02/08/2019 10h22

Avaliação positiva do Aeroporto de Vitória qualifica destino turístico capixaba

Aeroporto capixaba se mantém na liderança dos melhores aeroportos do Brasil com capacidade de receber até cinco milhões de passageiros por ano. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, nesta quinta-feira (01). O resultado da pesquisa qualifica ainda mais o destino turístico Espírito Santo.

Na classificação geral, entre todos os aeroportos do País, o terminal capixaba alcançou o segundo lugar, subindo duas posições em relação ao último levantamento realizado nos três primeiros meses deste ano. Com pontuação de 4,66, em uma escala em que a nota máxima é 5, o terminal de Vitória também conquistou o primeiro lugar em Satisfação Geral dos Passageiros – principal índice da pesquisa.

Para o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, a qualidade na prestação de serviços deste equipamento fortalece a cadeia produtiva do turismo. “O Aeroporto é a principal porta de entrada de visitantes e turistas. A qualidade de sua estrutura e, principalmente, seus serviços qualificam o segmento e são motivo de orgulho para os capixabas”, afirmou.

O superintendente do Aeroporto de Vitória, Kleyton Peixoto Mendes, destacou que o bom desempenho em relação à percepção do passageiro tem aumentado desde a inauguração do novo terminal, em março de 2018. "O resultado da pesquisa mostra que a população tem percebido a excelência do serviço aeroportuário prestado pela Infraero. No entanto, mais que ser o primeiro colocado, é preciso manter melhoria contínua", ressalta. 

Considerando a classificação geral dos aeroportos, nos meses de abril, maio e junho, o Eurico de Aguiar Salles ficou entre os três primeiros lugares, em dez dos indicadores avaliados. Além da Satisfação Geral dos Passageiros, o terminal alcançou bons resultados nos quesitos: 

 Tempo de fila na inspeção de segurança (4,76); 

  • Limpeza geral do aeroporto (4,72); 
  • Disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,70); 
  • Qualidade das instalações de estacionamento de veículos (4,67); 
  • Limpeza dos sanitários (4,63); 
  • Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (4,62); 
  • Qualidade na sinalização do aeroporto (4,61); 
  • Disponibilidade de sanitários (4,53); e 
  • Disponibilidade de tomadas (4,36). 

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda. e contou com 24.320 entrevistas respondidas por viajantes de voos domésticos e internacionais. 

Aeroporto – Com capacidade para receber 8,4 milhões de passageiros ao ano, no primeiro semestre de 2019 o Aeroporto de Vitória contabilizou 1,61 milhão entre embarques e desembarques e 21,5 mil aeronaves. Atualmente, quatro companhias aéreas oferecem voos regulares a partir do Eurico de Aguiar Salles, interligando os capixabas a diversos destinos brasileiros, como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte/Confins, Brasília, Salvador, Fortaleza e Recife.

 

Com informações da Assessoria da Infraero/ES

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard