28/11/2016 17h24 - Atualizado em 28/11/2016 17h38

Artesanto: feira de artesanato começa nesta terça-feira (29)

O artesanato e cultura capixaba e de todo Brasil vão invadir Vitória nos próximos dias. Começa nesta terça-feira (29) e segue até domingo (04) a 4° Feira Nacional de Artesanato do Espirito Santo (Artesanto), na Praça do Papa, em Vitória.

O maior evento do segmento do Estado irá reunir aproximadamente 500 expositores e pretende receber mais de 45 mil pessoas nos seis dias de evento.  Além dos mais de 10 mil itens de artesanatos para venda, a feira também conta com atrações musicais, praça de alimentação, oficinas e atividades para toda a família.

Os visitantes poderão apreciar e adquirir itens de decoração, presentes e acessórios, confeccionados com os mais variados produtos, como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais, plástico, produtos do mar, entre outros. Os artesãos capixabas são os destaques do evento, que também conta com a participação de representantes de outros estados.

O evento faz ainda homenagem a alguns artesãos do Espírito Santo, que contarão com um espaço especial para demonstrarem suas habilidades. Eles foram escolhidos por ser referência em suas tipologias e por divulgarem o artesanato capixaba nacional e internacionalmente por meio de seus trabalhos.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Artesanato Capixaba

O artesanato tradicional capixaba é feito de diversas expressões e referências históricas, culturais e regionais, que são materializados de forma original e criativa pelas mãos do povo capixaba. A origem é herança artística de várias etnias que habitaram o Espírito Santo como, primeiramente, a indígena, em seguida colonizadores portugueses, os negros africanos e, mais tarde, imigrantes europeus.

Os produtos artesanais feitos no Espirito Santo se transformam com costumes, histórias e cultura de cada região e também tem função econômica e social, sendo fonte de renda de muitas famílias de artesãos. A diversidade da produção vai de objetos feitos em argila e barro, instrumentos musicais, os feitos de conchas, pedras, até traçados em fibra vegetal, esculturas em madeira e a renda, e forma um mundo de produtos desde os mais funcionais aos decorativos.

Serviço

4° Artesanto

Data: de terça-feira (29) a domingo (04)

Local: Praça do Papa, Vitória

Funcionamento: 3ª a 6ª – 16 às 22h | sáb – 10 às 22h | dom – 10 às 21h

Entrada Gratuita

 

Programação

Terça-feira (29)

19h30 – Abertura Oficial – Choro Criativo – FAMES

Quarta-feira (30)

18h30 – Orquestra de Violão – Instituto Preservarte

Sexta-feira (02)

20h – Dixieland – Banda Jazz volante - FAMES

Domingo (04)               

17h – MB Trio Jazz – FAMES

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br 
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard