13/01/2016 10h39 - Atualizado em 11/02/2016 17h04

Aproveite o verão para visitar os Parques Estaduais

Foto: SETUR/Weverson Rocio
Lago Negro / Pedra Azul - Domingos Martins

Com ecoturismo, praias, cachoeiras, aventura e diversão, os Parques Estaduais do Espirito Santo são uma boa pedida para quem quer sair da agitação da cidade e ir curtir um clima bucólico e tranquilo em meio ao verde da natureza.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) preparou uma rota dos Parques de Norte a Sul do Espírito Santo para os viajantes curtirem o verão nas áreas verdes durante qualquer dia da semana.

A primeira parada é no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), na cidade de Conceição da Barra, no Norte do Estado. Muito visitado por turistas o ano todo, o Parque encanta os frequentadores e moradores com suas dunas de areias esculpidas pela própria natureza. Além disso, o Parque tem áreas de alagados, praias e rios, onde podem ser feitos passeios em trilhas, de bicicleta e caiaque.

Seguindo o roteiro em direção à região da Grande Vitória encontra-se o Parque Estadual Paulo Cézar Vinha (PEPCV), na cidade de Guarapari. Criado com o intuito de preservar espécies de plantas e animais, o Parque conta com uma vegetação de Mata Atlântica litorânea, de restinga, praias, além de lagoas que podem ser visitadas por meio de trilhas e pela praia. Localizado às margens da Rodovia do Sol, ligação de Vila Velha à Guarapari, este Parque é a opção mais próxima da capital, Vitória.

O passeio chega à Região Serrana, mais exatamente no Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), no município de Domingos Martins. Pedra Azul é uma formação rochosa de 1.822 metros de altura que muda de cor várias vezes ao dia, de acordo com a posição do sol. Outro aspecto curioso do Parque é a ação natural que esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, o que abrilhanta ainda mais a paisagem. O Parque, que já foi cenário de novela, possui trilhas autoguiáveis e belas piscinas naturais.

Já no Sul a dica é o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), localizado entre as cidades de Alegre e Ibitirama. Com a bela Cachoeira da Fumaça, que tem 144 metros de altura e trilhas autoguiáveis, é outra opção para pessoas que buscam o contato com a natureza.

Também na Região Sul do Estado, está o Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), localizado na cidade de Castelo. O Parque possui um relevo montanhoso com trilhas fáceis.

Finalizando o passeio, também no município de Castelo, está o Parque Estadual Mata das Flores (PEMF), em uma região rica em plantas e animais. É um importante remanescente florestal da Mata Atlântica, propiciando a formação de um Corredor Ecológico desde suas terras quentes a até as terras mais altas e frias dos Parques Estaduais de Forno Grande e da Pedra Azul.  Podem ser observadas espécies como Cedrela, Cássia, Bromélias e Palmáceas e a fauna é composta por gaviões, tucanos, corujas, pacas, raposas, preguiças, ouriços e macacos-prego. Sua principal atração é uma trilha de 900 metros.

Curta o verão nos Parques Estaduais do Espirito Santo, existem opções para todos os gostos e estilos. Aproveite os destinos com responsabilidade, recolha seu lixo e deposite na lixeira mais próxima.

Mais informações:

- Parque Estadual de Itaúnas (PEI)
Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas. Região Norte.
Funcionamento: das 8h às 17h
Informações: (27) 3762-5196
As trilhas para as dunas e praias são de fácil acesso e autoguiáveis. Na Vila de Itaúnas é possível realizar passeios com o Grupo de Condutores Ambientais, o agendamento é pelo telefone (27) 99635-5583


- Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)

Localização: Guarapari, Região Metropolitana da Grande Vitória

Funcionamento: das 8h às 17h.
Telefone do parque: (27) 3242-3665

Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30. A trilha é de fácil acesso e autoguiável e não precisa de agendamento prévio. Já as trilhas monitoradas com o grupo de Condutores Ambientais para passeio de caiaque, devem ser agendadas previamente pelos telefones: (27) 99929-8479 e (27) 99837-2503.

 

- Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)

Localização: Domingos Martins, Região Serrana
Horário: 8h às 17h. Passeios, 9h30 ou 13h30
Informações: (27) 3248-1156.

O Parque possui trilhas autoguiáveis, mas os passeios podem ser agendados com antecedência, assim como verificada a disponibilidade dos monitores ambientais por meio do telefone (27) 99739-8005.

 

- Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF)
Localização: Alegre e Ibitirama, na Região Sul

Horário: 8h às 17h
Informações: (28) 9 9999-0639

A unidade conta com monitores ambientais credenciados para as trilhas para quem não quiser fazer o percurso por conta própria. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658

 

- Parque Estadual do Forno Grande (PEFG)
Localização: Castelo, região Sul
O parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio pelo e-mail pefg.iema@gmail.com. Os passeios são realizados de acordo com a disponibilidade para atendimento e número de pessoas.

- Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF)
Localização: Castelo, região Sul.
Informações: (28) 3542-3257

O parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris (Coordenadora) - (27) 99805-1308

Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

 

Assessoria de Comunicação Seama/Iema:

(27) 3636-2591 / 3636-2592

Imprensa: Amanda Amaral - (27) 99977-1012

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard