31/07/2020 13h46 - Atualizado em 31/07/2020 13h50

Vídeos de guiamento em pontos turísticos do Espírito Santo serão premiados

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (30), o edital  elaborado para os guias de turismo do Espírito Santo. Para concorrer, os guias capixabas deverão apresentar até cinco vídeos de guiamento de pontos turísticos do Espírito Santo. A ação é parte do Plano de Retomada da Economia do Turismo e o investimento é de R$ 100 mil. O produto final do concurso será utilizado na promoção do destino Espírito Santo. O prazo para as inscrições termina no dia 14 de setembro.

Serão premiados até 500 vídeos inscritos e aprovados pela Comissão de Seleção. Cada vídeo aprovado receberá o valor de R$ 200,00 e cada participante poderá apresentar para aprovação, no máximo, cinco vídeos de três a cinco minutos, podendo ser premiado por mais de um vídeo.

De acordo com o edital do concurso (001/2020) as inscrições para a seleção poderão ser feitas a partir desta quinta-feira (30) até o dia 14 de setembro de 2020, exclusivamente, por meio da internet, através do envio de documentos via sistema e-Docs.

Poderão participar guias de turismo capixabas, ou radicados no Espírito Santo há pelo menos um ano e ter cadastro regular como Guia de Turismo Regional ES no Cadastur.

Os vídeos serão avaliados por uma comissão formada por cinco servidores do Governo do Estado: três representantes da Setur, um servidor da Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV/ES) e um servidor do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho.

 

Os vídeos deverão atender às seguintes especificações mínimas:

 

  1. a) O guia de turismo deverá estar portando, obrigatoriamente, a credencial de Guia de Turismo, válida e visível;

 

  1. b) Poderá ser gravado, inclusive, com a câmera do celular;

 

  1. c) Cada vídeo deverá ter duração mínima de 03 (três) minutos e máxima de 05 (cinco) minutos;

 

  1. d) O conteúdo deve ter sido gravado especificamente para este edital;

 

  1. e) O conteúdo deve ser gravado na horizontal;

 

  1. f) A gravação deve ser, preferencialmente, única e sem cortes;

 

  1. g) Deve ser observado o cuidado ao filmar o atrativo para que não haja captura de imagem e voz de terceiros;

 

  1. h) Os vídeos deverão ser entregues em qualidade Full HD, nos formatos .avi, .mov, MPG4 e etc, com resolução mínima de 1.920x1.080 megapixels;

 

  1. i) O guia de turismo deverá aparecer e se apresentar no vídeo, discorrendo de forma breve o seu nome, não havendo necessidade de aparecer durante todo o período de filmagem;

 

  1. j) Deverá ter observância às regras de comportamento pertinentes à realização do serviço de Guia de Turismo, conforme disposto na Portaria MTur N° 27/2014;

 

  1. k) É terminantemente proibida a apresentação que tenha posicionamento cujo teor tenha cunho racista, xenófobo, sexista ou qualquer forma de preconceitos ou estimulem a violência;

 

  1. I) É vedado o uso de imagem e voz de menores de 18 (dezoito) anos nos materiais produzidos, em atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Confira o edital completo: https://bit.ly/2PpzxfD

As inscrições serão via sistema e-Docs através do site www.acessocidadao.es.gov.br

Informações: marketing@turismo.es.gov.br

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27)3636-8006 / 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard