21/01/2016 17h09 - Atualizado em 11/02/2016 17h00

52ª Festa da Uva e do Vinho agita fim de semana em Alfredo Chaves

Foto: Sagrilo

Que tal curtir o final de semana no interior capixaba, aproveitando a natureza, tomando banho de cachoeira ou degustando um bom vinho? Então aproveite a folga e visite Alfredo Chaves, na região das Montanhas Capixabas. A cidade vai ficar agitada com a 52ª Festa da Uva e do Vinho, que acontece neste sábado (23) e domingo (24), no distrito de São Bento de Urânia, interior do município.

A festa, que já é considerada uma das mais tradicionais das montanhas, tem como atrações o concurso para escolher o melhor vinho, o desfile de microtratores e shows com as bandas Musical Prateado e Mania Sertaneja. Durante os festejos acontecem também apresentações culturais e palestras técnicas para os produtores de uva e vinho.

Diversos produtos derivados da fruta, como geleia e vinho, serão comercializados durante o fim de semana. Outra atração especial é a visita aos sítios produtores de uva, que abrem as porteiras para receber visitantes, que poderão comprar a fruta, conhecer o cultivo, degustar, escolher a uva diretamente no pé.

São Bento de Urânia fica a 41 km da sede de Alfredo Chaves e é um dos maiores produtores de uva do município. Uma semana antes do evento a Secretaria Municipal de Agricultura e o Incaper realizam visita técnica aos sítios, com objetivo de orientar os produtores, classificar as propriedades e avaliar os frutos.

A expectativa, segundo os organizadores, é comercializar mais de cinco toneladas de uva durante a festa. A Setur apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba conhecer o Estado e valorizar a cultura local.

Descubra Alfredo Chaves

Alfredo Chaves é famoso por suas belas cachoeiras e pela prática de esportes radicais, como rapel e voo livre. Além de curtir, aproveite para descobrir as belezas do município, localizado a 81 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é via BR 101, em seguida pela ES 146. Confira alguns atrativos da cidade e monte seu roteiro:

São Roque de Maravilha: Um lugar abençoado pela beleza natural, rico em águas puras, composto por vales e diversas cachoeiras. Seu caminho é serpenteado por um riacho que forma lindas quedas d’água. O cenário bucólico é perfeito para descanso e para contemplar a natureza. Distante 26 km da sede.

Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde: Uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede. Forma um dos principais cartões postais do município. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região. Famosa pela prática de rapel em sua queda.

Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui: Com duas belas quedas d’águas, a cachoeira é formada por águas claras, sua nascente é formada em meio à mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.

Igreja de Sagrada Família, em Sagrada Família: A igreja é uma das mais belas da região, conservando toda a sua estrutura desde a época de sua construção. A igreja por si só, é um verdadeiro ponto histórico. Suas belezas estão em todas as partes, desde a arquitetura do prédio até os pequenos detalhes de seu altar. Uma das mais antigas igrejas do município. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França. Distante 09 km da sede.

Estação Ferroviária de Mathilde: Construída no início do século XX, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje funciona como um centro cultural, histórico e turístico do município.  Distante 18 km da sede.

Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta: Uma das mais famosas do Brasil, recebe pilotos de todo o mundo e sedia campeonatos de nível estadual e nacional. A rampa forma um belo mirante, de onde se pode avistar, de um lado o litoral Sul do Estado, do outro, as belas e verdes montanhas capixabas. Distante 05 km da sede.

Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá: águas límpidas e geladas formam o atrativo. Ao seu redor está uma rica vegetação preservada. Distante 23 km da sede.

Confira a programação da 52ª Festa da Uva e do Vinho:

Dia 23 - sábado

12h: Torneio de bocha

14h: Concurso de Vinho - Degustação e classificação dos vinhos inscritos

17h: Tradicional desfile de Microtratores

17h30: Torneio de mora

20h- Desfile e escolha da Rainha da Uva e do Vinho 2015

22h: Show com Musical Prateado

Dia 24 - domingo

10h: Santa missa

11h30: Benção da Uva e dos produtos da exposição

12h: Premiação do concurso de uva e vinho e dos viticultores

14h: Apresentação cultural

16h: Sorteio beneficente – 02 motos (01 CRF 230 e 01 Titan 125) e mais dois prêmios de R$ 1 mil

16h30- Show de encerramento com Mania Sertaneja

Como chegar: O melhor acesso a São Bento de Urânia pela BR 262 é por Victor Hugo, na altura do Km 71, depois seguindo uma estrada asfaltada num percurso de 11 km até a festa. Também há opção pelo Posto do Café, altura do Km 60. Já quem vem por Alfredo Chaves é seguir sentido Matilde, passando por Carolina.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

Instagram: @descubraoespiritosanto