02/09/2025 10h47 - Atualizado em 02/09/2025 10h56

Setur divulga resultado do perfil do turista no Estado durante Vital 2025

Foto: Leonardo Silveira

A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, realizou uma Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista sobre o Vital 2025, entre os dias 21 e 22 de agosto. No total, 400 pessoas foram entrevistadas. Os objetivos da pesquisa são acompanhar tendências, avaliar o impacto das ações desenvolvidas e direcionar estratégias para fortalecer o turismo no Espírito Santo, oferecendo informações para o aprimoramento das políticas do setor. 

As pesquisas foram realizadas na entrega dos abadás, na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no Shopping Vitória e também no Sambão do Povo, e no início da noite de sexta-feira (22), na noite de programação do evento.

As informações de identificação do perfil do turista na temporada de Inverno estarão disponíveis no Observatório do Turismo. Vale destacar que o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%. O resultado completo da pesquisa está disponível no link:  https://observatoriodoturismo.es.gov.br/eventos-2025

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, destacou a importância desta pesquisa: “Ficamos muito surpresos ao saber que o público do Vital é, em sua maioria, de fora do Espírito Santo, principalmente da região Sudeste. Mas também temos turistas de Norte a Sul do País. Isso realmente nos impulsiona a sempre queremos receber bem nossos turistas e mostra o quanto o nosso Estado estará de portas abertas para atrair os turistas, que desejam vir a conhecer nosso Estado.”

Origem dos Turistas 

Os dados revelam que o público do Vital é, em sua maioria, de fora do Espírito Santo, representando 74,3% do total de visitantes. Dessa parcela, 73,5% são de outros Estados brasileiros e 0,8% são estrangeiros.

Os Estados com maior representatividade são da região Sudeste Rio de Janeiro, com 32,2%, seguido de São Paulo (11,7%) e Minas Gerais (9,7%).

Considerando a parcela do público do próprio Espírito Santo, que representa 25,8% do público total, o evento reuniu visitantes de 26 municípios capixabas. Importante destacar que, pela metodologia adotada para essa pesquisa, não foram pesquisados os visitantes residentes em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

A pesquisa apontou que a totalidade dos turistas foi da região Sudeste, mas também foram encontradas a Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); Região Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal); Região Nordeste (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão); e ainda da Região Norte (Amapá e Pará).

Perfil dos Turistas

Durante o Vital 2025, a maior parte dos visitantes foi homens, 63,2%. A faixa etária predominante entre os turistas foi de 31 a 40 anos, representando 48,7% do total. Em relação à escolaridade, 52,2% dos visitantes tinham Ensino Superior completo. Quanto à renda familiar, 30% dos entrevistados declararam ganhos entre 5 e 10 salários mínimos. Já quanto ao estado civil, a maioria era de solteiros.

Motivos da Viagem

Quando perguntados se vieram ao destino Vitória exclusivamente para o Vital, 88,8% dos turistas afirmaram que sim. Para os que não estavam no destino exclusivamente por conta do evento, a maior parte afirmou que estava no destino a lazer/passeio (42,2%).

A programação do evento foi o motivo principal que levou à participação na festividade para 39% dos entrevistados; 27,3% afirmaram ter acompanhado os circuitos de micaretas/carnavais fora de época; e 22,2% receberam indicações de amigos e familiares.

Para 64,7% dos entrevistados foi a primeira vez que participaram do Vital. E 26,7% do total dos turistas visitaram o destino Vitória pela primeira vez. Os pontos turísticos mais visitados foram: praia de Camburi, o Convento da Penha, a Praia da Costa e a Curva da Jurema.

Informações da Viagem

A pesquisa apontou que 48,5% dos visitantes viajaram com amigos, 23,5% estavam sozinhos na viagem e 21,8% em casal.

No que se refere à hospedagem, 48,5% ficaram em pousadas e hotéis, 23,7% dos turistas optaram por alugar casas e apartamentos, e 22,4% dormiram em casas de parentes ou amigos.

Para os visitantes de fora do Espírito Santo, 68% vieram de avião, 19,5% usaram automóvel próprio e 11,4% vieram de ônibus de linha.

Já para os visitantes do próprio Espírito Santo, o meio de transporte mais usado para chegar ao destino Vitória foi o automóvel próprio, com 83,58%.

De forma geral, considerando os perfis de turistas, o tempo médio de permanência no destino foi de 3,7 dias. E o gasto médio diário do visitante do Vital 2025 foi de R$ 681,01 (seiscentos e oitenta e um reais e um centavo).

Esses dados variam quando analisados de forma isolada entre os perfis. Para o perfil de turista, ou seja, aquele visitante que pernoitou no destino Vitória, o tempo médio de hospedagem foi de 3,9 dias, e o gasto médio diário individual foi de R$ 601,69 (seiscentos e um reais e sessenta e nove centavos).

Já para o perfil de excursionista, que é o visitante que não pernoitou, fazendo o chamado bate-volta, com a permanência de apenas um dia no destino, o gasto médio diário individual foi de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais).

Além disso, do total dos entrevistados durante o Vital 2025, a maioria era de turistas, com 93,8%, e apenas 6,2% tinha o perfil de excursionista.

Informação extra

Importante ressaltar que no Vital 2025 não foram feitas as perguntas de avaliação dos itens de Segurança Pública, Limpeza Pública, Serviços de Táxi ou Aplicativo, Transporte Público e do evento em si.

 


Informações à Imprensa:
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Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
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