11/10/2016 11h46 - Atualizado em 11/10/2016 12h09

19º Festival de Frutos do Mar anima Anchieta

Foto: Divulgação

O clima do Balneário de Iriri, em Anchieta, na Região Turística da Costa e da Imigração, será totalmente gastronômico nos próximos dias. A partir desta quarta-feira (12), acontece o 19° Festival Capixaba de Frutos do Mar, que irá encher de cores e sabores as Praias de Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul.

Palco principal do Festival, o espaço gastronômico será montado na Praia da Costa Azul, iniciando as atividades na quarta-feira (12), às 19h30. Aulas-shows e música encerram a primeira noite do festival. Na quinta (13) e na sexta-feira (14), o espaço abre às 12 horas, com música, aulas-shows e muitos pratos com frutos do mar. O evento continua no sábado e no domingo, com início às 11h.

Além da parte de gastronomia, o 19° Festival Capixaba de Frutos do Mar terá atividades esportivas e ecológicas. No sábado, acontece o Passeio com a Liga Ecológica de Iriri, às 9 horas, e no domingo, o Passeio ciclístico beneficente, às 7 horas.

A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem do festival. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Descubra Anchieta

Anchieta, município localizado no litoral Sul do Espírito Santo, é famoso por suas belas e calmas praias e, também, nacionalmente, pela caminhada “Os Passos de Anchieta”. Andarilhos de todo o país saem de Vitória em direção a Anchieta, refazendo o percurso do jesuíta Padre Anchieta, hoje São José de Anchieta.

O município possui 23 praias, entre elas Ubu, Iriri e Castelhanos, que se destacam por suas belas paisagens e são as mais procuradas do município durante o verão.

Balneário de Ubu: Com águas calmas e claras e de areia fina e compacta. Na ponta direita ficam os arrecifes. No outro lado, o Pontal de Ubu, que oferece uma vista panorâmica da região. Perto dele fica a Lagoa do Surfe, de água verde, boa para o banho e para a prática de windsurfe.

Balneário de Iriri: Destaque para a Praia dos Namorados, a Costa Azul e a Praia da Areia Preta, muito procuradas no verão. O mar calmo, a água cristalina e a areia dourada convidam à prática de mergulho e a passeios em família.

Praia dos Castelhanos: Com larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. As piscinas naturais, com águas mornas, atraem crianças e adultos. A parte norte é semideserta e permite o camping selvagem.

Parati: Com um visual rústico e aconchegante, essa praia é ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso. Ainda é pouco frequentada por turistas, o que a caracteriza como um bom lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo e azul, ótimo para o banho. Além de caminhada, o windsurf também costuma ser praticado por visitantes. Com uma bela paisagem, é o lugar ideal para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e assistir ao pôr do sol.

Santuário Nacional de Anchieta: A Igreja Nossa Senhora da Assunção, ou Santuário Nacional de Anchieta, é uma das mais antigas do Brasil, e segundo a tradição, sua construção se deve ao santo São José de Anchieta. Construída no século XVI, foi feita com o trabalho dos índios catequizados. Na obra, empregaram-se pedras e blocos de recife presos com argamassa feita com óleo de baleia.

Como chegar: Anchieta fica a 85 km da capital Vitória, já o balneário de Iriri a 93 km, cerca de 1h30 de carro. O melhor acesso saindo de Vitória é pela Rodovia ES 060 em direção ao Sul do Estado. Também é possível chegar à cidade de ônibus.

 

Serviço

19° Festival de Frutos do Mar de Iriri

Data: 12 a 16 de outubro

Local: Iriri, Anchieta

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela Rod. Do Sol sentido Guarapari, até chegar à cidade de Anchieta. O balneário contempla as praias de Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul.

Entrada Gratuita

Contato: (28) 3536-3143

 

Programação

12/10 (quarta-feira)

19h30 – Abertura oficial do espaço gastronômico e institucional

20 h – Aula-show com o Chef. Gilson Surrage

Prato – Paella Marineira

21 h – Show com Paula e Alan

22 h – Show com Henrique Cabral

0 h – Encerramento

13/10 (quinta-feira)

12 h – Abertura do espaço gastronômico e institucional

14 h – Show com Everli e Di’butuca

17 h – Aula-show com Alice Araújo

22h30 – Show com Niumar Santiago

0 h – Encerramento

14/10 (sexta-feira)

12 h – Abertura do espaço gastronômico e institucional

13 h – Show com Alice Araújo

15 h – Show com Lucas Fantinato

17 h – Aula-show com o Chef Gilson Surrage

Prato: Surpresa

18 h – Desfile escolar: Contando a história do Balneário de Iriri

20 h – Show com Durval de Castro

22h30 – Show com Henrique Cabral

01 h – Encerramento

12/10 (sábado)

9 h – Passeio ecológico com a Liga Ecológica de Iriri

11 h – Abertura do espaço gastronômico e institucional

13 h – Show com Anfrizio

16 h – Show com Everli e Di’butuca

19 h – Show com Duda Filippe

22 h – Show com Norton – Banda Guaiamoon

01 h – Encerramento

16/10 (domingo)

07 h – Passeio ciclístico Beneficente – Inscrição no local

11 h – Abertura do espaço gastronômico e institucional

13 h – Show com Versão Pirata

14 h – Show com Banda 63

15 h – Sorteio da Ação Evangelizadora – Premio 01 Moto 0 KM

18 h – Show com Paulo & Alan

20 h – Show com Enedito

22 h – Encerramento

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (Coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.turismo.es.gov.br

Twitter: @turismo_es

Facebook: Turismo Espírito Santo

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard