Setur divulga resultado da pesquisa realizada em dez municípios capixabas neste Inverno
O Observatório do Turismo da Secretaria de Turismo (Setur) divulgou, nessa quinta-feira (23), o resultado da Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista referente à temporada de Inverno de 2021. O material, além de identificar o perfil de quem procurou o Espírito Santo nesta temporada, mostra o reflexo da pandemia nas decisões dos turistas.
A pesquisa foi realizada nos principais atrativos turísticos de Alfredo Chaves, Anchieta, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
Entre os entrevistados, 45,8% procuraram destinos mais isolados e 25,7% locais próximos onde a taxa de contaminação estava reduzida (15,3%), bem como locais onde foram adotados os protocolos de segurança e higiene (7,6%). A maioria (83,9%) optou por transporte individual para viajar e escolheu locais para se hospedar afastados (47,4%), hospedagens individuais (34,3%), empresas que comprovassem protocolos de segurança (10,9%) e 5,8% dos entrevistados procuraram hospedagem com menor capacidade de pessoas. O gasto médio diário das pessoas que visitaram o Espírito Santo neste período foi de R$ 120,72.
O material comprova as tendências de mercado durante a pandemia. “Os resultados deste trabalho nos mostram a importância do empenho da Setur com os municípios na adoção das práticas sanitárias de prevenção ao Covid, assim como comprova as tendências do mercado para este momento de retomada”, destaca a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.
Origem
A maioria dos turistas que visitou o Espírito Santo no inverno de 2021 é capixaba e residente no Estado (53,8%), seguidos pelos mineiros (20,6%), cariocas (10,8%), paulistas (6,1%), baianos (1,5%) e gaúchos (0,7%). A maioria dos turistas (55,5%) é constituída por homens, pessoas casadas (59,3%) e na faixa etária entre 31 e 40 anos (30,3%).
A principal motivação foi lazer (75,4%), seguida de oportunidade de visitar parentes e amigos no Estado (17,3%). A maioria (30,7%) viajou com familiares adultos e 17,2% foram grupos familiares, casal com filhos, optando em fazer a viagem em carro próprio (55,8%), sendo que 55,4% já conheciam o destino escolhido.
Sobre a hospedagem, 37,1% ficaram hospedados em casa de amigos e parentes, 19,2% em hotéis, 17,9% em pousadas e 11,2% optaram por alugar casas.
A maioria dos turistas entrevistados tem renda média de dois a cinco salários mínimos e 31,4% vem ao Estado duas vezes ao ano, sendo que houve um aumento de pessoas que optaram pelo Espírito Santo pela primeira vez, 11,8% comparado com 2019.
Avaliação
A avaliação dos entrevistados sobre o destino Espírito Santo foi positiva, mantendo o índice de 4,0 (Bom) registrada em 2019, período onde foi realizada a mesma pesquisa. Entre os itens avaliados, destaque para gastronomia, segurança, limpeza, hospitalidade e sinalização turística. A pesquisa completa está disponível no Observatório do Turismo da Setur.
Acesse: clique aqui.
Informações à Imprensa:
(27) 3636-8006 / 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br