09/03/2016 12h04 - Atualizado em 09/03/2016 12h05

A tocha em terras capixabas

Foto: Sagrilo
Porto Antigo, São Mateus

Por Carolina Valadares

Igreja Velha em São Mateus. Crédito: EmbraturIgreja Velha em São Mateus. Crédito: Embratur
Igreja Velha em São Mateus. Crédito: Embratur

Falar em Espírito Santo é falar nas montanhas, como a Serra do Caparaó com seu Pico da Bandeira, o terceiro maior do país; nas praias, na moqueca capixaba, na pedra do Frade e da Freira. É também lembrar de um de seus maiores símbolos, o cantor Roberto Carlos, filho de Cachoeiro de Itapemirim, e do ofício das paneleiras de Goiabeiras, tombado como patrimônio histórico nacional.

O estado teve influência da imigração alemã e italiana, que junto a portugueses, africanos e indígenas, enriqueceram a cultura local. Remanescentes da arquitetura colonial portuguesa estão espalhados pelo litoral, como o icônico Convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, e a Igreja e Residência dos Reis Magos, no município de Serra.  Guarapari, famoso destino de sol e praia, guarda também tesouros culturais como a Antiga Matriz, construída em 1585 pelo padre José de Anchieta, e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Vila Velha. Crédito: EmbraturVila Velha. Crédito: Embratur
Vila Velha. Crédito: Embratur


Antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 começarem, a tocha olímpica vai passar pelos 27 estados e o Distrito Federal, percorrendo mais de 300 municípios.  No Espírito Santo, circula por nove municípios, entre eles Serra, Guarapari e Vila Velha; com pernoites em Cachoeiro do Itapemirim, Vitória e São Mateus.

O Espírito Santo recebeu investimentos da ordem R$ 80,9 milhões do Ministério do Turismo nos últimos anos para obras de infraestrutura turística. Entre elas, destaca-se a sinalização turística em São Mateus e Vitória, e obras de urbanização, drenagem e pavimentação na praia de Santa Mônica, em Guarapari.

Conheça atrativos dos municípios por onde a tocha vai pernoitar:

Casa dos Braga.  Crédito: Weverson RocioCasa dos Braga. Crédito: Weverson Rocio
Casa dos Braga. Crédito: Weverson Rocio


Cachoeiro de Itapemirim -
Conhecida por ser a cidade de origem do cantor Roberto Carlos e do cronista Rubem Braga cuja a residência virou cartão postal. A cidade de colonização italiana reserva várias atrações, entre elas, apreciar a beleza das rochas que formam o frade e a freira na BR 101, a Casa de Cultura Roberto Carlos onde nasceu o cantor, o Palácio Bernardino Monteiro (para ver do lado de fora), a Estação Ferroviária com seu acervo histórico e a Fábrica Pios, de objetos que reproduzem os sons das aves, única da América Latina.

São Mateus - Destino de sol e praia no Espírito Santo, São Mateus possui diversas praias como a Guriri, onde há uma sede do projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas; a praia do Bosque repleta de pinheiros. O Guriri Beach Park completa a diversão das crianças com toboáguas, piscinas e restaurante. O porto composto por 32 sobrados, construídos entre os séculos XVII e XIX, foi tombado na década de 70 pelo IPHAN.

Vitória. Crédito: EmbraturVitória. Crédito: Embratur
Vitória. Crédito: Embratur


Vitória -
A capital mais antiga da Região Sudeste concentra atrações históricas que podem ser conhecidas em um passeio a pé pela Cidade Alta. Na Praça João Clímaco está o restaurado Palácio Anchieta, antigo convento transformado em sede do governo. Nas imediações, há edifícios religiosos dos séculos XVI e XVII: a Capela de Santa Luzia, as igrejas de São Gonçalo e do Rosário e o Convento de São Francisco, que preserva a fachada original. Mais recentes, a Catedral Metropolitana (1920) tem estilo neogótico e o Teatro Carlos Gomes (1927) inspirado no Teatro Scala, de Milão. Complete a volta ao passado com uma visita ao museu Solar Monjardim, onde há objetos dos séculos XVIII e XIX. Da gastronomia, experimente a moqueca temperada com urucum ou a torta capixaba, feita com peixes, frutos do mar e palmito. Ambas são preparadas em panelas de barro, muitas delas fabricadas pelas artesãs do bairro de Goiabeiras, cujo ofício é registrado no livro de saberes do IPHAN.

 

Veja as cidades por onde a tocha passará no Espírito Santo:

Cachoeiro de Itapemirim

Guarapari

Vila Velha

Vitória

Serra

Aracruz

Colatina

Linhares

São Mateus

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard