03/05/2022 14h19

Setur e Aderes publicam edital para aquisição de peças de artesanato capixaba

A Secretaria de Turismo (Setur) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) recebem, até o dia 27 de maio de 2022, propostas das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) sem fins lucrativos, dos segmentos do Artesanato, Cultura e Turismo, para participar do Edital de Artesanato de Identidade Capixaba.

O objetivo é fortalecer a produção do artesanato no Espírito Santo, adquirindo peças que serão utilizadas na divulgação do Estado. Todas as informações estão disponíveis em https://bit.ly/3y7BTqJ.

Serão escolhidas instituições que representem as dez regiões turísticas do Estado. As instituições selecionadas deverão buscar nos territórios das regiões turísticas os artesãos que produzam peças que representem a região, observando as especificações contidas no edital.

“O que desejamos com este edital é valorizar nossos artesãos e o artesanato de identidade capixaba, estimulando e levando estes artistas, por meio de suas peças, a eventos dos mais variados, que é onde faremos a divulgação dos atrativos turísticos de nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, acrescentando que o artesanato é um grande mecanismo de divulgação dos atrativos turísticos e gerador de emprego e renda.

O edital contém a identificação de ícones/referências das regiões turísticas, facilitando para entidade apresentarem suas propostas. O valor total investido pelo Governo do Estado é de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), conforme termo de referência em anexo no Edital. O prazo de execução é de 12 meses.

Seleção

Na página 29 do Edital há uma tabela com a quantidade de peças, valores e temáticas correspondentes para cada uma das dez regiões turísticas, como, por exemplo, a Região Sul Capixaba dos Vales e do Café, que deverá apresentar pios de madeira, algo referente ao atrativo natural Frade e a Freira, Café e a Folia de Reis. No total, o que se pretende com o valor investido é a disponibilização de 685 unidades de souvenir, 2.500 de mini souvenir e 85 unidades de decoração, que serão usadas para fins de promoção turística, como feiras, congressos e na recepção de autoridades. 

Especificações das peças

- Mini Souvenir: peças de artesanato confeccionadas com dimensões de até 10cmx10cmx10cm e peso de até 200g, que serão utilizadas para distribuição ao público de feiras e eventos;

- Souvenir: peças de artesanato confeccionadas com dimensões de até 30cmx30cmx30cm e peso a partir de 200g até 600g, que serão utilizadas para recepção de visitantes em agendas oficiais e em feiras e eventos;

- Decoração: peças de artesanato confeccionadas com dimensões de até 100cm e peso de até 3kg, para serem usadas na decoração de feiras e eventos.

O procedimento de seleção será de acordo com a Lei Federal Nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei Federal nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015, além das condições previstas no Edital.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636.8006 / 998051308

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard