19/06/2023 18h33

3ª Ruraltures reúne mais de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou entre quinta-feira (15) e esse domingo (18), da 3ª Feira Estadual de Turismo Rural – Ruraltures, em Venda Nova do Imigrante. O evento aconteceu no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“, contou com 150 expositores e reuniu mais de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Entre os expositores estavam floricultores, estandes dos municípios, agroturismo/agroindústria, praça de alimentação, espaços de cervejarias e cafés capixabas e artesanato. Além dos expositores, a Ruraltures incluiu uma variedade de atrações, como cozinha show, apresentações culturais, workshops e turismo de experiência. O estande “Descubra o Espírito Santo” da Secretaria de Turismo (Setur), também estava presente, com degustações de produtos capixabas e um estúdio de fotografia, onde o participante tirava uma foto que era impressa e ia para um grande mosaico com a frase “Eu vou Capixabear”. A cada foto tirada, o mosaico ia criando forma.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, ressaltou a importância do evento para o agroturismo no Estado. “É com alegria que fazemos parte da maior feira de agroturismo do Estado. Muito importante também acontecer em Venda Nova, Capital Nacional do Agroturismo. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da produção rural, turismo de experiência, potencialidades e atrativos dos nossos municípios capixabas. O Governo do Estado, por meio da Setur, acredita no desenvolvimento e crescimento econômico do turismo por meio de feiras como esta”, frisou Meireles.

Durante a tarde de sexta-feira (16), segundo dia de evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, participou da Ruraltures. Ele visitou o estande “Descubra o Espírito Santo”, também esteve nos espaços dos municípios capixabas, dos artesãos e produtores locais e no de experiências, onde cada participante produzia polenta e pães artesanais.

Espaços Especiais

Os espaços especiais foram projetados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Sob o comando do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Cozinha Show ofereceu 21 aulas ao público. Entre elas, destacou-se o workshop sobre Marketing e Fotografia, ministrado pelos jornalistas Gustavo Ribeiro e Matheus Martins. Nessa atividade, os empreendedores receberam dicas sobre como impulsionar suas vendas nas redes sociais a partir da fotografia de gastronomia.

Ao longo da programação da RuralturES, o público pode viver experiências diversas. No Espaço Café, também sucesso em 2022, os visitantes conheceram todo o processo, desde o plantio até a embalagem, passando pela colheita, secagem, torra e moagem. Além disso, foram apresentados os diferentes tipos de torra e a harmonização do café.

No espaço do Mini Cup, os visitantes tiveram a oportunidade de entender e se tornar provadores de cafés especiais, seguindo critérios profissionais. Já na área dedicada às cervejas, os participantes vivenciaram experiências como degustação às cegas, harmonização e conheceram o processo produtivo e o plantio do lúpulo.

No segmento do artesanato, foram oferecidas oficinas para os interessados em aprender novas técnicas e expressar sua criatividade. Uma das exposições em destaque foi a do Espaço Flores, onde um instrutor do Senac ministrou oficinas florais no local.

A RuralturES foi uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau com correalização do Sebrae-ES, Governo do Estado – por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) –, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante. Também contou com o apoio do Senac e Senar e patrocínio do Sicoob.

Tati Beling

(27) 3636-8006 / 98141-8888