26/09/2016 14h39 - Atualizado em 26/09/2016 21h35

27 de setembro: Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo

#amorS2es

Esta terça-feira, dia 27 de setembro, marca a comemoração do dia mundial do turismo e também, do dia do turismólogo. A atividade econômica cresce motivada, principalmente, pelo avanço da globalização e dos sistemas de transportes.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) classifica turismo como “atividade que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros”.

O turista é o sujeito que faz essa movimentação, ou seja, a pessoa que se desloca para um lugar diferente de onde reside ou trabalha. Já o turismólogo é quem estuda, planeja e gerencia as atividades do setor turístico.

Dados da OMT mostram que mundialmente o turismo e a atividade turística correspondem a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, chegando a movimentar US$ 1,4 trilhão. Essa movimentação gera crescimento em importantes setores da economia, com a criação de emprego e renda e com grande impacto social, político e cultural nas regiões. Um em cada onze empregos no mundo é relacionado ao turismo.

Nas Américas, em 2013 o número de chegadas internacionais aumentou 3%, e a receita aumentou 6%, chegando a US$ 229 bilhões por ano.

No Brasil, a atividade movimenta a economia de várias cidades e regiões com uma grande diversidade de segmentos: sol e praia; eventos culturais e religiosos (entre eles o Natal, Carnaval, festivais de música e de cinema, e as festas de santos padroeiros, como a Festa da Penha); esportes e aventura; ecológico; entre outros.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) parabeniza os profissionais que atuam na área e que fazem crescer a prática do turismo por todo o mundo, especialmente no Espírito Santo. A Setur agradece, ainda, aos turistas que escolhem o Espírito Santo com destino para conhecer os encantos capixabas.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br 
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard