27/04/2017 17h27 - Atualizado em 27/04/2017 17h28

Caminhada remonta passos dos imigrantes no século XIX

Que tal conhecer de perto os encantos por onde passaram os imigrantes italianos no Espírito Santo? Uma ótima oportunidade para isso será a 14ª Caminhada do Imigrante, que vai acontecer nesta segunda-feira (1°), entre os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

O trajeto é o mesmo que os imigrantes italianos fizeram no século XIX quando chegaram à região e é uma oportunidade de conhecer as cachoeiras e a Mata Atlântica da região.

A saída da caminhada acontece na Praça Duque de Caxias, em Santa Leopoldina e segue até Santa Teresa em um percurso de 30 km que poderá ser feito de bicicleta ou a pé.

A inscrição é gratuita e deve ser feita no endereço eletrônico http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br/.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

 

Caminho do Imigrante

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX. Para a definição do itinerário foram consideradas as descrições contidas nos documentos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo  (APEES) e as informações que estão em livros como: “Karina”, de Virginia Tamanini e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus pioneiros avós e bisavós.

Serviço

14° Caminho do Imigrante – Santa Leopoldina a Santa Teresa

 

Programação

Santa Teresa

5h30 - Transporte para Santa Leopoldina (Praça Duque de Caxias)

Santa Leopoldina

6h45 - Largada para ciclistas

7h: Largada para andarilhos

Santa Teresa

12h - Almoço típico

12h às 13h - Apresentações culturais

16h - Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Outras informações: http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard