27/09/2019 09h26

Avanços no setor marcam o Dia do Turismo no Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza importantes ações de fortalecimento ao segmento, lembrado nesta sexta-feira (27) em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo.

São destaques no Espírito Santo o crescimento das atividades turísticas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento no número de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), a realização de pesquisa de fluxo turístico e a criação de portaria que formaliza a atuação das instâncias de governança regionais. O Espírito Santo é o segundo Estado do país a ter esta legislação.

O programa nacional Investe Turismo também aparece como ação significativa do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, coordenada localmente pela Setur e Sebrae-ES, que buscam a qualificação e a promoção do destino. 

Para o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, a data é uma oportunidade de avaliar as políticas públicas executadas e valorizar toda a cadeia produtiva, buscando o fortalecimento constante do setor. “O turismo precisa ser visto como um segmento de negócio, de geração de renda e empregos. Não basta a beleza cênica de um lugar para que este se torne um destino desejado. É preciso infraestrutura e empresas capacitadas para que a melhor experiência seja alcançada”, explica o secretário.

Uliana enfatiza que este é o olhar do Governo do Estado para o setor, cujas ações tornam o Estado um ótimo lugar para viver e receber quem busca lazer. “Um bom destino turístico é aquele onde se vive bem. Nosso Estado, além de todos seus atrativos naturais, históricos e gastronômicos, é um Estado organizado e seguro, que permite uma boa experiência para todo turista”, comenta o secretário.

Dia Mundial do Turismo

A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980. No Brasil, a mesma data homenageia o turismólogo, profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard