03/04/2023 13h31

A importância de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério do Turismo e dos órgãos estaduais de turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente nas ações de fomento ao turismo.

Estar no Mapa demonstra que o município está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para turismo, trazendo uma série de benefícios para estruturação de políticas públicas e fomento, nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão.

A Secretaria de Turismo (Setur) prioriza sua atuação pelos municípios participantes do Mapa. Seguem algumas das ações da Secretaria:

Projeto Qualificação para o Turismo: tem como objetivo estimular e fortalecer o desenvolvimento do turismo no Espírito Santo. O projeto oferece vagas em cursos de qualificação profissional, estimulando a melhoria da prestação dos serviços nas diversas áreas do turismo. Entre 2023 e 2026, a expectativa é de ofertar mais de seis mil vagas dentro do programa. Estas vagas são destinadas aos municípios participantes do Mapa do Turismo.

Famtours, feiras e Turismo de Experiência: Em 2023, a Setur planeja dar continuidade ao Projeto Turismo de Experiência, com estruturação de até 60 empreendimentos. Além disso, prevê a realização de Famtours, com capacitação de 200 agentes e participação em, no mínimo, sete feiras nacionais dos segmentos de turismo e duas Feiras Estaduais.

Destinos Turísticos Inteligentes: Aberto o edital para seleção de 10 municípios que PARTICIPARÃO NO PROJETO “ESTRATÉGIA NACIONAL DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTE DO BRASIL”. As inscrições estão abertas desde o dia 22 de março e seguem até o próximo dia 21 de abril e somente municípios integrantes do Mapa do Turismo e nas categorias A e B poderão participar.

Pesquisa de identificação do perfil do turista no Estado: A Setur realiza periodicamente pesquisa de identificação do perfil do turista que vem ao Estado e apenas municípios que estão no Mapa do Turismo participam.

Edital de eventos: A Secretaria de Turismo vai aportar R$ 1 milhão em eventos em 2023 e somente municípios do Mapa podem participar do edital.

Caminhos do Turismo: tem como objetivo qualificar os acessos a diversos atrativos e regiões, especialmente àqueles que levam a locais para prática de turismo de aventura, natureza e agroturismo.

Requisitos:

Para estar no Mapa do Turismo, os municípios precisam cumprir requisitos de estruturação da gestão municipal, como:

• Dispor de órgão municipal de turismo
  • Orçamento municipal voltado para o fomento do turismo
  • Conselho Municipal de Turismo formalizado e ativo
  • Ter empreendimentos registrados no Cadastur

O processo de atualização do Mapa é anual e o município pode entrar a qualquer momento. Quem faz a mobilização e a validação de inserção no Mapa é a Gerência de Gestão do Turismo e é de responsabilidade do município alimentar o Sistema do Mapa do Turismo com as informações necessárias que comprovem o cumprimento dos critérios citados.

Os 78 municípios são sensibilizados e mobilizados constantemente sobre a importância de estruturar a gestão municipal do turismo para manter-se no Mapa.

Informações à imprensa:

Tati Beling