30/05/2018 17h16

55ª Festa de Corpus Christi: tradicionais tapetes enchem as ruas de Castelo

O colorido dos tapetes de Corpus Christi enfeita novamente as ruas de Castelo, na Região Turística das Montanhas Capixabas. Durante esta quarta (30) e esta quinta-feira (31), moradores, fiéis e turistas preparam e participam da 55ª Festa de Corpus Christi, considerada a segunda maior festa religiosa do Espírito Santo.

Durante o evento, aproximadamente 1,5 km de rua é ornamentado com imensos tapetes com temas religiosos, confeccionados pelos fiéis com materiais como pó de serra, terra, flores, pedras, palha de café, arroz e diversos outros. O tema da festa deste ano é “Eucaristia, Alimento da Comunidade”.

A montagem dos tapetes começa nesta quarta-feira (30), às 18h, em vários pontos da cidade, e segue por toda a madrugada, com previsão de término quase ao amanhecer do dia. Na quinta-feira (31), além dos tapetes, estão programadas as missas e a procissão do Santíssimo Sacramento sobre os tapetes, encerrando as celebrações da 55ª Festa de Corpus Christi de Castelo.

O evento vai contar com praça de alimentação, localizada na Av. Nossa Senhora da Penha, em frente à Prefeitura de Castelo. O espaço funcionará nesta quarta (30) das 18h à 0h, e na quinta (31) das 8h às 21h. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba conhecer o estado e valorizar a cultura local.

Voluntários fazem a festa acontecer

Para que a festa seja realizada, a mobilização da comunidade começa alguns meses antes. Criam-se desenhos e é feito o levantamento do material a ser utilizado na confecção dos tapetes. Neste ano, cerca de 3 mil pessoas participam como voluntárias. A Paróquia Nossa Senhora da Penha, organização da festa, e a Prefeitura de Castelo fornecem suporte para a confecção dos tapetes.

Serviço:

55ª Festa de Corpus Christi de Castelo

Data: 30 e 31 de maio de 2018

Mais informações; http://www.castelo.es.gov.br/site/

Saiba mais sobre Castelo: http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt/cidade/castelo.html

Programação 55ª Festa de Corpus Christi de Castelo:

Quarta-feira (30 de maio)

18h – Início da confecção dos tapetes

18h – Abertura da Praça de Alimentação (funcionamento até 0h)

Quinta-feira (31 de maio)

7h – Missa de grupos de Círculos Bíblicos (Refletindo)

9h – Missa da catequese e da Infância e Adolescência Missionária