04/12/2015 15h38 - Atualizado em 11/02/2016 17h15

Clima de verão: aproveite a folga e curta as praias capixabas

Foto: Sagrilo
Praia das Castanheiras, Guarapari

Com cerca de 410 km de extensão, o litoral o Espírito Santo tem os mais diversos tipos de praia que vão desde dunas, em Itaúnas, Norte do Estado, às quase desertas como as de Presidente Kennedy, no Sul. A dica da Setur para aproveitar o fim de semana é curtir os cenários deslumbrantes das praias capixabas.

Além de desfrutar do clima de verão se refrescando com um banho de mar e apreciar as belas paisagens, os moradores e turistas podem escolher o agito da Região Metropolitana da Grande Vitória, ou buscar a tranquilidade em balneários do interior. Outro atrativo de destaque das praias capixabas é a gastronomia, que é rica em frutos do mar e frutas da estação, que dão um toque especial em qualquer passeio.

 

Escolha seu destino e descubra o Espírito Santo

 Vitória

Capital do Espírito Santo, Vitória possui 105 km² de praias. Na Praia da Curva da Jurema, ao longo dos 800m de sua faixa de areia e águas calmas, existem quiosques nos quais o banhista pode admirar a paisagem, degustar petiscos, ou praticar esportes como Stand Up Paddle. Já na Ilha do Boi e Ilha do Frade as águas calmas são cortadas por rochedos. Há também a Praia de Camburi, com mais de 6 km de calçadão e espaço para práticas esportivas.

 Vila Velha

Em Vila Velha as praias da Costa, Itapoã e Itaparica compõem uma orla contínua e ficam a apenas três quilômetros do Centro. Em alguns pontos, têm águas calmas. Em outros, mais inclinados, ondas fortes e areia fofa. Já na Praia do Ribeiro, que fica entre o Morro do Moreno e a Praia da Costa, há ótimos restaurantes que combinam com o clima calmo do local.

Na Barra do Jucu, uma boa pedida é escolher uma das várias opções de pratos à base de frutos do mar nos bares e restaurantes. Bairro cultural, caminhar pelas ruas e pela praia é comum entre os visitantes. No bairro Ponta da Fruta, o clima é tranquilo, com belos recantos, com praias de águas mansas ou agitadas, dependendo do ponto, e areia grossa.

 Serra

No município da Serra, as praias preservam características bucólicas, sendo indicadas para banhos de mar e algumas para a prática do surfe. Jacaraípe, balneário bastante movimentado, é procurada pelos praticantes de esportes náuticos como: surf, bodyboard e windsurf. As praias da Baleia, Castelândia, Solemar, Enseada, Capuba e Costa Bela oferecem as mais variadas opções de lazer nos quiosques, bares, restaurantes, sorveterias a beira mar, com excelentes condições para o banho de mar.

O balneário de Manguinhos é destaque pelas praias de águas calmas, ambiente bucólico e acolhedor. É um recanto seguro para a desova de tartarugas marinhas. Os bares e restaurantes especializados em frutos do mar fazem de Manguinhos uma referência na culinária capixaba. Em Bicanga as características de vila de pescadores ainda são preservadas. Bucólico, rústico e com faixas de areias ainda inabitadas, o balneário é um dos refúgios preferidos de quem busca a mansidão do mar para refrescantes banhos e daqueles que optam por conciliar descanso com a oportunidade de entrar em forma com longas caminhadas. A Praia de Carapebus está inserida na área de proteção ambiental de Praia Mole, e tem trechos de águas calmas e outros com ondas fortes, favorecendo a prática do surf. Os frequentadores podem escolher entre banhos de mar e lagoa.

Em Nova Almeida, a praia bucólica, abriga o segundo monumento histórico mais visitado do Espírito Santo: a Igreja e Residência Reis Magos. Na região, há a formação de falésias, muito usadas pelos praticantes de parapente, e uma concentração de recifes que formam verdadeiros aquários naturais.

 Guarapari

Guarapari, conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas. É um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias e enseadas de grande beleza. Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilitam ao turista conhecer a biodiversidade marinha da costa capixaba.

Na Praia de Meaípe, antiga aldeia de pescadores, são praticados vários tipos de esportes náuticos como remo, vela e moto náutica, sendo possível alugar caiaques e bananas boat. A Praia da Areia Preta, no Centro da cidade, é famosa pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas. As praias dos Namorados, das Castanheiras e do Meio, também no Centro, são divididas por pedras intercaladas por arrecifes. Durante a maré baixa, formam piscinas naturais repletas de peixinhos, muito atraentes para as crianças.

Com 4 km de extensão, a Praia do Morro tem areia clara, fina e solta, é uma das maiores praias de Guarapari. Bastante procurada pelos banhistas, em uma das extremidades, as ondas são fortes, na outra, as águas são calmas. As Três Praias é um conjunto de pequenas praias separadas por rochedos, praticamente sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, boa para mergulho e pesca submarina.

A Enseada Azul, em Nova Guarapari, é formada pelas praias de Guaibura, Bacutia, Mucumã e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas. Tem água extremamente cristalina que permite boa visibilidade e 8m de profundidade. A enseada é bastante procurada pelos banhistas.

 Anchieta

O município de Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, possui 23 praias, onde são praticados a pesca submarina e o windsurf. No Balneário de Ubu as águas são calmas e claras e a areia fina e compacta. Na ponta direita, ficam os arrecifes. No outro lado, o Pontal de Ubu, que oferece uma vista panorâmica da região. Perto dele fica a Lagoa do Surfe, de águas verdes, boas para o banho e para a prática de windsurfe.

O Balneário de Iriri, agitado no verão, tem como destaque a Praia dos Namorados, a Costa Azul e a Praia da Areia Preta. O mar calmo, a água cristalina e a areia dourada convidam à prática de mergulho. Já na Praia dos Castelhanos, a larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira atraem crianças e adultos.

 Piúma

O Município responde pela produção de 95% das peças artesanais feitas de conchas consumidas no Brasil. A Praia de Piúma, com cerca de 4km, é rasa, com ondas fracas e areia monazítica fina. Na maré baixa, possibilita caminhar dezenas de metros mar adentro com água pela cintura, pequena e cercada de águas cristalinas. Mais distante, está a dos Franceses.

 Itapemirim

Em formato de enseada, a Praia de Itaipava tem ancoradouro natural para barcos, ondas fracas e areia escura e fina. Sua colônia de pesca é a mais ativa da região.  Já a Praia de Itaoca é dividida ao meio por uma pedra, constitui duas enseadas. O trecho Norte é quase deserto, com vila de pescadores e pedras nas extremidades.

 Marataízes

Uma das praias mais frequentadas do município, a Praia de Marataízes tem grande espaçamento de areia, suas águas são tranquilas, de coloração esverdeada, ótima para o banho. Localizada no Centro da cidade, oferece diversas opções de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas próximas. Por conta de sua localização, esta praia costuma ter movimento até a noite, quando alguns frequentadores migram das areias para os bares próximos.

 A Praia do Siri é uma das mais conhecidas da cidade. Com uma boa faixa de areia dourada, possui águas tranquilas, de cor que varia entre o azul e o verde, dependendo do tempo. Outro lugar destaque em Marataízes é a Praia das Falésias, com paredões de mais de 40 metros de altura, mirante natural que dá charme ao local.

 Presidente Kennedy

Por lá passam tartarugas que desovam nas praias locais, andorinhas do mar, golfinhos e até baleias jubarte. A Praia das Neves tem mar calmo e areias claras, próprio para crianças. Possui quiosques de sapê que dão um charme especial ao local. A praia é de mar aberto e está a 14 km do Centro. Já a Praia de Marobá, principal da cidade, é cheia de falésias. Em sua orla existem diversas castanheiras. A praia é de mar aberto com uma lagoa natural de água doce em frente ao mar.

 Aracruz

A natureza de Aracruz, no litoral norte do Espírito Santo, proporciona paisagens belíssimas que encantam todos que visitam o município, onde se encontra a Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, que fica no distrito de Santa Cruz. Paraíso ecológico formado na junção dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, com 1.651 hectares de manguezal. Uma das opções de lazer é o passeio de escuna, que faz uma viagem pelo manguezal onde é possível conhecer um pouco mais os rios, fauna, flora e o bucolismo da região.  

Também no distrito de Santa Cruz, cerca de 50 Km de Vitória, fica a Estação Biológica Marinha Ruschi. Com uma área de 21,40 ha, composta de pequenas praias desertas e arrecifes marinhos, cercada de florestas e restingas que ainda conservam algumas características do ecossistema original. Na estação existem trilhas, cultivo de plantas medicinais, horta orgânica, praia e área de ocupação florestal.

Praia de águas claras e formações rochosas, parques e reservas, a Praia de Santa Cruz fica no distrito com o mesmo nome. É o local ideal para quem procura tranquilidade, formando um cenário paradisíaco ideal para a descanso e passeios de escuna. A Praia de Coqueiral tem águas calmas e límpidas, rasas e temperatura morna em aproximadamente 01 Km de extensão, ideal para crianças e idosos. A vegetação predominante é de coqueiros e castanheiras, que margeiam a Rodovia ES-010 e existência de recifes.

Distante 36 km da sede, a Praia dos Padres fica no Distrito de Santa Cruz. Com 1 Km de extensão, faixa de areia de aproximadamente 5 metros, é uma das mais procuradas do verão e é repleta de bons restaurantes. É ponto para prática de esportes aquáticos como o surf, além das áreas para a prática de esporte em terra.

 Vila de pescadores com 3 Km de extensão, a Praia de Barra do Sahy tem água de cor amarelada, areia grossa e formação rochosa, tem formato de enseada e exuberantes castanheiras. Considerada como point do verão aracruzense, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas. A orla é iluminada, tem um calçadão com 1.650m e muitos bares, além dos pitorescos quiosques que compõem seu cenário.

 Fundão

O município tem a belíssima Praia Grande. De mar aberto e calmo, quase colada no curso final do Rio Reis Magos, tem águas rasas, areias monazíticas em seus 8,5 km de extensão.

 São Mateus

No Norte do Estado, o balneário de Guriri é o destino mais procurado da cidade. As praias de águas mornas e a mata de restinga despertam a atenção de turistas do país inteiro.

 Barra Nova, apenas 25km do Balneário de Guriri, é uma aldeia de pescadores que atrai aqueles que procuram sossego. Lugar tranquilo, perfeito para saborear frutos do mar e apreciar as águas calmas do Rio Mariricu, que se encontra com o Oceano Atlântico. 

 Conceição da Barra

O município é cercado de praias e belezas naturais. As praias possuem águas mornas durante o ano todo. Itaúnas é o local onde as dunas e o verde são deslumbrantes. A Praia de Itaúnas se estende por 25km dentro do Parque Estadual, sendo três destes reservados ao uso público. A infraestrutura de quiosques é cômoda para o turista, oferecendo barracas de praia e cadeiras e servindo petiscos e bebidas na areia, dos quais um peixinho não deve ser dispensado. A Vila de Itaúnas é ideal para quem procura um destino rústico e tranquilo. 

 A Praia de Riacho Doce fica na divisa do Espirito Santo com a Bahia. Desértica, foi eleita em 2008 pelo Guia Quatro Rodas e pelo site Viajeaqui como a segunda praia deserta mais bonita do Brasil. A praia é cheia de encantos, e é interessante saber que um pequeno córrego de água doce passa no local e deságua no mar, daí surgiu o seu nome. O aconchego que Riacho Doce proporciona aos turistas vai além de uma simples praia deserta.

 

 Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris - (27) 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard