hospedagem, gastos, além da avaliação sobre segurança pública, limpeza pública e serviços de transporte, como táxi ou aplicativos e transporte público.
“São informações que podem ser utilizadas por empreendedores, gestores municipais, organizadores de eventos e até pesquisadores que queiram realizar eventos aqui no Estado. Ou seja, essa pesquisa é um retrato detalhado que auxilia tanto o poder público quanto a iniciativa privada, fazendo com que nosso turismo cresça sempre de forma estratégica”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
A pesquisa revelou que 76,3% público veio de fora do Espírito Santo para participar do evento, que recebeu profissionais de todos os Estados do Brasil, além do Distrito Federal.  Considerando a parcela do público do próprio Espírito Santo, que representa 23,7%, o evento reuniu visitantes de 30 municípios capixabas.
Já sobre o perfil dos turistas, a maior parte dos visitantes foi de homens, com 71,8%. A faixa etária predominante entre os turistas e excursionistas foi de 41 a 50 anos, representando 25,2% do total. Em relação à escolaridade, 55% dos visitantes possuíam Ensino Superior completo. Quanto à renda familiar, 30,5% dos entrevistados declararam ganhos entre 5 a 10 salários-mínimos. Já quanto ao estado civil, a maioria era de casados (51,8%).
Networking e troca de experiências foram os principais motivos que levaram à participação no SOEA para 34,3% dos entrevistados, seguidos da capacitação, com 32,3% das respostas. Para 40,7% dos entrevistados foi a primeira vez que participaram do evento. Já 53% do total dos turistas e excursionistas visitaram Vitória pela primeira vez.
A pesquisa apontou que 36,3% dos visitantes estavam sozinhos na viagem, 33,8% viajaram com colegas de trabalho, 14,5% com amigos, 10,5% estavam viajando em casal e 5% com seus familiares.
No que se refere à hospedagem, 54,1% ficaram em pousadas e hotéis, 35,8% dos turistas optaram por alugar casas e apartamentos e 9% dormiram casas de parentes ou amigos.
Para os visitantes de fora do Espírito Santo, grande parte veio de avião (92,5%), e apenas 4,6% usaram automóvel próprio. Já para os visitantes do próprio Espírito Santo, o meio de transporte mais usado para chegar ao evento foi o automóvel próprio, com 57,9%.
De forma geral, considerando os perfis de turistas e excursionistas em análise conjunta, o tempo médio de permanência no destino foi de 5,2 dias. E o gasto médio diário do visitante da SOEA 2025 foi de R$ 660,32 (seiscentos e sessenta reais e trinta e dois centavos).
Estes dados variam quando analisados de forma isolada entre os perfis. Para o perfil de turista, ou seja, aquele visitante que pernoitou, o tempo médio de hospedagem foi de 5,4 dias, e o gasto médio diário individual foi de R$ 646,44 (seiscentos e quarenta e seis reais e quarenta e quatro centavos).
Já para o perfil de excursionista, que é o visitante que não pernoitou, fazendo o chamado bate-volta, com a permanência, portanto, de apenas um dia no destino, o gasto médio diário individual foi de pouco mais de R$ 1.000,00.
Ressalta-se que, do total dos entrevistados durante a SOEA 2025, a maioria era de turistas, com 97%, e apenas 3% tinha o perfil de excursionista.
Avaliação do SOEA 2025
Segurança Pública: 87,8% avaliaram como ótima e boa;
Limpeza Pública: 87,3% avaliaram como ótima e boa;
Serviços de Táxi ou Aplicativos: 65,6% avaliaram como ótima e boa;
Transporte Público: 52% avaliaram como ótima e boa.
Sobre a pesquisa
A coleta de dados foi realizada pela empresa licitada Leal M Opinião e Mercado, e monitorada pelo Observatório do Turismo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro de 5%. Importante mencionar que a pesquisa não teve o objetivo de realizar o levantamento do fluxo de pessoas que foram ao evento. Os dados do número de pessoas que participaram do festival podem ser obtidos diretamente com a organização do evento.
A pesquisa está disponível no site do Observatório do Turismo, clique aqui para acessar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br
 
                     
                                