14/11/2015 14h21 - Atualizado em 11/02/2016 17h34

11ª Expotur: maior feira de turismo do Espírito Santo movimenta setor

A maior feira de turismo do Espírito Santo foi aberta na manhã deste sábado (14) durante cerimônia que contou com a presença de autoridades que destacaram a importância do evento e também prestigiaram a feira. A 11ª Expotur - Salão do Turismo está sendo realizada em novo formato, em um espaço dinâmico no piso L do Shopping Mestre Álvaro, em Serra.

A abertura contou com a participação secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, da presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-ES), realizadora do evento, Terezina Stange, da deputada Luiza Toledo, que faz parte da comissão do turismo da Assembleia Legislativa, do prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin , do diretor do Sebrae-ES, José Eugênio, do presidente do Fecomércio - ES, José Lino, entre outras autoridades.

O secretário de Turismo José Sales, representando o governador do Espírito Santo, ressaltou a importância da feira. “A Expotur é o evento mais importante do turismo capixaba. Esperamos divulgar nossas belezas, nosso potencial para fora do Estado, mas também para que o próprio capixaba conheça mais, se encante e viaje dentro do Espírito Santo. Queremos incentivar o capixaba a compartilhar cada vez mais seu amor pelo Estado”, disse.

Já a presidente da Abav-ES, Terezina Stange, comentou a mudança de local da feira. “Pela primeira vez levamos a Expotur para outro município. Continuaremos a fazer isso, para que outras cidades possam conhecer e participar da feira. Essa interação é importante para o crescimento da feira e o envolvimento dos participantes”, contou.

Logo após a abertura do evento, a comitiva de autoridades fez uma visita aos estandes de todas as regiões turísticas, além de experimentar as delícias da culinária e do agroturismo e apreciar os lindos produtos do artesanato que estão em exposição no local.

Apresentações culturais e mostra de cinema

Continua neste domingo (15) a maior feira de turismo, artesanato e cultura do Espírito Santo, a 11ª Expotur – Salão do Turismo, com a tradicional participação das regiões turísticas, do agroturismo e da gastronomia capixaba, além das apresentações culturais, representando as regiões. As novidades desse ano são o novo local da feira e a Mostra de Cinema – CineTur, com entrada gratuita.

A Expotur acontece pela primeira vez no Shopping Mestre Álvaro, em Serra, e, mais dinâmica, destaca as qualidades e as belezas do Estado. Com o slogan “O melhor do Brasil está aqui!” está movimentando o cenário turístico local, reunindo compradores e vendedores, agentes e operadores de viagens, empreendedores de turismo, donos de hotéis e o público em geral, durante os dois dias de evento.

As regiões turísticas Metropolitana, Caparaó, Doce Pontões Capixabas, Montanhas Capixabas, Imigrantes e  Costa da Imigração  estão participando da Expotur, divulgando seus atrativos, cultura e gastronomia. Além de conhecer as potencialidades do turismo e do artesanato do Espírito Santo, os visitantes podem conferir no palco no centro da feira apresentações que incluem música, cultura e tradições de cada região.

Durante a Exportur também acontece a Mostra de Cinema – CineTur. Quatro curtas-metragens capixabas serão exibidos: Procurando Madalena; Os lados da rua; Casamento Pomerano e Tramas. A programação também conta com um lounge de negócios e um espaço próprio para os artesãos capixabas divulgarem e comercializarem produtos típicos do Espírito Santo.

A expectativa é de que mais de oito mil pessoas circulem pela 11º edição da Exportur. O evento é realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Espírito Santo (ABAV-ES), e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e do Sebrae-ES.

Confira a programação de domingo (15) da 11º Exportur:

Expotur - 11º Salão de Turismo

Local: Shopping Mestre Álvaro, Serra

Horário: 15/11 (domingo) – 12h às 21h

Valor: Entrada gratuita

Apresentações culturais

15/11 (domingo)

15h - Escola de Música Helena Gerhardt Brickwedde, município de Domingos Martins

16h - Orquestra Som das Águas, município de Urupí

Mostra de Cinema – CineTur

- Procurando Madalena

Direção: Ricardo Sá

Duração: 26 minutos

Ano: 2010

Sinopse: Madalena do Jucu é um samba de Martinho da Vila, adaptado da toada Madalena, que é cantada pelas bandas de Congo do Espírito Santo há mais de 70 anos. O documentário revela o universo do congo - uma manifestação cultural genuinamente capixaba.

- Os lados da rua

Direção: Diego Zon

Gênero: Ficção

Duração: 15 minutos

Ano: 2012

Sinopse: "Carrão" é um garoto da cidade de Muqui (ES) que, apesar de seu comportamento excêntrico, vive livremente o ritmo de vida de uma típica cidade de interior. Ao ser surpreendido por um acontecimento que ameaça destruir seu mundo particular, precisará encontrar um caminho que o liberte novamente.

Casamento Pomerano

Direção: Adriana Jacobsen e Jorge Kuster Jacob

Duração: 29 minutos

Ano: 2008

Sinopse: A história de um casamento celebrado à moda pomerana, como é tradição no interior do Espírito Santo. Os preparativos nos três dias de festa de um casamento em Vila Pavão, cidade no interior do Espírito Santo, onde 60% da população local é descendente de pomeranos.

Tramas

Direção: Leonardo Gomes e Simone Marçal

Duração: 30 minutos

Ano: 2014

Sinopse: O Caparaó Capixaba é uma região de encantos. Suas histórias se entrelaçam à sua riqueza popular e manifestações culturais tradicionais. É nesse contexto que “Tramas” traz histórias de lendas, vivências, saberes, sonhos e fazeres do Caparaó, que a cada dia atrai novos moradores, turistas e estudiosos para conhecer as belezas da montanha encantada, o Caparaó Capixaba.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

imprensaturismoes@gmail.com