06/06/2016 10h20

Castelo: Sede do Parque de Forno Grande é inaugurada

Com um dos mais belos mirantes do Estado do Espírito Santo, o Parque Estadual de Forno Grande, localizado em Castelo, inaugurou, neste domingo (05), sua sede administrativa. O Governo do Estado também apresentou toda reforma feita no local e o novo paisagismo, importantes obras para a comunidade e os turistas. O evento abriu as comemorações da Semana do Meio Ambiente e foi realizado na sede da unidade, com a presença do governador Paulo Hartung.

Pela manhã, dois passeios ciclísticos deram início à programação. Uma turma de pedal saiu de Caxixe Frio, distrito de Venda Nova do Imigrante, utilizando uma das vias que está sendo asfaltada por meio do Programa Caminhos do Campo, e a outra turma saiu da cidade de Castelo, ambas em direção à nova sede administrativa do Parque.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung defendeu amplo debate para discutir as diretrizes da ocupação do solo na região, que deve ocorrer com a presença do poder público e participação da sociedade.

"Percorremos uma nova rota de turismo em nosso Estado. Essa será uma nova âncora que irá impulsionar o desenvolvimento desta região com a geração de importantes atividades econômicas. Não podemos deixar que a ocupação seja realizada de forma não planejada. Não podemos permitir uma ocupação desordenada. Precisamos estimular o desenvolvimento sustentável com envolvimento da sociedade", cravou Hartung.

A importância do Parque para o turismo local foi destacada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira.

"Nossas unidades são referência em função da biodiversidade. Em Forno Grande, as comunidades têm uma grande ligação com o Parque. O Conselho Consultor foi criado em 2015 e com o apoio das pessoas da região vamos manter a história e as tradições deste lugar. Vamos nos reunir com os prefeitos da região para pensar em medidas de preservação e que gerem turismo e renda. Esse eixo turístico é importantíssimo", disse.

O secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, pontuou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Estado do Turismo e do Meio Ambiente.

"Essa parceria entre turismo e meio ambiente é extremamente necessária e que no mundo todo tem um apelo grande. Com o crescimento das cidades e metrópoles, cada vez mais as pessoas precisam destes espaços como o Parque de Forno Grande", afirmou.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; a subsecretaria de Estado do Meio Ambiente, Fernanda Sousa; a subsecretaria de Estado do Turismo, Simone Modolo; o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Albertone Pereira; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago; os prefeitos de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, e de Castelo, Jair Ferraço, e representantes da Prefeitura de Domingos Martins.

O Parque conta, agora, com infraestrutura completa. As obras feitas no Parque visam a oferecer mais comodidade a funcionários, visitantes e também a pesquisadores que atuam na unidade. No local, foram construídas a nova sede administrativa e uma Casa de Apoio para servidores públicos e pesquisadores. Além disso, o Centro de Visitantes foi reformado.

O paisagismo do Parque também recebeu melhorias, incluindo o mirante. As obras foram realizadas sob a ótica da sustentabilidade, com estruturas de acessibilidade, instalação de películas antirreflexo nos vidros para evitar o choque de pássaros nas janelas, telhado Verde em cima das garagens e aquecimento solar. Também foi providenciada a reestruturação da rede de abastecimento da sede.

O valor do investimento foi de R$1.196.899, 50, com recursos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), gestor do Parque de Forno Grande. As obras foram executadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Tais medidas visam a fortalecer a gestão da unidade, que passará a ter condições mais adequadas para a implementação de programas de pesquisa, monitoramento e controle ambiental.

Em função da paisagem exuberante e dos aspectos cênicos, a procura dos visitantes pelo Parque de Forno Grande tem aumentado nos últimos anos. Os mirantes proporcionam vista para belas paisagens da região, incluindo a Pedra Azul. Além disso, os percursos e a sinalização interna receberam várias melhorias. Em 2013, a área foi ampliada de 770 hectares para 900 hectares.

O Parque de Forno Grande possui relevo montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. Lá, predominou a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e a fauna possui animais que correm risco de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. O Parque está aberto de segunda a domingo, das 8h às 17 horas, e as trilhas são realizadas via agendamento pelo telefone (28) 9966 7550. O horário de saída para o passeio é às 9h e às 13h30, não sendo permitidas saídas em outros horários.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema

27-3636 2591 / 27-3636.2592