09/12/2016 14h15 - Atualizado em 09/12/2016 14h18

Arte e cultura animam Vila Velha

Os turistas e moradores que estiverem em Vila Velha, neste domingo (11), terão mais uma atividade de lazer. Acontece na Prainha, a 1ª  Rua das Artes que irá trazer muita poesia, música, gastronomia, grafite e muito mais aos pés do convento.

A ação anima a Rua Luiza Grinalda, das 9 às 17h. A primeira edição da Rua das Artes conta com o tema especial “Presépio”, já que acontece próximo ao natal.

Os visitantes irão encontrar intervenções artísticas, como grafite, música e poesia. Os foods trucks também irão invadir e dar sabor a Rua das Artes.

Artesanato de congo, como artesanato de congo, mosaico, vitral, escultura, cerâmicas utilitárias, papel artesanal, camisetas, telas, grafite, pinturas, vidro, tecidos, estampas, ilustração, velas, multimídia, antiguidades, literatura, dentre outras artes animam às oito horas de evento.

A Rua das Artes é composta por artesões e artistas plásticos de Vila Velha focado no desenvolvimento do turismo religioso e propagação da cultura capixaba.

O objetivo do encontro é potencializar o turismo aos pés do Convento da Penha, ampliar os atrativos para os turistas em Vila Velha, disseminar a arte e proporcionar a valorização dos artistas locais.

O evento é uma idealização dos artistas locais, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Vila Velha e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

 

Turismo Religioso

Em julho de 2011, o Ministério do Turismo publicou a portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos.  Neste sentido, a crescente popularização da Festa da Penha vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do País.

O Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil e um dos ícones do Espírito Santo. Sua arquitetura é característica do período colonial brasileiro, foi fundado por Frei Pedro Palácios e construído pelos escravos, logo após a chegada dele em terras capixabas, em 1558. Foi tombado em 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico Cultural.

Como santuário mariano muito procurado durante todo o ano por romeiros, é o segundo do Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas. É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha. O Convento está localizado num penhasco de 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, envolto por uma faixa de 50 hectares de mata atlântica. De lá é possível ter uma linda vista da Baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Frei Pedro Palácios chegou ao Espírito Santo em 1558 trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. O Largo do Convento (ou campinho) foi o local escolhido para a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis, em 1562.

Segundo a versão popular, o quadro teria sumido da Gruta onde o Frei morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros. A edificação da “Ermida das Palmeiras” foi erguida por volta de 1560.

Sítio Histórico

O Convento da Penha faz parte do Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha. Complexo que agrega pontos históricos com construções levantadas sobre a região aterrada do município. Ali estão o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola Aprendizes-Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário (fundada em 1551, sendo a mais antiga do Brasil ainda em funcionamento), o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho, a Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município.

 

 Serviço

1ª Rua das Artes

Data: domingo (11)

Horário: das 9 às 17h

Local: Rua Luiza Grinalda, Prainha (Rua do Convento)

Entrada Gratuita

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br 
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard