11/03/2022 15h59 - Atualizado em 11/03/2022 16h00

Setur realiza ‘Roda de Conversa’ com empresários de Anchieta e Domingos Martins

Os encontros reuniram gestores e empresários do turismo local.

“Desenvolvimento Turístico e Oportunidades” foi o tema dos encontros realizados esta semana nos municípios de Anchieta e Domingos Martins, que reuniram gestores municipais e empresários do turismo. O objetivo foi apresentar um diagnóstico destes destinos turísticos, ouvir as demandas e colaborar no planejamento das ações de atração de turistas para essas regiões.

“Nossa proposta de diálogo com o setor produtivo é trazer os dados coletados em nossas pesquisas, a fim de criar a oportunidade de reflexão e colaborar para o planejamento de ações locais”, pontuou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Nos dois municípios que contam com atrativos, como o Santuário Nacional de Anchieta e o Parque Estadual Pedra Azul, naturalmente indutores de turistas, o diálogo mostrou a importância de que a cidade esteja organizada no sentido de estimular que o turista permaneça mais tempo no destino e assim gere mais recursos para a cidade.

“O turismo se faz em conjunto. Precisamos estar integrados. Moradores e empreendedores são divulgadores dos serviços da cidade e região. Esta troca, esta empatia com a comunidade e o turista em orientar sobre passeios, restaurantes e atrativos faz a cidade acolhedora, gerando o melhor sentimento no visitante, o de querer retornar”, destacou a secretária Lenise Loureiro.

Na oportunidade, foram apresentados os dados do Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios do Espírito Santo (IDTM), trabalho do Observatório do Turismo, da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que mostram o desempenho do município em quatro eixos (social, ambiental, infraestrutura e gestão), assim como os dados resultantes de pesquisas realizadas nas principais temporadas nestes destinos.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Prefeitura de Anchieta, Caio Mozer, ressaltou a importância deste diálogo com a Setur. “É um momento importante não só para Anchieta como para a região turística que estamos inseridos. Esta proximidade entre a gestão municipal, o Governo do Estado, por meio da Setur, e os empresários locais é valiosa para que todos estejamos alinhados no que está sendo feito e planejado para nossa região”, disse.

Com a entrega das obras de restauro do Santuário Nacional de Anchieta e as obras de infraestrutura realizadas pelo Governo do Estado, o município de Anchieta foi divulgado em feiras nacionais de turismo, para os agentes de viagem, estando hoje nas opções de viagem nas principais operadoras de turismo dos estados emissores de turistas ao Espírito Santo.

Nessa quinta-feira (10), o encontro aconteceu no município de Domingos Martins, um dos destinos mais procurados no Estado e que conta com estrutura e atrativos para os públicos interno e externo e é parte dos pacotes “Do Mar a Montanha”, comercializado em agências que trazem ao Espírito Santo turistas de várias partes do País.

“Este é um momento ímpar para o desenvolvimento da atividade turística no município. Estamos trabalhando alinhados e em conjunto para mostrar a importância que o turismo merece, tanto em ações quanto em orçamento e investimentos. Por isso, o foco do encontro foi mostrar as transformações que é preciso realizar para que nossa cidade alcance o tipo de turismo que queremos e merecemos”, complementou a secretária de Cultura e Turismo de Domingo Martins, Rejane Entringer Lopes Ewald.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz