Caparaó Capixaba se destaca como destino turístico e recebe 2º Simpósio Empresarial e Turístico
 
Com seu povo acolhedor, belas cachoeiras e gastronomia diversificada, o Parque Nacional do Caparaó tem se consolidado como um dos destinos turísticos mais procurados do Espírito Santo. Para impulsionar ainda mais o setor, a Secretaria do Turismo (Setur) marcou presença no 2º Simpósio Empresarial e Turístico do Caparaó, realizado na noite desta segunda-feira (20). O evento segue até esta terça-feira (21), na Pousada Aero Sofiste, em Divino de São Lourenço.
No primeiro trimestre de 2025, o setor turístico capixaba registrou um crescimento de 9,2%, o quarto maior índice do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará. Os dados são do Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo, uma publicação fruto da parceria entre a Setur, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, destacou a importância do evento: “Acredito que este momento é um marco para o nosso desenvolvimento. É a união do poder público, empreendedores e comunidades com um único propósito: transformar o Caparaó em uma referência nacional de turismo sustentável. Assim, fortalecemos a economia, valorizamos nossa cultura e garantimos que todos cresçam juntos. Vamos fazer do Caparaó um destino ainda mais vibrante e acolhedor, mostrando todo o seu potencial para o Brasil e o mundo.”
Para o subsecretário de Estado de Gestão e Marketing Turístico, Luciano Manoel Machado, o simpósio gera novas oportunidades: “É uma chance real de promover o desenvolvimento sustentável e econômico, pois sabemos do enorme potencial turístico da região do Caparaó Capixaba. Precisamos nos unir para aumentar o fluxo de turistas, permitindo que mais pessoas conheçam suas belezas naturais e apreciem cada particularidade do nosso Estado.”
Programação – Terça-feira (21)
13h30 – Sebrae/ES: Apresentação do programa Governança sem Fronteiras
14h– Senar/ES: Vivência no Campo: Oportunidades para o Turismo Rural
14h30 – Gente que Faz: Fábio de Souza Silva, da comunidade Feliz Lembrança
15h10 – Palestra: Case da Comunidade Chá de Jardim – Areia/PB, com Luciano Balbino – consultora de Turismo de Base Comunitária e uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro no Brasil, segundo a revista Forbes
16h10 – Encerramento: Café e Prosa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br
 
                     
                                 
                             
                