27/09/2019 16h35

A maior festa religiosa do Espírito Santo completa 450 anos em 2020

Em 2020, a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das mais representativas do Brasil completa 450 Anos de existência. Um marco que é motivo de orgulho para todos os capixabas, já que a homenagem à Virgem está associada à identidade, cultura e história do Estado. A Comissão Organizadora da Festa da Penha apresentou, na manhã desta sexta-feira (27), o Selo Comemorativo da edição do próximo ano.

O Dia de Nossa Senhora da Penha em 2020 será comemorado em 20 de abril. Este será o primeiro ano de feriado alusivo à data em todo território capixaba, conforme lei aprovada pelo Governo do Estado em julho deste ano.

O evento de lançamento do selo comemorativo contou com a presença da vice-governadora em exercício, Jaqueline Moraes, que destacou a importância do evento para os capixabas. “Quero dizer que essa é uma festa pela qual o Governo do Estado tem muito carinho. O governador é católico e eu sou evangélica, mas sei da importância desse evento e de como ele congrega pessoas e famílias. Independente das questões religiosas, a Festa da Penha é um patrimônio histórico e cultural. Ninguém vem ao Espírito Santo e vai embora sem tirar uma foto no Convento da Penha. Sem sentir essa paz que esse lugar transmite”, enfatizou Jaqueline Moraes.

Selo Comemorativo

O Selo Comemorativo dos 450 Anos do evento remete ao Santo Rosário, fiel companheiro das preces e caminhadas dos devotos. O rosário representa a união, fé e devoção dos capixabas. O selo estará estampado nas peças alusivas à Festa, marcando visualmente a data.

Com o Rosário, os católicos meditam sobre a peregrinação que Jesus fez por este mundo, unidos pelo fio da fé. Sem a fé, os dias de nossa vida seriam um amontoado de contas perdidas no chão, como acontece com as contas do terço quando se quebra o fio que as mantém unidas.

Tradição capixaba

A primeira edição da Festa da Penha aconteceu em 1570. Desde a época de Frei Palácios até os dias atuais, a celebração evolui junto com a história do Espírito Santo, fazendo parte da tradição e identidade do povo capixaba. Em 2020, as homenagens à Padroeira do Estado acontecem entre os dias 12 e 20 de abril.

“Há 450 anos chegou em nossas terras a devoção à Nossa Senhora das Alegrias, também conhecida como Nossa Senhora da Penha. A cada edição a festa em honra à padroeira dos capixabas ganha mais devotos para além dos limites do território do Estado, com uma extensa e variada programação e inúmeras romarias. Hoje somos a maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do País. São séculos de fé e a devoção do povo à Nossa Senhora, que vela por nós do alto da montanha. Tudo isso reforça ainda mais a importância da presença da Igreja e do seu papel na evangelização, e em especial dos franciscanos, trazendo os valores da fé, da ética cristã e da cultura local”, destaca o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira.

São nove dias de evento com uma vasta programação, que incluem missas, apresentações culturais, romarias e muito mais. Uma festividade plural, representativa do povo capixaba e que renova sua tradição a cada nova geração.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Festa da Penha.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Íris Carolina Miguez

(27) 3636-1446 / (27) 99971-2819

iris.carolina@vice.es.gov.br

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz

(27) 3636-8006

imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard