02/05/2017 17h54 - Atualizado em 02/05/2017 18h02

28ª Festa Pomerana anima Santa Maria de Jetibá

O clima ameno nos últimos dias vai esquentar com as comemorações da 28ª Festa Pomerana, que começou nesta terça-feira (02) e segue até o próximo domingo (07), em Santa Maria de Jetibá. Os festejos contam com muita música, boa gastronomia e manifestações culturais.

Em uma das cidades mais pomeranas do Brasil, onde alguns moradores ainda falam somente a língua do país de origem, a festa celebra a cultura e as tradições dos imigrantes. A programação contará com concursos de príncipes e princesas, de vovôs e vovós, danças folclóricas, shows, bailes, desfiles e muito mais.

Nesta terça-feira (02), a partir das 17h, a animação está garantida com muitos contos e causos no Centro de Vivência da Terceira Idade. A programação de quarta-feira (03) terá eleição de Vovó e Vovô, Menininho e Menininha, Rainha e Princesas Pomeranas. Shows e exposições encerram a programação do segundo dia de festa.

Na quinta-feira (04) acontece a abertura oficial da 28ª Festa Pomerana com Sessão Solene na Câmara de Vereadores e shows. A programação de sexta-feira (05) começa na madrugada com alvorada pelas ruas da cidade, seguida de projetos culturais e shows.

No sábado (06) a animação continua. Atrações culturais vão agitar a cidade durante o dia e à noite. Concurso do lenhador e casamento tradicional pomerano, com quebras de pratos, serão algumas das atrações.

No domingo (07) também haverá atividades durante todo o dia, começando às 7h, com alvorada pelas ruas da cidade e desfile histórico na avenida principal, seguindo até a noite com diversos shows. O encerramento da 28ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá fica por conta da banda Amigos da Noite, que se apresenta às 22h, no palco principal.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

Cultura Pomerana

Os pomeranos eram o povo da região entre a Alemanha e a Polônia. Entretanto, a Pomerânia deixou de ser habitada por eles após a 2ª Guerra Mundial, sendo assim, a maior parte da região incorporada à Polônia e uma pequena parte à Alemanha.

Mas o processo de imigração dos pomeranos começou antes, no século XIX, principalmente para o Brasil, os Estados Unidos e a Austrália. Procurando sempre regiões de montanhas, que pareciam mais com o clima europeu, no Brasil a imigração aconteceu para o interior do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O casamento tradicional pomerano ainda acontece no Espírito Santo, em uma relação de continuidade com o passado. As proclamações no culto religioso ocorrem cerca de um mês antes da oficialização da união, período em que iniciam os preparativos para a festa: construção do forno e galpões. Tudo é feito coletivamente por amigos, vizinhos e parentes.

O ritual do Quebra-Louça é um momento de barulho e agito. O quebrar das louças de porcelana significa espantar os maus olhares que possam prejudicar a vida matrimonial. Os noivos juntam os cacos em conjunto, simbolizando que as decisões na família serão tomadas por ambos.

28ª Festa Pomerana Pomerfest de Santa Maria de Jetibá

Data: 02 a 07/05

Local: Santa Maria de Jetibá

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela Rod. ES 080 e em seguida pela Rodovia ES 355, ao todo são 80 km.

Programação:

Terça-feira (02 de maio)

17h - Contos e Causos - Mundo Mágico da Leitura - Centro de Vivência da 3ª Idade

Quarta-feira (03 de maio)

16h - Eleição Grootmuter un Grootfåter (vovó e vovô) - Praça Municipal

- Eleição Klairmääke un Klairjong (menininha e menininho)

- Eleição da Rainha e Princesas Pomeranas

- Apresentação de Nathan da Concertina

18h - Abertura da Exposição Johannes Bugenhagen: Doctor Pomeranus Organizado pelo Instituto Zauberberg - Local: Igreja Luterana

Quinta-feira (04 de maio)

16h - Sessão Solene de Abertura da 28ª Festa Pomerana e 29º Aniversário de Emancipação - Câmara de Vereadores

19h - Apresentação da Banda Caminhos - Praça Municipal