13º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória vai agitar palcos e diferentes espaços da capital
Da próxima sexta-feira (13) até o dia 21 de outubro, Vitória se tornará a capital brasileira do teatro. Em sua 13ª edição, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória chega trazendo peças nacionais, internacionais e locais com temáticas diversas e para todos os públicos. Somando 26 apresentações, a programação inclui oficinas, mostras de filmes, exposição e muito mais. As peças vão ocorrer em diversos pontos da capital: no Teatros Carlos Gomes, Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro Cultural Sesc Glória, além das apresentações do Teatro de Rua, na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
A abertura oficial do evento acontece na sexta, às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. A programação da noite começa com uma exibição de vídeos dos homenageados desta edição: José Luiz Gobbi e Nilson Coutinho Sodré (In memoriam) e segue com a apresentação do espetáculo “Agreste”, da Companhia Razões inversas, de São Paulo.
A bilheteria
A entrada para os espetáculos é franca – exceto as apresentações no Sesc Glória – e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, sempre uma hora antes do inicio da apresentação. Cada pessoa tem direito a dois ingressos.
Homenageados da edição
José Luiz Gobbi
Consultor, ator, diretor, instrutor e palestrante, é capixaba, um dos mais conhecidos e aclamados artistas espírito-santense. Seus espetáculos, apresentados em vários estados do Brasil, além de Paris (França) e Lisboa (Portugal) grande sucesso de público e de crítica. A personagem 'Marly' vivida por Gobbi na peça Hello Creuzodete ganhou vida própria e hoje é reverenciada como ícone da cultura capixaba.
Nilson Coutinho Sodre - In Memoriam
Um dos fundadores da Apatedees, atual Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado no Espírito Santo (Satedes). Nilson atuou muito tempo no Teatro Carlos Gomes e na Orquestra Filarmônica do ES. Nilson um importante profissional das Artes Cênicas e Musicais do ES, foi elementar nos bastidores das atividades cênicas e musicais.
O festival
Realizado desde 2005, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória busca divulgar as artes cênicas para todo o Estado. Em sua 13ª edição, o festival tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória, Cesan e Banestes.
Confira a programação:
13/10 - Solenidade de Abertura - 20h30
TEATRO CARLOS GOMES (Apresentações gratuitas)
DIA: 13 de outubro de 2017 - sexta
Espetáculo: AGRESTE
Grupo: Companhia Razões Inversas - SP
Horário: 21h
Release
No meio da seca, um casal de lavradores simples descobre o amor e foge. Pressentem que "algo" de perigoso paira sobre seu amor. A esposa vem acompreender o porquê, anos depois, após a morte do marido. Essa mulher machucada pela perda, sementender a dimensão de seus atos, acaba sendo vítima do horror e da intolerância.
DIA: 14 de outubro de 2017 – Sábado
Espetáculo: A CAIXA DE AREIA
Grupo: Taruíras Mutantes & Somos Dez - ES
Horário: 21h
Release
Uma comédia absurda sobre as relações familiares e os conflitos que afloram durante um passeio até a praia com a Vovó, apresentada como um exercício cênico de humor. O autor Edward Albee é um dos principais nomes que renovaram a dramaturgia americana a partir dos anos 60.
DIA: 15 de outubro de 2017 – Domingo
Espetáculo: O MAGICO DE OZ
Grupo: Dourado Produções E Eventos - ES
Horário: 17h
Release
Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda.
DIA: 16 de outubro de 2017 – Segunda
Espetáculo: INSANOS
Grupo: Cia Teatral JC - ES
Horário: 20h
Release
Um ensaio sobre a esquizofrenia com nuances de um terror vampiresco. Um ser "nonsense". As sombras que o perseguem e as vozes que ecoam em sua mente o direcionam em sua jornada de sublimação divina. A crença do personagem de que tudo que ele faz está autorizado por um Deus que ele "ilusiona" como material em feitiços e orações lunáticas criadas para a invocação de um "big bang" em seu interior, o faz aterrorizar enquanto clama pela atenção do público exigindo seu acesso imediato ao direito Divino.
DIA: 17 de outubro de 2017 – Terça
Espetáculo CIDADE /ABISMO
Grupo: Teatro Empório - ES
Horário: 16h - Projeto “A Escola Vai ao Teatro”
21h - Público em geral.
Release
O espetáculo caminha por uma dramaturgia mult-fragmentada, não cronológica, que conta e ilustra três linhas narrativas diversas. Uma Cantora que questiona o absurdo da sua existência, uma Mulher que assiste um corpo cair de uma ponte mas testemunha a não chegada a superfície do mar e um atendente de uma central telefônica que recebe ligações de potenciais suicidas, esses três vértices se conectam numa cidade também repleta de fragmentos, separados pelos títulos de PÓLIS, ABYSMUS E VITYUM.
DIA: 18 de outubro de 2017 – Quarta
Espetáculo: CHRISTIANE, UN BIO-MUSICAL CIENTÍFICO - Argentina
Grupo: Belén Pasqualini
Horário: 19h - Projeto a Escola Vai ao Teatro
21h - Publico
Release:
CHRISTIANE. Un bio-musical científico e uma homenagem a vida de Christiane Dosne Pasqualini, reconhecida pesquisadora cientifica que chegou com 22 anos em Buenos Aires para trabalhar junto com o Prêmio Nobel, Bernardo Houssay. Nascida na França e criada no Canadá e Argentina por opção, Christiane se dedicou com fervorosa paixão, a busca da causa do câncer nos animais em laboratório.
I MOSTRA PARALELA VERA VIANA
19 de outubro de 2017 –Quinta- Feira
Teatro Carlos Gomes
Espetáculo: ALICE UMA QUASE ÓPERA PUNK-ROCK CONTEMPORÂNEA
Grupo: Cia Poéticas da Cena Contemporânea - ES
Horário: 09h
Release
O espetáculo e sobre uma moça em busca de um mundo que, muitas vezes, se apresenta inóspito. A protagonista é uma garota que enfrenta esta questão com coragem e determinação, não se acanhando frente à estranheza dos outros e das relações sociais conturbadas. Um espetáculo para todas as idades, especialmente direcionado a jovens e crianças, ALICE UMA QUASE ÓPERA PUNK-ROCK CONTEMPORÂNEA, baseado no clássico de Lewis Carrol "Alice no País das Maravilhas", traz um espaço de divertimento e reflexão.
Espetáculo: O CIÚMES DE UM PEDESTRE OU O TERRÍVEL CAPITÃO DO MATO
Grupo: Presepopeia – Colatina - ES
Horário: 15h
Release
A peça se passa no Rio de Janeiro. Trancafiadas a sete chaves dentro de uma casa, a madrasta e a enteada conseguem burlar o aprisionamento a que são mantidas e trocam confidências com os amantes. O marido, popularmente conhecido como pedestre, assim que descobre, resolve matar quem o traiu. Diante de todas as confusões, as mortes não acontecem, e o pedestre louco vai ser frade.
Espetáculo: FILHOS DO MEDO
Grupo: De Palco e Cia - Cachoeiro de Itapemirim/ES
Horário: 18h
Release
A história conta de forma bem singular a vida de quatro jovens, cada um em seu mundo, de diferentes classes sociais, mas que de repente se vêem na mesma situação. Lisa garota rica é seqüestrada por Ximba e Cal, mas levam junto Alex que estava na hora errada, no lugar errado, ou não. O seqüestro é visto pelos dois lados, do seqüestrador e do seqüestrado, abordando individualmente os estresses e medos de cada um dos envolvidos no conflito e a maneira de cada um em encarar essa realidade. Uma história repleta de surpresas que todos podemos saber o final, mas que nos prende desde o início na esperança de que talvez tenha um final feliz.
Espetáculo: DÓ RÉ MI FREIRAS
Grupo: Grupo Atos de Teatro - ES
Horário: 21h
Release
Misteriosamente, o convento das freiras foi inscrito em um concurso de corais. A partir de agora, as freiras atrapalhadas moverão céus e terras para conseguir vencer o concurso e utilizar o dinheiro do prêmio para a reforma desejada do convento. Tudo isso, junto com a proteção do santo protetor músico do convento, o São Nunca.
DIA: 20 de outubro de 2017– Sexta
Espetáculo:NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ
Grupo: Atores Associados e Todo Cultura - MG
Horário: 21h
Release
Tudo se passa em 18 de abril de 1945. A Europa sofria os horrores provocados pelo nazismo de Hitler. Lá os combates já cessavam, mas o Brasil ainda se encontrava tecnicamente em guerra. Era o final da ditadura de Getúlio Vargas. Neste cenário, um judeu polonês, refugiado de guerra, que tenta conseguir seu visto de entrada no Brasil e um chefe alfandegário e ex-torturador da Polícia Política de Vargas dão início a um embate intenso que desnuda suas vidas, perdas e esperanças. Muito mais que uma discussão sobre os horrores dos sistemas políticos autoritários, o texto propõe uma reflexão sobre o ser humano, seus demônios e suas virtudes. Um estímulo à reflexão sobre a busca de uma razão para estar vivo.
DIA: 21 de outubro de 2017– Sábado
Espetáculo: O CORTIÇO DOS ANJOS
Grupo: Trupe Ia Pocô - ES
Horário: 19h
Release
“Mataram Teresa! Teresa está morta.” – Assim começa O Cortiço dos Anjos, Contando a história de quatro personagens que vivem no cortiço de LADY DOMANNA, uma velha travesti, saudosa por seus tempos de gloria e boemia, As outras três personagens são SELMA uma religiosa fanática e desprezada pelo marido, CECÍLIA, uma lésbica, ex-presidiária, que matou por amar demais, e SILVANA, uma caótica mulher que cresceu em um prostíbulo conhecido como “A Casa do portão rosa”, as personagens contam suas histórias diante de um delegado que investiga a morte de Teresa, um assassinato misterioso e cruel que aconteceu no Beco do Italiano, em uma noite fria e chuvosa.
TEATRO UNIVERSITÁRIO – UFES
DIA: 16 de outubro de 2017 – Segunda
Espetáculo:FALIDAS E ATOSSICADAS
Grupo: Falidas e Atossicadas - ES
Horário: 20h
Release
Paulo, um gay de meia idade e Cícero, um jovem de 20 e poucos anos são obrigados a dividir o mesmo teto: a pensão “Casa da Mãe Joana”. Além de serem primos, vivem às custas da tia travesti, proprietária do local. Tudo começa a mudar quando Joana morre. Os primos herdam a pensão e enfrentam seu maior desafio: manter o negócio e superar as próprias diferenças. As coisas, que já não iam bem, começam a piorar com a chegada de Guto que passa a atossicá-los, em um plano que pode lhes custar uma herança que vai muito além do patrimônio: a união de sua própria família.
DIA: 17 de outubro de 2017– Terça
Espetáculo:ISADORA DUNCAN E NIJINSKY- A REVOLUÇÃO NA DANÇA - RJ
Horário: 20h
Release
A montagem está baseada na autobiografia de Isadora Duncan e no Diário de Nijinsky salientando os acontecimentos mais inusitados da vida destes dois gênios da dança universal. Embora tenham sido contemporâneos, nunca dançaram juntos ou conversaram. Mas as suas trajetórias, seus ensinamentos e a indignação da vida comum faz com que estas personagens acabem se entrelaçando, oferecendo, assim, um espetáculo altamente emocionante.
DIA:18 de outubro de 2017 - Quarta
Espetáculo: A ABSURDA COMÉDIA DE DUAS VIDAS
Grupo: Teatral Gota, Pó e Poeira - ES
Horário: 20h
Release
Mirtes e Ester são duas mulheres maduras que vivem num mundo à parte em busca de uma suposta herança deixada pelo pai. Sozinhas numa casa quase sem móveis, elas relembram fases de suas vidas e suas paixões, presas no passado e incapazes de olhar para o futuro, ou suas possibilidades.
Enquanto procuram pistas, desfilam suas ironias e pessimismo diante da vida.A vida dessas duas mulheres é marcada por tragédias, como as mortes das outras cinco irmãs e ainda da mãe, todas de forma misteriosa.
DIA: 19 de outubro de 2017– Quinta
Espetáculo: IGNORANCIA
Grupo: Quatro Los Cinco Teatro do Comum - MG
Horário: 20h
Release
Somos todos ignorantes, sobre isso não há dúvida. Todos os dias quando acordamos, antes mesmo de abrirmos os olhos, lá está ela, ao nosso lado. Crescemos e nos movimentamos pelo mundo em companhia dela. Nos envolvemos com outros seres, olhamos e somos olhados sempre a partir dela: nossa turva e espessa ignorância. Em meio a trinta cadeiras de madeira, dois atores constroem seis situações que propõem diferentes pontos de vista sobre vícios contemporâneos como o julgamento, a intolerância, a violência e a cultura do medo, incitando o espectador a uma postura crítica e ativa frente à ignorância inerente ao ser humano.
TEATRO SESC GLORIA (As apresentações são pagas)
DIA: 15 de outubro de 2017 - Domingo
Espetáculo: O Quadro de todos juntos - Palco Giratório SESC Glória
Grupo: Pigmalião Escultura Que Mexe - MG
Horário: 19h
Valor: R$ 6,00 e R$ 3,00
Release
Uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade: mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Segredos postos ao chão. Suspensão do tempo. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. Todos são espelhos. Todos juntos. Um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro.
DIA: 20 e 21 de outubro de 2017 - Sexta e Sábado
Espetáculo: O FILHO - Patrocínio Petrobras
Grupo: Teatro da Vertigem – SP
Horário: 18 e 20h
Valor: R$ 6,00 e R$ 3,00
Release
Inspirado em Carta ao Pai, o espetáculo “O Filho” atualiza o corrosivo acúmulo de frustração e raiva, fruto de uma vida miserável no campo dos afetos, retratando o universo da família e exprimindo a debilidade de seus vínculos.
O espetáculo expõe a trajetória e as relações de Bruno com seus pais, seus filhos e suas mulheres. Ao constatar e descrever as situações vividas para si, ele tenta aprender, entre outras coisas, o que é ser um homem de verdade.
TEATRO DE RUA - INTERVENÇÃO URBANA
Praça Costa Pereira
DIA: 14 de outubro de 2017 - Sábado
Espetáculo: DOSE DUPLA
Grupo: LaCarta Circo Teatro - ES
Horário: 11h
Release
Cansados da vida no circo, Cachoeira e Amora resolvem chegar de mala e cuia na praça da cidade. Ávidos em fazer novas amizades, mostram o que tem de melhor: a arte de fazer sorrir. Sempre com uma ‘Dose Dupla’ de humor, representados por gags clássicas e brincadeiras contidas no circo como malabarismo e traquinagens levando em conta o empoderamento feminino. Dose Dupla conta a história de um casal de palhaços que vive a procura de praças para apresentar seus melhores números! Ao se apresentarem, Amora e Cachoeira se desafiam e discutem os poderes e desigualdades sofridas pela mulher em pleno século XXI.
DIA: 17 de outubro de 2017 – Terça – Espetáculo Convidado.
Espetáculo: A ROUPA NOVA DO IMPERADOR
Grupo: Teatral Gota, Pó e Poeira - ES
Horário: 12h
Release
Baseado no conto “Os Impostores”, de origem oriental, e ainda na obra de Hans Christian Andersen, o espetáculo narra a história de um rei narcisista, preocupado somente com suas roupas, enquanto o povo cada vez mais é oprimido por impostos. Diante de mais um concurso para eleger a nova roupa do rei, dois espertalhões armam um plano mirabolante, de fazer um traje belíssimo em que somente aqueles que são “nobres” podem ver, deixando o Rei na dúvida se é realmente o legítimo herdeiro de seu trono. Desconfiado, o rei sempre orienta seu ministro de observar o feitio da roupa, e esse confirma sua existência. E para festejar o novo traje, o rei vai sair em desfile pelo reino, causando espanto em muitos, principalmente na sinceridade da criança.
DIA: 21 de outubro de 2017 – Sábado
Espetáculo: QUIXOTINADAS
Grupo: Vira Lata de Teatro - ES
Horário: 21h
Release
A extraordinária figura de D. Quixote, criada por Miguel de Cervantes, juntamente com seu fiel escudeiro Sancho Pança é colocada no sertão nordestino, gerando as confusões e conseqüências decorrentes dessa troca de cenário. Sancho Pança segue com seu amo para mais essa aventura e continua sua busca pela terra que o cavalheiro andante lhe prometeu para governar. Ressuscitado pela figura de um autor, Dom Quixote se vê diante dessa nova terra, até então desconhecida para ele e essa descoberta traz o reconhecimento de um povo com suas tradições, culturas e toda a injustiça causada por um grande “monstro” chamado seca. Esse encontro causa estranheza para o velho herói que entra em uma "Cruzada Sertanhola" com todos os conflitos que esse contexto lhe proporciona.
OFICINAS
OFICINA CORPO NA CENA
Ministrante: Markus Konká
Local: Teatro Estrelas - Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dias: 14 e 15 /10
Horário: 14 as 18h
Carga horária: 08 horas
Vagas: Máximo 30 participantes.
Pré-requisito de participação:Atores e não atores, circenses, bailarinos, diretores, estudantes de artes, Jovens e adultos e amantes da arte, aberto para população de todas as idades.
Proposta: A oficina tem como propósito viabilizar através de jogos teatrais, vivências cênicas, exercício da oralidade e da desenvoltura corporal do ator/atriz. Serão utilizados textos teatrais como mediação dessas vivências e o intuito é proporcionar uma apresentação ao final da oficina.
Conteúdo a serem desenvolvidos: exercício de desenvoltura físico-corporal e muscular, relaxamento, improvisação teatral, respiração e voz.
OFICINA O ATOR E SEU TERROR: PARA A CRIAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS DE UM HOMEM
Ministrante: Belén Pasqualini (Argentina)
Local: Teatro Estrelas - Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dias: 17/10
Horário: 15 as 18h
Carga horária: 03 horas
Classificação etária: 14 anos
Vagas: Máximo 25 participantes.
Pré-requisito de participação: Atores e não atores, circenses, bailarinos, diretores, estudantes de artes, Jovens e adultos e amantes da arte.
Proposta: Neste workshop será um seminário intensivo e gratuito sobre a criação de unipersonales, a fim de estimular os atores, intérpretes e empresários culturais a mergulhar no excitante mundo de uma pessoa. Por sua vez, este workshop irá desenvolver e apresentar várias ferramentas essenciais para criar um projeto de natureza pessoal, que reflete e sintetize o meramente autêntico de cada indivíduo criativo.
"Este Proyecto Cuenta Con El Apoyo Del Fondo Argentino de Desarrollo Cultural Y Creativo- Ministerio de Cultura de La Nación"
OFICINA A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA MARIONETE -Palco Giratório SESC Glória
Grupo: O Pigmalião Escultura Que Mexe
Ministrantes: Aurora Majnoni; Eduardo Felix; Igor Godinho, Liz Schrickte, Cora Rufino e Mauro Carvalho.
Local: Sala de Dança SESC Glória
Dias: 17 e 18/10
Horários: 18h às 21h
Carga horária: 6h
Valor da Oficina R$: 6,00
Proposta:O grupo compartilhará suas técnicas de manipulação direta organizadas em cinco conceitos-chaves: peso e contrapeso, foco, gestos essenciais, economia e triangulação. Por meio de exercícios e práticas de criação, os alunos serão estimulados a observar e representar diferentes formas de movimento que podem ser aplicadas nas diversas técnicas de manipulação.
Público-alvo: atores, diretores, bonequeiros e estudantes de artes cênicas.
Classificação etária: 16 anos
Inscrição:As fichas de inscrições poderão ser solicitadas pelo e-mail artescenicas-es@es.sesc.com.br ou presencialmente na Recepção do Centro Cultural Sesc Glória das 11h às 20h, de terça-feira a domingo. Os selecionados para participarem da oficina, serão informados por e-mail.
Data inicial das inscrições:18/09
Data final das inscrições: 10/10
Data Resultado das inscrições: 12/10
OFICINALABORATÓRIO DE CRIAÇÃO CÊNICA- Patrocínio Petrobras
Ministrante: Grupo Vertigem – SP
Local: Espaço SESC Glória (Sala de Dança)
Dias: 17,18,19 e 20/ 10
Horário: 09 as 13h
Carga horária: 16 horas
Vagas: 20 artistas entre atores, dramaturgos, diretores, iluminadores, músicos ou sonoplastas, cenógrafos e figurinistas
Pré-requisito de participação: artistas locais Seleção mediante parágrafo de intenção e mini bio e/ou encontro presencial
INSCRIÇÕES: envio de currículo até dia 09/10 para artescenicas-es@es.sesc.com.br
Informações: (27) 3232.4750 / 3222.0869 /artescenicas-es@es.sesc.com.br
/ festivalvitoria@terra.com.br
OFICINA O DRAMA E AS IMAGENS
Ministrante: Leandro Bacellar
Local: Teatro Estrelas- Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dias: 18/10 e 20 /10
Horário: 14 as 18h
Carga horária: 08h
Classificação etária: 14 Anos
Vagas: 30 pessoas
Pré-requisito de participação: Interessados em dramaturgia para diversos formatos, incluindo o teatro e o cinema.
Proposta: Em dois encontros, cada um com quatro horas de duração, o dramaturgo do Grupo Teatro Empório, Leandro Bacellar, ministrará uma oficina voltada para a criação em dramaturgia. Como ponto de partida, CIDADE/ABISMO, criação original de Leandro Bacellar, será utilizada. Durante os encontros, serão investigadas questões relativas as imagens que originam uma criação dramatúrgica e exercitadas práticas para desenvolvimento dessas e outras imagens.
OFICINA INTERPRETAÇÃO E DIREÇÃO
Ministrante: Integrantes Grupo Atores Associados e Todo Cultura - MG
Local: Teatro Estrelas- Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dia: 19/10
Horário: 14 as 18h
Carga horária: 04 horas/dia
Vagas: 30 participantes.
Pré-requisito de participação:Atores e não atores, circenses, bailarinos, diretores, estudantes de artes, Jovens e adultos e amantes da arte.
WORKSHOP/PALESTRA/ MOSTRA/ EXPOSIÇÃO/ BATE PAPO
EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA – GTE +15
O Grupo Teatro Empório (ES) em 2017 completa 14 anos. Durante esta trajetória, fotógrafos e artistas registraram o GTE em cena. As exposições fazem parte dos eventos da estreia do novo espetáculo do grupo e ficará em cartaz no Teatro Carlos Gomes, durante a programação do Festival Nacional de Teatro de Vitória 2017.
Local: Hall do Teatro Carlos Gomes
Dias: 13 a 21 de outubro 2017
Projeto expo gráfico: Leandro Bacellar e Kênia Lyra
Curadoria e Montagem: Kênia Lyra
Assistente de Produção e Montagem: Dayanne Lopes
Direção de Produção: Leandro Bacellar e Ramon Alcântara
Idealização: Leandro Bacellar
Realização: Grupo Teatro Empório
PALESTRA/WORKSHOP - O ATOR E A ESSÊNCIA NA INTERPRETAÇÃO
Ministrante: Roberto Cordovani, Ruben Gabira e Victor Rodrigues
Local: Teatro Estrelas- Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dia: 16/10
Horário: 14 as 18h
Carga horária: 04 h
Vagas: 30 participantes.
Pré-requisito de participação:Atores e não atores, circenses, bailarinos, diretores, estudantes de artes, Jovens e adultos e amantes da arte.
RODA DE CONVERSA- Patrocínio Petrobras
Com O Grupo Vertigem
Local: SESC Gloria
Dia: 19/10
Horário: 16h as 19h
Tempo de duração: 6 horas
Entrada Franca
Público: a decidir, dependendo do lugar onde estas atividades ocorram
Proposta - Apresentação do histórico do grupo passando por todas as produções e discutindo a trajetória artística, relações entre teatro e cidade, processo colaborativo, meios e modos de produção.
Nesta conversa, podemos abrir para mais pessoas e não necessariamente quem irá fazer as demais atividades, aqui podemos agregar professores, diretores, coreógrafos e demais pesquisadores, artistas e interessados.
Público-alvo: artistas locais
MESA DE DEBATE- FAZER TEATRO EM TEMPOS DE BARBÁRIE: QUEM SOMOS E PARA ONDE VAMOS?
Mediador: William Berger
Participantes da Mesa: Verônica Gomes, Carlos Ola, Robson de Paula.
Local: Teatro Estrelas - Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dia: 21/10
Horário: 14h
A mesa propõe o encontro entre diferentes sujeitos que fazem Teatro com linguagens diferenciadas em contexto nacional e local e o diálogo sobre o fazer teatral na contemporaneidade (formação e exercício profissional), em busca de caminhos e possibilidades, em tempos de crise anunciada e barbárie social.
Cineclube CINE EM CENA
EXIBIÇÃO DE 11 ESPETÁCULOS DA CIA VERTIGEM Patrocínio Petrobras
Local: SESC Gloria
Dia: 18/10
Horário: 18h30 as 21h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
AUGUSTO BOAL EO TEATRO DO OPRIMIDO
Local: Teatro Estrelas - Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário)
Dia:21/10
Horário: 16h
Duração: 1h45min.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Cineclube com o filme “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” direção de Zelito Viana, premiado com o Margarida de Prata (2012), apresenta um panorama do pensamento educativo e da dramaturgia teatral de Augusto Boal, teatrólogo, dramaturgo, ator, diretor teatral, embaixador mundial do Teatro pela Unesco (2008): do Teatro de Arena ao Teatro do Oprimido, passando pela ditadura militar e processo de redemocratização do Brasil (1950 a 2000). O cineclube inclui oficina demonstrativa de Teatro do Oprimido com William Berger (ator e curinga do Teatro do Oprimido) e reflexão sobre o tempo presente e a continuidade da obra de Augusto Boal.